Ir para conteúdo | Ir para menu do site | Ir para home do site

Superinteressante

Superinteressante

Blogs Superinteressante - Re: Bit

Blog Re: Bit
03 Setembro 2008
Assine o RSS Re: BitRSS

Bruno Garattoni é editor da Super. Roda o mundo atrás das últimas novidades, mas não dispensa um passeio na Santa Ifigênia, rua preferida dos geeks em São Paulo. Em Re:Bit, ele comenta as febres do mundo tech

Os posts mais recentes
    Todos os posts
    Outros blogs SUPERINTERESSANTE
    Assine RSS Super

    Diga não ao Google Chrome

    Só se falava nele. Todos os sites, jornais e TVs do mundo mencionaram o navegador do Google, que supostamente "ameaça a Microsoft" e "reabre a guerra dos browsers". Entre os internautas, euforia geral: todo mundo empolgado, se derretendo em elogios. Fico me perguntando... como é possível? O programa é bem ruim, consegue ser pior do que eu pensava. Quer ver?

    1. O desempenho é fraco. Com o novo navegador, o Gmail parece ligeiramente mais rápido. Veja bem: parece. E trata-se de uma diferença muito, muito, muito pequena. Nos demais sites, não vi qualquer vantagem. Pelo contrário. Fiz um teste: abri 10 sites, em 10 'abas', no navegador do Google. Ele gastou 269 megabytes da memória RAM instalada no computador. 97,8% a mais que o Firefox. Conclusão: se o seu computador tem menos de 2 gigabytes de memória, eu evitaria o Google Chrome (depois dizem que o Windows Vista é que é pesado).

    2. Falta até o básico. O Chrome importou meus dados do Firefox. Bacana, mas daí pra frente foi ladeira abaixo. Ele não tem gerenciador de sites favoritos (bookmarks). Ele não tem gerenciador de senhas - ou melhor, tem, só que não funciona. E não tem, veja só que inacreditável, RSS. O Google lançou um navegador sem RSS! Pode isso? É como lançar um carro sem buzina.
     
    3. A segurança é furada. É... não aguentou nem um dia. O navegador tem uma brecha grave. E, pior, ela existe por puro descuido do Google.

    4. Tem algo errado nisso tudo. Os caras resolvem lançar o próprio navegador e aí liberam um software bem meia-boca, cheio de defeitos infantis - dos quais eles certamente estão cientes. Qual é o objetivo? Se o Google sustenta o Firefox, por que concorrer com ele? Será que é uma boa tática contra a Microsoft? Afinal, quem usa Internet Explorer não liga pra navegadores - são os usuários de Firefox os mais propensos a migrar para o programa do Google.

    ***
    Sinceramente, não dá para entender. Ou melhor, dá: a era de ouro acabou, e o Google começou a perder o fio. Mas isso é assunto para amanhã. Até lá!  

    Envie seu comentário Leia os comentários dos internautas
    Envie esta página por MSN Envie esta página ao Digg Envie esta página ao Del.icio.us
    Eliezer Silva, 17 Junho 2009 - 10:32
    Matéria muito bem elaborada, REALMENTE o Google Chrome é muito ruim e pesado enem sequer tem um ícone para voltar para a página da Home
    Eliezer Silva, 17 Junho 2009 - 10:32
    Matéria muito bem elaborada, REALMENTE o Google Chrome é muito ruim e pesado enem sequer tem um ícone para voltar para a página da Home
    Igual a revista, 30 Dezembro 2008 - 00:00
    A matéria é igual a própria super interessante, uma revistinha superficial e leiga. Vamos aguardar se o autor dessa crítica estava certo. Sugestão: Coloquem o autor em outro setor, informática ele não entende, isto eu tenho certeza.
    Fábio Mattes, 28 Novembro 2008 - 00:00
    "Pessoal, dizer que é "beta" não ajuda muito. O Google usa esse termo pra tudo (o Gmail existe há mais de 4 anos e ainda é um "beta"). E o Chrome está sendo desenvolvido, em segredo, desde 2006 - dois anos deveria ser tempo suficiente para fazer um browser, não? " Se ainda está em beta é porque eles querem melhorar. "Eu nao vo usar esse programa nem que se ele fosse o melhor do mercado. Fico com medo de uma compania (corrigindo "companhia") controlando tudo, a google ja tem otimos programas, um otimo site de pesquisa, mas nao quero que ela seje a melhor em tudo. Mais tarde programas novos e inovadores nao vão conseguir se inserir no mercado. Não sei de voces, mas nao gosto dessa ideia." Amigo você um usuário de um certo sistema(não vou citar o nome porque posso ser preso pela federal por violação de direitos autorais), me fala uma besteira enorme destas, tenha dó. Eu acho o seguinte caros amigos, se é uma versão beta, vocês instalam se vocês quiserem, eu particularmente instalo versões betas pra ver os resultados e sempre depois de algum tempo fico maravilhado com o que se consegue a partir de versões em desenvolvimento.
    Willians Dortt, 03 Outubro 2008 - 00:00
    Antes de alguem aquir ter criticado a matéria deveria fazer maior número de testes possível. Pois Bem, Chrome pra mim não foi uma boa coisa, tenho um site validado na W3C, abre em todos navegadores, chega no Chrome, lê apenas 19 linhas do código fonte. Tem muito o que evoluir, e quanto usuários do IE migrarem pro Chrome, acho remota a possibilidade, fato.
    Plínio S S, 23 Setembro 2008 - 00:00
    Primeiro é versão beta, e segundo maior vacilo foi dizer que não vai pegar usuário do IE, que tolice de comentário ... Se a pessoa usa IE e vê lá um navegador aliado ao orkut é bem possível que migre, mesmo que nunca tenha tido vontade de migrar do IE para o firefox. Muita gente que se mantave no IE foi só por comodidade, com um empurrãozinho passam a usam o frefox, no tempo que fiz assistencia tecnica, muita gente perguntou se o firefox era melhor, na dúvida não mudam, quer coisa que de mais bug que windows? o cara muda o programa e da em diante tem maior dor de cabeça, e o tanto de gente que nem mecher no computador e nas configurações sabem, então querem tudo fácil, se o firefox fosse o padrão tanto faria. Com certeza por poder ser aliado a ferramentas do orkut e google maps, o desenvolvimento desse programa poderá tirar o bom restante de usuários do IE. Versão BETA é versão BETA, provavelmente o que nao foi implementado talvez tivesse problemas com patentes e precisa ser desenvolvido ainda, ou não foi deixado de lado por não estar ideal, e com as criticas pode melhorar muito. Valeu ****
    Plínio S S, 23 Setembro 2008 - 00:00
    Primeiro é versão beta, e segundo maior vacilo foi dizer que não vai pegar usuário do IE, que tolice de comentário ... Se a pessoa usa IE e vê lá um navegador aliado ao orkut é bem possível que migre, mesmo que nunca tenha tido vontade de migrar do IE para o firefox. Muita gente que se mantave no IE foi só por comodidade Com certeza por poder ser aliado a ferramentas do orkut e google maps, o desenvolvimento desse programa poderá tirar o bom restante de usuários do IE. Versão BETA é versão BETA, provavelmente o que nao foi implementado talvez tivesse problemas com patentes e precisa ser desenvolvido ainda, ou não foi deixado de lado por não estar ideal, e com as criticas pode melhorar muito. Valeu ****
    Plínio S S, 23 Setembro 2008 - 00:00
    comentárioPrimeiro é versão beta, e segundo maior vacilo foi dizer que não vai pegar usuário do IE, que tolice de comentário ... Se a pessoa usa IE e vê lá um navegador aliado ao orkut é bem possível que migre, mesmo que nunca tenha tido vontade de migrar do IE para o firefox. Muita gente que se mantave no IE foi só por comodidade, com um empurrãozinho passam a usam o frefox, no tempo que fiz assistencia tecnica, muita gente perguntou se o firefox era melhor, na dúvida não mudam, quer coisa que de mais bug que windows? o cara muda o programa e da em diante tem maior dor de cabeça, e o tanto de gente que nem mecher no computador e nas configurações sabem, então querem tudo fácil, se o firefox fosse o padrão tanto faria. Com certeza por poder ser aliado a ferramentas do orkut e google maps, o desenvolvimento desse programa poderá tirar o bom restante de usuários do IE. Versão BETA é versão BETA, provavelmente o que nao foi implementado talvez tivesse problemas com patentes e precisa ser desenvolvido ainda, ou não foi deixado de lado por não estar ideal, e com as criticas pode melhorar muito. Valeu ****
    William Becher, 18 Setembro 2008 - 00:00
    Putz, a Super podia contratar uns estagiários mais inteligentes, não é mesmo?
    Marcio, 15 Setembro 2008 - 00:00
    Esse cara é um mongolóide. E mentiroso, estou com o Chrome já há dias, funciona perfeitamente, usa as configurações de internet do windows, matou o site do google, RSS? Que bobagem. 99% das pessoas do mundo não sabem o que é isso.
    Jesus Saad, 10 Setembro 2008 - 00:00
    Nunca havia visto quanta bobeira escrita em uma só matéria...
    Jesus Saad, 10 Setembro 2008 - 00:00
    Nunca havia visto tanta bobeira escrita em uma só matéria...
    Pernalonga, 09 Setembro 2008 - 00:00
    Digam o que quiserem, o Chrome por enquanto é apenas uma novidade, ainda não dá para usá-lo seriamente.
    Von Ossen, 09 Setembro 2008 - 00:00
    Ei, Maicon, se é questão de lógica, porque você não está lendo o blog da InfoExame, em vez de ficar com comentários bestas no blog da Super??? Afinal, esse É o blog de tecnologia da Super. Se você não quer ouvir a opinião de um jornalista dessa revista sobre tecnologia, das duas uma: ou não sabe ler a proposta do blog, caiu no lugar errado e quer dar chilique para não parecer tão imbecil, ou simplesmente é burro e pentelho. Na verdade, provavelmente você se encaixa nas duas opções acima. E, por favor: use o acento agudo para o verbo ser na primeira pessoa do presente, tá bom? "Eh" é o equivalente a "Ah", que não existe - fora os outros acentos que você deve achar que são decoração e, por isso, não usou. Outra coisa: no início das frases, use maiúscula, e "você" e "usariam" não concordam em número. Aprenda a ler e escrever antes de comentar, analfabeto.
    Von Ossen, 08 Setembro 2008 - 00:00
    Tirando o português nojento da maioria dos "comentadores" aqui embaixo, fico pasmo com o "xiismo" de alguns. Tem até um babaca aí embaixo que diz algo como "só faltou ele (Garattoni) comemorar que o novo IE vai chegar logo". Pra quem serviu a carapuça, recomendo um curso de interpretação de texto, já que os elogios, pro bom entendedor, são pro FF. Agora, o fato de o cara meter o pau num programa recém lançado não quer dizer que ele esteja errado. Afinal, embasou sua opinião com números. Quem não concorda, não concorda e pronto. Do que está escrito aí embaixo, pouco se salva. A maioria das opiniões parece vir do pior tipo de blogueiros: aqueles que acham que jornalistas são o inimigo. Dor de cotovelo. Porque não têm credibilidade, tentar difamar quem apresenta dados para sustentar o que diz em vez de aumentar a qualidade de sua opinião. Ridículo. Essas pessoas deveriam ir para o seu quarto, chupar o dedo e ficar fazendo manha até a mamãe vir com um pratinho de mingau. É mais condizente com o grau de maturidade que apresentam... Agora, eu não usei o Chrome, não sei se é melhor ou pior que os outros. Mas concordo com um dos poucos comentários sensatos aí de baixo: só porque o raio da coisa tem a marca Google quer dizer que é bom? Não quer dizer não. Até os melhores fazem coisas ruins. Além disso, meter o pau no Chrome não é meter o pau no open source, como alguns desmiolados comentaram aí. É, sim, adotar uma visão crítica, de que se tem de apoiar apenas o open source que seja BOM, e não apoiar por apoiar. Isso é religião. Os interessados, que se encaminhem para a igreja mais próxima e parem de encher o saco.
    Maicon, 08 Setembro 2008 - 00:00
    Seria interessante acrescentar que não eh questao de xiismo e sim de lógica. ninguem quer saber a opniao de um jornalista da Superinteressante sobre o Chrome. se eu quiser saber algo vou ler no blog da infoExame que foi bem mais inteligente no texto que bolou sobre o assunto. e se a descoberta de falhas for indicativo de qualidade você nunca mais usariam windows nem IE. a MS teve que tirar do ar o SP3 do XP horas depois do lançamento pois alguns anti-virus apagavam arquivos do usuário e até hoje o MSN da pau logo após a instalação do SP3 sendo necessário reinstalar o MSN para poder utilza-lo normalmente.
    Yaggon, 08 Setembro 2008 - 00:00
    O navegador é mais rápido realmente mas possui dificuldades com aplicativos java (Applets) como no site do banco do brasil que não carrega o campo de senha. Sem dúvida vai ser muito melhorado devido a capacidade de investimento que o Google possui e também pelo fato de ser OpenSource (código fonte aberto). Em relação à interface minimalista realmente é muito vantajoso mas nada que você não faça tranquilamente no Firefox. Pessoalmente fico preocupado com minha privacidade, como o Google tem 100% de seu modelo de negócios baseado em mídia online, é de grande interesse dele saber exatamente por onde eu estou navegando. Bom, eu vou ficar por enquanto com meu FF com meus Add-ons, interface minimalista (simples) que configurei facilmente, segurança, privacidade e desempenho. O Chrome, a curto prazo, concorre somente com o FF visto que usuários do IE não vão achar vantagens imediatas em usar o Chrome e usuários do FF são bem mais exigentes, exigência essa que o Chrome ainda não conseguiu atender.
    Beto, 08 Setembro 2008 - 00:00
    O navegador é EXTREMAMENTE instável, não trabalha com multiplas abas se travar, trava nos sites e serviços do próprio Google (Docs, Youtube, e, acredito se quiser, até no Gmail - só não perdi o email que estava digitando porque o Gmail salva como rascunho durante a digitação). Precisei sair dele e ir pro Firefox pra continuar navegando, é sempre assim. Eu tento, faço das tripas coração, mas não dá outra: O navegador é Instável (o q é pior, como os próprios serviços do Google), trava o tempo todo, se uma aba trava, todo o navegador trava (contradizendo os termos do Google), é um tremendo fracasso para trabalhar com múltiplas abas... Enfim, me chocou a ineficiencia do Google para fazer um NAVEGADOR, e só serviu para me Re-lembrar quem é o navegador de verdade no mercado hoje - e me senti envergonhado por abandoná-lo (mesmo que só para testes no outro).
    mstrey, 08 Setembro 2008 - 00:00
    Achei o navegador mais rápido sim. até entendo que tu possas não ter gostado de uma ou outra coisa nele mas utilize argumentos bem fundamentados. existe um favoritos sim. Basta saber ler para acha-lo. ou pelo pensar sobre o assunto. ele gerencia senha sim e muito bem por sinal. basta saber procurar. o problema é que as pessoas não se adaptam a mudanças. as coisas estão em lugares diferentes porém bem melhores agora. tudo no chrome foi pensado para poupar area de trabalho. veja que nao temos barra de status. de migalha em migalha ganhamos cerca de 2 cm de area util para visualizar paginas. creio que para fazer a materia tu tenhas utilizado o chrome quase 5 minutos, só pra abrir 10 paginas e ver quanto de memoria ele utilizou. muito cientifico este seus teste. ele utilizou mais memoria pois cada aba é um processo diferente. a vantagem eh que se uma pagina travar tu só vai perder uma aba e não as dez como ocorre no IE e FF.
    Renan, 07 Setembro 2008 - 00:00
    É ilario ler esse tipo de artigo, como ja mencionaram será que um jornalista que faz um artigo falando sobre um software não faz questão de fazer uma busca antes de falar algo.... Assim evitaria de falar besteiras... Quanto tempo os outros navegadores como IE,FIrefox,Netscape,Opera e outros demoraram para se aperfeiçoar, e a maioria ainda não satisfaz seus usuarios por totais. As pessoas querem que o Chrome Beta (será que a pessoas que produziu o artigo sabe o que é Beta?) seja de cara um navegador perfeito como os outros navegadores esse é mais um que ao passar do tempo vai se aperfeiçoar... Sem mais não se dá nem animo de comentar esse tipo de materia
    Luciano, 07 Setembro 2008 - 00:00
    comentário Porque eu não posso vbaixar o Chrome e instalar depois essa é minha única dúvida. Concordo que se alguém mudar ser do Firefox para o Chrome pois quem usa (r)Windows na maioria das vezes nem sabe como instalar um programa. Da minha parte acho que quando mais melhor pois alguém inventa uma certa facilidade e avantagem é de todos.
    Carlos Sales, 06 Setembro 2008 - 00:00
    Diga não par ao Jornalistga Ba....., escreve um monte de besteira porque ele acha que isso, ou aquilo.. O PROGRAMA É BETA, e o jornalista também parece ser BESTA.
    Bruno Garattoni, 06 Setembro 2008 - 00:00
    Daniel, recursos existem para serem usados, claro. Mas é preciso justificá-los. O Chrome, na prática, tem a metade das funções do Firefox - e gasta o dobro da memória. Como justificar isso? Hype? Sloppy coding. Abs e continue comentando!
    Daniel, 05 Setembro 2008 - 00:00
    Falar que o desempenho é ruim porque usa mais RAM é a típica ignorância de jornalista... É a mesma coisa que falar que um BMW X5 é mais lento do que um Fusca porque é mais pesado. :-) Alhos com bugalhos. Ao fazer um programa, você tem que balancear o clássico "trade-off" entre CPU e RAM. O programa pode usar mais RAM e menos CPU, ou mais CPU e menos RAM. Agora, o fato de ser "beta", no caso do Google, não quer dizer nada. O Gmail é beta até hoje (há quanto tempo?). Mais um infeliz que quer criar polêmica porque "notícia ruim vende mais jornal"... A SuperInteressante já foi melhor.
    Carlos BSB, 05 Setembro 2008 - 00:00
    Hi, pessoal, não liga pro que o cara diz não. Ele quer é aparecer... É só ignorar. Além disso, COM CERTEZA ele não usa o Google, nem o Maps, nem o Gmail, nem o Orkut, nem o Earth, nem o News, nem o Desktop, nem .... Com uns 2 mil reais ele consegue comprar tudo isso em versões MS. Eu prefiro piratear os do Google ;). Mas a palavra chave na Internet agora é: SIMPLICIDADE, ou KISS (Keep It Simple, Stupid).
    Diego B. Solamito, 05 Setembro 2008 - 00:00
    Pessoal, quem não gosta, que não use e pronto. Mas pra mim quem critica uma ferramenta CODE-FREE, é porque não tem mais o que fazer, hehehe. O google num tá te obrigando a usar não!
    André, 05 Setembro 2008 - 00:00
    Certíssimoooo! O Chrome só é sustentando pelo o nome que leva "Google". Sinceramente, quem fala bem do Chrome, é porque não tem que ficar o dia inteiro na internet. Para a galera que ama o Firefox Ele é péssimo, não tem recurso, não tem ajustes de configuração, não tem Add-on, não tem Skins, não tem segurança, não tem nada!!! E tem gente que fala que ele é bom.. Rápido ? Aonde ? Cite para nós, em que momento o Chrome foi superior ao Firefox ? Aposto com todos, se o Chrome fosse da Microsoft, alguém estaria falando bem dele!!!
    André , 04 Setembro 2008 - 00:00
    Mas que papo é esse rssrrsrs....me sinto no meio de uma conversa alielígena! tantos nomes, tantos numeros estranhos...o que é ser MVP ????
    Dacio, 04 Setembro 2008 - 00:00
    ja q ele viu tanta coisa ruin no navegador e se acha o hacker... por que ele nao corrige tudo? a google faz um monte de coisa free pra nos livrar da MS e tem gente q ainda fica reclamando. pois se nao tivesse firefox nem opera eu usaria so por ser free . daki a uns tempos ele vai ser tao bom quantos os q existem. =]
    TalesM, 04 Setembro 2008 - 00:00
    Fazia tempo que eu não entrava no site da super. O primeiro link que abro, vc me vem com uma dessas. Só faltou dizer: "ainda bem que logo vem a nova versão do IE".
    TalesM, 04 Setembro 2008 - 00:00
    Fazia tempo que eu não entrava no site da super. O primeiro link que abro, vc me vem com uma dessas. Só faltou dizer: "ainda bem que logo vem a nova versão do IE".
    Pedro, 04 Setembro 2008 - 00:00
    eu achei esse navegador uma maravilha....... pelo menos o desempenho aqui foi muito melhor do que os outros.... na verdade uma diferença muito considerável... discordo completamente do que você escreveu.
    dump, 04 Setembro 2008 - 00:00
    Bruno, seus comentários são muito superficiais. Você prefere ficar dependente de uma empresa proprietária, de código fechado e sem nenhuma transparência com os usuários? O Chrome é mais uma alternativa ao software livre, você tem acesso ao código fonte em http://dev.chromium.org/ Ao invés de perder tempo com críticas destrutivas, deveria usar seu tempo para produzir alguma coisa produtiva. Se não tem leitor de RSS, baixe o fonte e crie um. Pelo menos fará uma contribuição útil à sociedade.
    Helvécio Dias da Rocha (Sete Lagoas, MG), 04 Setembro 2008 - 00:00
    Eu baixei o Chrome na minha máquina. Beleza. Até então usava apenas o Mozilla Firefox devido a velocidade dele - todos nós sabemos que ele é realmente rápido. Eis que surge, em meio a tanto alvoroço o navegador do Google. A princípio não vi tanta diferença na velocidade dele em relação à do Firefox. Mas, uma coisa é eu já posso afirmar: ele é muito mais prático, simples e limpo do que qualquer navegador existente. Eu cheguei a baixar o Safari apenas por comparação mas é um programa enorme. O Chrome é muito melhor nesse aspecto também - é mais leve. No geral, o problema é que muito ficaram muito mal acostumados com Firefox e com aquela desgraça do Internet Explorer (tem gente que nem sabe que existem outros aplicativos para acessar internet) e quando surge um navegador diferente de tudo que ja vimos, começam a hostilizar apenas pela sua diferença. Quanto as falhas, oras, não sejamos idiotas: isso é uma versão beta! Se bem que... desde quando eu criei minha conta no Gmail ele está em versão de testes. Ou seja, a 2 anos e meio. (???????????)
    Leonardo Teles Gasparotto, 04 Setembro 2008 - 00:00
    Discordo do que você comentou sobre o Chrome, ele é mais leve que o firefox, navega mais rápido. Como dizem, é a primeira versão, tenha mais paciência e não fique fazendo campanha contra. Lamentável!
    PALHAÇO DETECTED, 04 Setembro 2008 - 00:00
    Esse cara que escreveu o post, escreve na Super Interessante? O cara nao sabe nem o que fala meu. Lembre-se que o Chrome é open-source. O Firefox é o que é hoje porque é open-source. Olha o IE, é uma merda que é hoje porque é proprietario. Agora vem um Windows User falar merda de navegador que até no Beta, é bem melhor que o IE, fato. Falows
    Felipe Lucena, 04 Setembro 2008 - 00:00
    Amiguinho. O navegador é beta. Beta! Traduzindo: Versão de testes. Em testes costuma-se haver erros, certo? abraços!
    Guilherme, 04 Setembro 2008 - 00:00
    É isso mesmo q acho. Chrome é crú, falta muita coisa, não tem novidades significativas com exceção das abas de processos independentes q consomem horrores de RAM. Muitos estão e são cegos pelo nome Google e não fazem uma análise imparcial. Google Chrome ainda é fraco! Muito fraco! Espero q melhores pois só ganha do IE e perde feio pro Opera e Firefox.
    arthur, 04 Setembro 2008 - 00:00
    Bruno, fiquei decepcionado com sua análise superficial.
    Alks.'., 04 Setembro 2008 - 00:00
    É como lançar um carro sem buzina. ..... HUAHUAHUHAHUA
    Evandro Machado, 04 Setembro 2008 - 00:00
    google = rastreamento de informções. Sem mais
    EULA vai mudar, 04 Setembro 2008 - 00:00
    Aew galera, vi agora num site que a EULA sobre o chrome vai mudar, a Google vai reconsiderar e tals Vamos ver
    , 04 Setembro 2008 - 00:00
    Ssinceramente.. é como comparar uma buzina com um avião. Essa é a PRIMEIRA versao BETA do Chrome. Além do mais num Windows Vista com 1GB de memória e todos os recursos gráficos eu nao tive problemas pra navegar em nada menos do que 15 páginas, convertendo um vídeo em prioridade baixa sem enfrentar nenhum tipo de travamento ou lentidão. Uma falha grave no primeiro dia da primeira versão beta. E.. ? De fato, quem gosta de firefox como eu fica com o coração partido com tudo isso. Mas quem procura um navegador clean, porém eficiente e que aguenta pancada, o Chrome é perfeito. ah! Estou com 7 paginas abertas e ele ocupa 50MB de RAM.. dá uma conferida aí.
    Fabricio Faustino, 04 Setembro 2008 - 00:00
    O chrome é BETA, BETA, BETA!!!!!Caso não saiba o que significa não fale m***. Tente ler as notas do relesase ante de comentar uma estupidez desta.
    Tomcoyot, 04 Setembro 2008 - 00:00
    Realmente é muito fraco algumas abas e ja esta travando youtube nem pensar nem pensar
    silvio, 04 Setembro 2008 - 00:00
    Estou usando o chrome e me desculpe o autor da matéria... o chrome é bem melhor, não trava, funciona muito bem em todas as maquinas aqui da empresa. Acho que vc deve ser aquelas pessoas que são conra tudo.. contra microsoft e agora contra o google... fazer o que! mas que o chrome é muito bom é sim USEM O CHROME!!!!!!!!!!!!!
    Sethy, 04 Setembro 2008 - 00:00
    O Internet explorer não é de graça, o Windows Media Player não é de graça, o próprio visualizador de imagens do windows não é de graça, tudo que vem junto com o windows vc paga pra ter. Vc não pode dizer não a um software se ele ainda tá na primeira versão beta. O Firefox evoluiu demais nos últimos tempos, mas ainda apresenta alguns pequenos problemas, enquanto o IExplorer quase se estagnou. Se vc abriu 10 abas vc deve ter aberto sites que utilizavam java ou alguma linguagem pesada, por isso vc gastou isso tudo de memória, eu abri as mesmas 10 abas e não gastou nem a metade do que vc disse. Por ser a versão beta não podemos condenar e nem dizer que vai ser o melhor navegador do mundo, isso na verdade só beneficia a gente, a concorrência no desenvolvimento de sistemas operacionais, softwares etc. Veja bem, se não fosse isso, talvez até hoje o IExplorer não teria a navegação em abas.
    Vinicius Andrade Marino, 04 Setembro 2008 - 00:00
    Caro Bruno, É triste em saber que existem pessoas que seguem a sua mesma linha de pensamento! Vejamos, o Google, sempre nos ajudou, eu sem o Google não trabalharia (Google Apps) não me comunicaria (Google Talk e GMAIL) não existiria blogs (blogspot) não teria minha biblioteca virtual (books), enfim; dentre estes serviços o Google sempre vestiu a bandeira de "BETA". Se puder, tente acompanhar os releases para que assim, tenha uma ideia melhor e como se expressar. Hoje, lutamos para coisas livres, trabalho com Unix e Linux se estes maravilhosos sistemas operacionais não tivessem uma primeira versão nunca iriam atingir a atual maturidade! Alias que, você deve de ser MVP! Só pode ! Passar Bem!
    Meu deus, 04 Setembro 2008 - 00:00
    Eu não tô entendendo esses comentários daqui. Todo mundo fica justificando que o navegador é beta e é natural ter defeitos. Aí se derretem de elogios como se ele não tivesse defeito nenhum. Decide, pô. E no mais o artigo está certo. Pra ter a vantagem que eles alegam de "não travar", eles tratam cada aba como uma tarefa separada, consumindo muito mais RAM. E só pq o Google fez outras coisas ótimas, não quer dizer que vão acertar sempre.
    Diego Beheregaray, 04 Setembro 2008 - 00:00
    Sim! O Chrome é um programa beta, mas isso não justifica erros como os citados. Eu voto no Fire Fox e não pretendo testas o Chrome... pelo menos até noticias mais agradaveis e só na versão definitiva.
    Luiz Boça, 04 Setembro 2008 - 00:00
    Meu amigo, a maioria dos internautas busca simplicidade ao navegar nos sites,o Google Chrome parece proporcionar isso aos consumidores. Ele é bem mais fácil de se uar, proporciona comodidade e é bonito, quero dizer, tem um apecto limpo, coisa que tem faltado muito nos navegadores... Por isso apesar de ter vários recursos faltando ele tem o essencial eo principal´para torná-lo concorrente de pso com a Microsoft... Vou dar um exemplo: Eu estou usando o internet Explorer 7 e estava pensando em mudar para outro pelas diversas críticas.. tentei o Firefox mas não me adaptei até pelas Nerdisses dele.. queria uma coisa fácil de usar e é isso que os navegadores devem buscar, pois a maioria dos usuários não são nerds aficionados por internet e produtos perfeitos..Queria já fazia um tempo um navegador que tivesse o modo private até para segurança ou para os momentos pornografia( Sim, isso mesmo). O Internet exporer 8 que está na faze beta é um navegador pesado e em inglês o que não se adapta ao consumidor normal(creio eu, EU) e o Firefox eu teria de baixar complemento que exigiria tempo e não se adapta ao perfil normal.. Apenas pelo fato de ser rápido, ter abas( isso revolucionou o mercado sim, o consumidor normal não vai perder o tempo de baixar um IE 7 da vida, validar o windows, configurar...), ter um visual simples e não ser complexo..O restante dos usuários querem e estava buscando uma coisa mais fácil de se utilzar. Portanto, o Google Chrome (grande parte disso também , acho eu que apenas vem do nome: Google haha)é sim, o navegador ideal para o mundo, e isso é verdade, basta acessar sites de relacionamento para perceber que a aceitação do programa é bastante alta. Então queira este navegador ja esta revolucionando o mercado.
    Fer, 04 Setembro 2008 - 00:00
    Alguém já leu a EULA do Google Chrome? Leiam e ficarão chocados! Recomendo que não façam coisas íntimas por esse navegador! Não sabem do que estou falando? Leiam a EULA!
    Sowee, 04 Setembro 2008 - 00:00
    Sério cara. Se mata! A parada saiu anteontem. Como você queria que fosse? Aí eu entendo porque não gostam de fazer nada no brasil. Brasileiro é chato, e metido.
    Joao Guilherme, 04 Setembro 2008 - 00:00
    O fato eh que a empresa Google quer dominar o mercado de informática (e futuramente o mundo, auhauhau). Dou meus parabens por serem softwares "gratuitos". E as pessoas têm que deixar de serem escravas da Microsoft maldita que vive dando pau. Lembro quando saiu o Win XP e todos falavam q a grande novidade era q ele nao travava... Hj eu queria descobrir quem foi o idiota q disse isso, rsss Quanto ao browser, ainda prefiro FireFox..., mas quem sabe no futuro... ps: eh facil quem tem uma mega ultra super máquina achar tudo bom e nao ligar se eh pesado, mas eu q tenho um p4 fraquinho tenho q escolher o mais leve, pratico, rapido e funcional...
    marcelo Tasso, 04 Setembro 2008 - 00:00
    to lendo suas besteiras atraves do chome, num achei nada disso que vc disse, por que vc num faz alguma critica com embasamento da proxima, vlw.
    João Paes, 04 Setembro 2008 - 00:00
    sem duvidas, o melhor ainda é o Opera
    Kinho, 04 Setembro 2008 - 00:00
    Que cara mais chato. Deixa o tempo passar e os caras fazerem os devidos ajustes. Sai pra lá mal agorro.
    Kinho, 04 Setembro 2008 - 00:00
    Que cara mais chato. Deixa o tempo passar e os caras fazerem os devidos ajustes. Sai pra lá mal agorro.
    Kinho, 04 Setembro 2008 - 00:00
    Que cara mais chato. Deixa o tempo passar e os caras fazerem os devidos ajustes. Sai pra lá mal agorro.
    ezequiel, 04 Setembro 2008 - 00:00
    Nossa.. que exagero!!! Já imaginou a "propaganda contra" que fez conta a google! Nós temos que apoiar softwares livres! O IE, por exemplo, é claro que é de graça, mas tudo visando a divulgação da Microsoft. O Google, não. Lança o que tem de melhor na internet (Orkut, Youtube,Gmail, Talk.. ect etc) e nós ainda desvalorizamos! Eu achei mto foda o desing por ser da Google (que sempre foi discreta e objetiva). E o resto é só esperar... Pq essa edição é beta.. é só teste.... E por ser Beta.. Nosa tá ótimo!
    Patrick, 04 Setembro 2008 - 00:00
    É um pouco de ignorância comprar o FF com o Crhome, 90% do FF é feito pelos usuários, já que tem o codigo livre, e agora calculem o tempo que o FF existe e o tempo que os usuários tiveram pra ajudar a construir o FF. O Chrome foi lançado ontem, o codigo tb é livre, e é só apartir de agora que vai começar a corrida pra ele... e acredito que vai ser rápida =)
    Edu Chaves, 03 Setembro 2008 - 00:00
    Cara, eu sei que essa foi sua opinião (bruno garatonni)mas pô vc é exigente demais!! Lembre-se de uma coisa: esse navegador está na versão beta, afinal foi lançado ontem! Por favor né? Não pude ficar calado. Eu baixei o navegador do google ontem mesmo testei e adorei! rápido e o visual é bonito sim! Vc só deve ser exigente por conta do 'mal' costume que tem com o firefox. Bruno vc é visivelmente fã do firefox nem tem como negar. Calma. Deixa daqui a alguns meses e até anos para poder fazer um 'review' do browser. Tem muita coisa pela frente ainda. E nem precisa fazer uma militancia contra o browser. u.u O navegador PRA MIM está ótima mesmo sendo beta imagine quando for lançado sua versão oficial. o/
    Bruno Garattoni, 03 Setembro 2008 - 00:00
    Para quem postou um "comparativo de velocidade" aí embaixo. 1. Não é bem assim. Veja: http://news.cnet.com/8301-1001_3-10031278-92.html 2. Esses testes, todos, são fortemente artificiais. Contêm JavaScript demais - e por isso exacerbam diferenças que, em sites/aplicações de verdade, são ínfimas. Abs!
    Bruno Garattoni, 03 Setembro 2008 - 00:00
    Pessoal, dizer que é "beta" não ajuda muito. O Google usa esse termo pra tudo (o Gmail existe há mais de 4 anos e ainda é um "beta"). E o Chrome está sendo desenvolvido, em segredo, desde 2006 - dois anos deveria ser tempo suficiente para fazer um browser, não? Abs e continuem comentando!
    André da Silva Martins, 03 Setembro 2008 - 00:00
    comentário: Achei a avaliação do artigo muito parcial e mal fundamentada. Para começo de conversa trata-se de um browser beta test e o fato do próprio utilizar mais recurso do sistema é natural. Existem recursos para que eles sejam utilizados. :) Uma máquina não saí de fábrica hoje com menos de 2gb de ram. Eu acredito que seja muito cedo para uma avaliação correta e responsável. Não sou a favor nem contra a Google, mesmo assim, me utilizo, como a maioria das pessoas, de várias ferramentas desenvolvidas por eles. Acredito que existe uma boa probabilidade para que a versão final do browser seja muito boa e estável. Saudações
    Peter Park, 03 Setembro 2008 - 00:00
    Concordo com o que o FFFã disse em relação a estratégia do Google com o Chrome. Veja esta reportagem da Folha: O Google já tem, por exemplo, serviços na internet para substituir a suíte de aplicativos Office, da Microsoft. Chamada Google Docs, ela inclui processador de textos, planilha eletrônica e apresentações. Com o Chrome, a experiência de usá-las se torna ainda mais próxima da de usar o Office. "O Chrome é uma plataforma para rodar aplicativos da web", afirmou Felix Ximenes, diretor de comunicação do Google Brasil. A empresa qualificou o Chrome como estável, rápido, robusto e confiável, adjetivos normalmente mais usados para sistemas operacionais. http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20080903/not_imp235242, 0.php
    Patrick, 03 Setembro 2008 - 00:00
    Ah, só pra lembrar os seguidores/adoradores do FF, lembram do fisco do ff3b? dai na época tinha toda uma defesa: ah! ele é beta ainda... é aquele negócio, pra mim pode, pro outro não... Sou usuário e fã do FF, mas o crhome é/será um execelente browser. E quanto as falhas criticas, então vamos migrar todos pro opera, por que as falhas no ff estão em maior numero que no ie, já o opera é o mais seguro e estável, então...
    Marcelo, 03 Setembro 2008 - 00:00
    É bom lembrar que se trata de uma versãobeta.
    Patrick, 03 Setembro 2008 - 00:00
    Sobre o beta... pelo amor de deus... aposto que falam de web2.0 mas não tem a menor ideia do que se trata... é exatamente isso, web2.0 é o beta continuo, nada está 100% finalizado, até o release do ano que vem, por isso o google usa o beta, e de fato, é beta... Parece que não lembram do passado, querem que tudo esteja pornto pra oontem... quanto tempo o google (buscador) levou pra dominar as buscas? não foi d anoite pro dia, assim como googleearth, que agora somos completamente dependentes... Acho que o que mais está irritando é o fato de não ter saido uma versão alpha pros criadores de opinião, o google resolveu lançar o beta pra todos os internautas, dai o pessoal que se achava privilegiado em receber os closedbetas tá querendo quebrar tudo... o google não dá ponto sem nó, e na pior das hipoteses, vai ser um navegador bom, com poucos recursos a mais dos que estão no mercado, mas incrivelmente mas simplificado e objetivo. vamos ver daqui a um ano quem vai tar no topo dos navegadores... a marca google é muito mais presente do que microsoft na boca das pessoas. só por essa fator já tem a possibilidade de aceitação maior pelos usuários comuns, já que o padrão é IE e o FF é geek/nerd de mais. dai entra o chrome, inteligente como FF, e a google, mais popular que a MS e seu IE. Eu aposto na google.
    l, 03 Setembro 2008 - 00:00
    Vou dizer o q todo mundo já disse: é uma versão beta e potanto deve melhorar já nas próximas semanas ( ou mês ). Eu ainda não instalei justamente por ser uma versão beta, prefiro instalar quando ele já estiver pronto.
    André, 03 Setembro 2008 - 00:00
    Eu nao vo usar esse programa nem que se ele fosse o melhor do mercado. Fico com medo de uma compania controlando tudo, a google ja tem otimos programas, um otimo site de pesquisa, mas nao quero que ela seje a melhor em tudo. Mais tarde programas novos e inovadores nao vão conseguir se inserir no mercado. Não sei de voces, mas nao gosto dessa ideia.
    Fabricio, 03 Setembro 2008 - 00:00
    ficaria feliz em poder comentar minha experiência de uso do Chrome, CASO EU TIVESSE CONSEGUIDO USAR O DITO CUJO, QUE TRAVOU SEIS VEZES DEPOIS DE SER INSTALADO E MAIS DUAS DEPOIS DA REINSTALAÇÃO.
    jota, 03 Setembro 2008 - 00:00
    pra mim ele é muito mais rápido e estável que o firefox. fiz alguns testes e no meu pc que tem 1 giga de RAM consumiu menos memória RAM (até 80%). o meu gerenciador de senhas funcionou perfeitamente. como não utilizo favoritos e nem feed no navegador (faço tudo direto no Google Reader e iGoogle) até agora está perfeito. e como marcelo disse, lembre-se é uma versão beta.
    Celox, 03 Setembro 2008 - 00:00
    É muito interessante e inteligente os seus diagnósticos sobre a versão BETA do Chrome... deveria trabalhar como testador de software, teria convicção do seu sucesso profissional. são pessoas assim como vocês que fazem o mundo andar! (desordem traz o progresso! ^^) desde já lhe agradeço pelo favor que está nós fazendo em reportar os bugs existêntes :D não faz diferença mesmo entre IE, MO e CR... todos tem erros e bugs em variadas proporções mas com pesos diferentes, continuem com seus Chromes! diversifiquem! Como Googler que sou, a próxima versão certamente terá a sua assinatura nas homologações referentes ao browser :D sinta-se feliz colunista!
    Celox, 03 Setembro 2008 - 00:00
    É muito interessante e inteligente os seus diagnósticos sobre a versão BETA do Chrome... deveria trabalhar como testador de software, teria convicção do seu sucesso profissional. são pessoas assim como vocês que fazem o mundo andar! (desordem traz o progresso! ^^) desde já lhe agradeço pelo favor que está nós fazendo em reportar os bugs existêntes :D não faz diferença mesmo entre IE, MO e CR... todos tem erros e bugs em variadas proporções mas com pesos diferentes, continuem com seus Chromes! diversifiquem! Como Googler que sou, a próxima versão certamente terá a sua assinatura nas homologações referentes ao browser :D sinta-se feliz colinista!
    Danilo, 03 Setembro 2008 - 00:00
    Errata: onde escrevi "*Ela não quer que o IE adote seus padrões.*", leia "*Ela não QUER que o IE adote seus padrões, e os estabeleca no mercado". []s Danilo
    Diego B. Solamito, 03 Setembro 2008 - 00:00
    Bruno, acho que é muito cedo pra criticar de forma tão "intensa" assim. Na minha opinião é prematuro ter uma opinião sobre o Chrome.. O chrome por certo não vai ficar parado nessa primeira versão. Ele será melhorado. Concordo com você que ele não oferece muito mais (alias, oferece de menos) do que o Firefox oferece.. mas isso não é argumento suficiente pra dizer que o Chrome não vai pra frente. Acho que o Google, por seu sucesso atual, é um alvo fácil pra críticas pesadas (como a sua), esse, aliás, sintoma sofrido por toda entidade "famosa" do mundo.
    Garfield, 03 Setembro 2008 - 00:00
    Não vai neeem citar o Gizmodo BR?
    Leiam o comparativo de velocidade dos browsers, 03 Setembro 2008 - 00:00
    http://news.cnet.com/8301-1001_3-10030888-92.html?part=rss
    Danilo, 03 Setembro 2008 - 00:00
    Bruno, acredito que sua análise é bem superficial. A Google não está apenas lançando um browser. Ela está elevando a plataforma de execução de sistemas WEB para um próximo nível. O Chrome não é apenas mais um browser. O que a google está fazendo é claramente um sistema operacional. o Chrome é o início disso. As especificações dele são claramente especificações de um sistema operacional. Embora o programa tenha, sim, bugs - e isso é esperado em um Beta - esse lançamento *JÁ* mudou o cenário de sistemas WEB. Não que tenha já alterado algum bit de alguma aplicação, ou trazido já algum resultado prático. Os resultados a curto prazo são fáceis de se obter. A mudança em questão aqui é estrutural. Se você ler algo do Tanenbaum, vai entender do que estou falando. A propósito: 1. No meu core2duo 2Gb RAM, o desempenho é visivelmente melhor do que o FF ou IE. Concordo que ocupa mais memória. Mas... e daí? 2. Sites favoritos: Está na especificação do produto não ter isso. É outra mudança de paradigma - como a de não ter pastas no GMail, e sim aqueles rótulos. Isso, como sabemos, não foi nem um pouco problema para todos adotarem. Eu nunca usei favoritos. Uso a barra de links, que além de muito mais rápida, foi importada perfeitamente do FF e funciona melhor do que a do IE. 3. Segurança: fato que tem uma brecha. Que se foi encontrada rapidamente, será resolvida rapidamente, já que a apple já fez o patch. De qualquer forma, não vai ser a única brecha. Como em qualquer sistema. Mas que a estrutura (pelo menos teórica) de segurança do Chrome é bem melhor que em outros browsers, isso é fato. Confirme no Google Chrome Comic Book. 4. Demais BUGs: Lembre-se novamente. É um beta. É a primeira versão, e não a última. Anote aí: é a primeira versão de um projeto de um SO e não de um Browser. Se vai para frente, se vai ter adoção extensiva, eu não sei. O que aposto é que, se os outros não se mexerem, a casa deles vai cair. Esse programinha meia-boca VAI mudar fundamentalmente os outros browsers. Por fim, o objetivo: faz algum tempo que a google vem descendo sua plataforma. No início, ela era apenas um buscador, a anos luz do CPU do usuário. Depois, virou uma suite de aplicativos. Depois, uma fonte de conteúdo. Só que ela tem um problema: Todos esses produtos dependem de uma camada de acesso. De terceiros. Ela não pode viver nessa dependência para sempre. Ela tem dinheiro para resolver. E, como podemos ver, tem uma baita arquitetura desenhada. Resolvendo o problema do acesso, ela está mais perto do que nunca para ser a amiga numero um do computador do usuário. Muito próxima do SO. O objetivo principal não é roubar market share do IE, mas estabeler um novo padrão, dominado e ditado por ela. Ela não quer que o IE adote seus padrões. Uma vez padrão, um SO que suporta isso será um pulo. A estratégia pode até dar errado, pois a dinâmica de mercado é um grande jogo de xadrez. Mas a estratégia é clara. []s Danilo 3.
    Stormtrooper, 03 Setembro 2008 - 00:00
    O Chrome tem funcionado muito bem aqui, a interface "limpa" me agradou muito, e ele tem sido bem rapido, destaque para os javascripts.
    FFFã, 03 Setembro 2008 - 00:00
    Bruno, a idéia do Google é utilizar o seu browser para rodar aplicativos mais robustos e pesados na internet, por isso a capacidade de aguentar sites com "javascript demais". a tendência é melhorar cada vez mais um produto que já nasceu com um conceito interessante de migrar a utilização dos usuários de programas instalados na máquina para aplicativos web com maior capacidade de recursos, conectividade e interatividade.
    Publicidade

    topo
    Superinteressante

    [1987 - 2009] Editora Abril S.A.

    Todos os direitos reservados.