Blogs

E o ‘superlançamento’ do Facebook é… um videochat via Skype

6 de julho de 2011

Na semana passada, para roubar um pouco de atenção do Google+, Mark Zuckerberg disse que o Facebook iria lançar uma coisa “incrível” hoje. A apresentação do Zuck (que você pode rever neste link) acabou de acabar. E as novidades são:

1. Group Chat. Sabe aquela janelinha de bate-papo do Facebook, que parece o GTalk e fica na diagonal inferior direita da tela? Você usa? Se usa, agora pode bater papo com mais de um amigo, na mesma janela, ao mesmo tempo. Também parece que ficou um pouco mais fácil separar os amigos em grupos – uma resposta direta aos “círculos” do Google+.

2. Novo design. Agora o Facebook vai ter uma barrinha, no canto direito da tela, com atalhos para os seus amigos (mais ou menos como a gente tinha visto).

3. Video Call. Agora você pode falar, via webcam, com os seus amigos do Facebook. Para usar o recurso (que, como já estava na cara, é “powered by Skype”), é preciso baixar um plugin.

***

É isso. Nada que vá mudar o mundo (acho que a maior parte dos usuários não tem tanto interesse assim em videochat), mas deve ajudar a tirar o foco das pessoas no Google+. O maior afetado deve ser o Skype, que pode sair perdendo: com ele integrado ao Facebook, bem menos gente irá se dar ao trabalho de instalar e usar o programa em si – principalmente se o Facebook permitir fazer chamadas só de voz, sem a câmera. A Microsoft mal comprou o Skype e já o entrega de presente para Mark Zuckerberg. O que poderá vir depois? Uma fusão?

Comente!