Plantadores de maconha precisam compensar emissões de carbono

Por Atualizado em 24/05/2010

Esta é a nova lei na cidade de Boulder, no estado do Colorado (EUA): os plantadores de maconha para fins medicinais devem usar fontes limpas de energia para cultivar a planta. Por questões de segurança e controle de qualidade, boa parte deles faz suas plantações em estufas que exigem lâmpadas de alta potência, ventiladores e outros equipamentos. A conta de eletricidade do setor chega a ser três vezes superior à média de outros negócios.

Por esse motivo, agora, quem quiser vender maconha medicinal na cidade, terá que comprar energia eólica, instalar um painel solar no local ou fazer a compensação das emissões de gases de efeito estufa comprando créditos de carbono. A lei é clara: se a energia não for 100% limpa, o produtor perderá sua licença de cultivo e comercialização.

A novidade encontrou resistência entre os cultivadores da planta, que não consideram justo o tratamento diferenciado dado ao setor e alegam que alguns produtores de marijuana podem não ter condições financeiras para se adequar às exigências.

Via InHabitat

Siga o Planeta Sustentável:

  • Bruno

    Ou seja centralizar o fundo monetario na mão de poucos ja que outros não possuem dinhero suficiente.

  • Pingback: O que a maconha tem a ver com a crise econômica? – Planeta Sustentável()

  • Pingback: O que a maconha tem a ver com a crise econômica? - Blog da Redação()

  • Delegado Cavalcante

    A Policia Federal passou por este post.

  • AVATAR

    Essa imposição é só pra dificultar a vida dos cultivadores. Por que não aplicam essa mesma restrição para outros estabelecimentos que utilizam energia em larga escala?? E a compensação por eles estarem cultivando uma planta que, como tal, sequestra carbono da atmosfera enquanto cresce? E a compensação pelo serviço que prestam às pessoas que sofrem de problemas crônicos e precisam da planta pra aliviar suas dores?? Energia limpa deve ser para todos e de graça!! O governo deve incentivar e favorecer o acesso a esse tipo de energia e não usar isso como pretexto para punir estabelecimentos que prestam serviço à sociedade, seja este serviço de qualquer tipo.

  • Mário Orestes Silva

    Faz sentido exigir uma fonte de energia renovável para quem gasta mais do que o normal. Contudo, será que o Governo Norte Americano também aplica essa cobrança em outros setores que também gastam além da conta?
    Nem entro na questão de ser uma plantação de maconha. É uma plantação legalizada e para justificáveis fins. A questão é se os governos (generalizando mesmo) estão subsidiando estudos e fomentos de energias limpas. Creio que ainda há muita resistência para tal, pois a lei do dinheiro ainda dá as normas. A indústria petrolífica é milhionária (ainda mais nos Estados Unidos), paga formadores de opiniões, paga propina, retarda o incentivo de energias renováveis e prefere aumentar sua margem de lucro continuando a queimar combustíveis fósseis a ter seus negócios (e lucros) prejudicados em prol do meio ambiente.

  • Jonas

    QUISERA EU PODER PLANTAR MINHA PRÓPRIA PLANTA E USUFRUIR DE SEUS BENEFÍCIOS! SORTE DE QUEM PODE!
    MAS UM DIA NÓS CHEGAREMOS LÁ MINHA GENTE!!!

  • http://www.youtube.com/watch?v=7kpHMPGGnH0 Gerson Baleia

    que maconha bonita esta da foto!

  • Gabriel Silva

    Concordo plenamente com o que o thiago disse.

    Tb quero plantar meu baseado em casa!

  • http://hai-kais.blogspot.com Rafael Noris

    Quantas exigências pra fumar um baseado… Faz sentido, só não é justo, como o Thiago já disse…

  • Thiago Martins

    É mesmo muita sacanagem… É o governo que tem OBRIGAÇÃO de fornecer energia de fontes renováveis e não os cidadãos individualmente! Que papagaiada!
    Logo, nós no Brasil poderemos plantar nossa própria Cannabis… Ahh vamos siiiim!!
    Não tem o menor sentido um cidadão como eu, com 30 anos nas costas, ficar se escondendo da PM só porque gosto de fumar um…
    Esse negócio de dar dinheiro para traficante é furada… Eles são uns inbecís covardes que matam policiais em pontos de ônibus sem nenhuma chance de defesa…
    Morte aos traficantes!
    Não compre, PLANTE!
    E VIVA A POLÍCIA MILITAR QUE FAZ UM ÓTIMO TRABALHO COM UM SALÁRIO DE M#RD*!
    []s