Débora Spitzcovsky 4 de maio de 2011
Copo descartável, que gera lixo e demora centenas de anos para se decompor, ou copo de vidro, que constantemente precisa ser lavado com água e detergente? Em meio às discussões sobre a forma mais sustentável de consumir líquidos, o escritório de design norte-americano The Way We See The World desenvolveu um copo que pode, finalmente, encerrar esse debate: o Jelloware.
Feito de ágar-ágar, um tipo especial de gelatina de algas, o copo é comestível e, por isso, resolve todos os problemas relacionados à produção de lixo, desperdício de água e poluição, debatidos no consumo dos demais tipos de copo.
Coloridos e maleáveis, os Jellowares são fabricados em três versões – limão e manjericão, gengibre e hortelã e alecrim e beterraba –, dando ao consumidor a chance de escolher o sabor que melhor combina com a sua bebida.
O produto só requer dois cuidados: se não for consumido imediatamente, ele deve ser guardado na geladeira, ao invés do bom e velho armário de louças, e a sua ingestão deve ser controlada. Isso porque, segundo os fabricantes, comer mais do que três Jellowares por dia pode trazer prejuízos à saúde, já que o ágar-ágar possui propriedades laxativas.
Quem não quiser correr o risco de passar o resto do dia no banheiro ou estiver de regime, não precisa comer o copo: o Jelloware é biodegradável e, por isso, segundo os fabricantes, pode ser enterrado em qualquer área verde, que se transformará em adubo para as plantas. Boa ideia ou não?
Siga o Planeta Sustentável:
Ser sustentável é assumir responsabilidades, mudar hábitos e transformar o cotidiano para que todos vivam melhor. Essa é a ideia que o movimento Planeta Sustentável dissemina em seu site e, também, nas páginas de 38 publicações da Editora Abril (e seus sites), entre elas a revista Superinteressante. A gente acredita que é preciso fazer algo e é possível fazer muito, mas já! E isso não é utopia, como mostramos neste blog.
Mônica Nunes
É editora do Planeta Sustentável
monica.nunes@abril.com.br
Débora Spitzcovsky
É repórter do Planeta Sustentável
debora.spitzcovsky@abril.com.br
Marina Franco
É repórter do Planeta Sustentável
marina.planeta@gmail.com
Ana Luiza Vastag
É estagiária do Planeta Sustentável
ana.vastag@abril.com.br
[...] Leia também: Perigo no plástico Copo comestível de alga pode substituir descartáveis [...]
“a única decisão verdadeiramente ética é cada um tomar para si a responsabilidade de sua própria existência e da de seus filhos” (Mollison, 1990).
muito bonito tudo isso. mas esse discurso de ah, vamos cuidar do planeta parece só uma forma de vender mais um produto (oh!) e quem consome, consome feliz. Com menos peso na consciencia, digamos assim.
é um produto, provavelmente caro, q alcança uma pequena parcela da populacao. até porque se usarem alga pra fazer copo, vai acabar com as algas e vai rolar um desequilibrio ambienta no mar…. rs
até muito pouco tempo atras tudo era de vidro, é simples é barato e é duradouro e todo o mundo era feliz.. acordai irmaos!
Muito boa idéia, amei, e o bom é que se você não quiser comer o copo, ele ainda vira adubo, ou pode ser guardado na geladeira. O único ponto que em deixou meio preocupada, é que o agar-agar, é utilizado como meio para fazer cultivo de bactérias.
Maneira inteligente e saborosa de cuidar do nosso planeta.
Em vez de gastar dinheiro com o Activia de todo dia, você compra um fardinho de copos, e cada dia come um. Bom, barato e reciclável! (Y)
[...] pode ser enterrado em qualquer área verde, que se transformará em adubo para as plantas. Fonte: http://super.abril.com.br/blogs/planeta/nem-descartavel-e-nem-de-vidro-copo-comestivel-de-alga-pode-... VN:F [1.9.8_1114]please wait…Rating: 0.0/10 (0 votes cast)VN:F [1.9.8_1114]Rating: 0 (from 0 [...]