Blogs

Cuidado! Novo uTorrent deixa os seus downloads mais lentos

5 de fevereiro de 2010



Se você baixa torrents, provavelmente usa o uTorrent – é o melhor programa pra baixar arquivos. Só que a nova versão dele, lançada ontem, tem uma armadilha. É a tecnologia uTP, cujo propósito é "evitar congestionamentos de rede" – ou seja, limitar a velocidade dos downloads e uploads. Segundo os criadores do uTorrent (que pertence à empresa do Bram Cohen, inventor dos torrents), isso é bom. "Com o uTP, os provedores de internet vão economizar bilhões de dólares", disse o vice-presidente da empresa. Sério, o cara realmente falou isso.

O raciocínio é simples. Tráfego de rede custa dinheiro. Se você baixa menos coisas, gera menos tráfego – e os provedores ganham. Ou seja: o criador dos torrents se vendeu aos interesses corporativos. Ok, talvez tenha precisado fazer isso pra evitar processos na Justiça. Mas que é triste, é.
 
Só pra ver no que dava, atualizei meu uTorrent para a versão 2.0. Não deu outra: fazer qualquer download se tornou 85% mais lento. No ato. Reinstalei a versão antiga, testei com os mesmos torrents, e tudo imediatamente voltou ao normal. Ou seja: como já se suspeitava, o treco é do mal mesmo. Então fique ligado e avise seus amigos. NÃO ATUALIZE O UTORRENT.

Se você já atualizou e não tem como voltar, ou está chegando agora e só tem acesso à versão bichada, faça o seguinte. Clique em Options, Preferences, vá em Advanced e procure o item "bt.transp_disposition". Entre nele e coloque o número 0 como valor. Isso força a desativação de uTP, fazendo os downloads voltarem ao normal. Aliás, se eles geralmente são lentos, experimente entrar no item BitTorrent e marcar a opção "Enabled" no item Protocol Encryption, ativando também o "Allow incoming legacy connections". Funciona. 
E pra vcs? Os torrents tão rolando de boa? Problemas com a versão 2.0? Digam aí. Bons downloads e até 2a!

Comente!