EUA querem acabar com o torrent – e os downloads de Lost

Por Atualizado em 02/02/2010



Hoje à noite começa, nos EUA, a última temporada de Lost. A expectativa é enorme – conheço gente que vai chegar atrasada ao trabalho, amanhã, só pra poder virar a madrugada assistindo. Como sempre, o pessoal vai apelar para o BitTorrent. Mas veja só que péssima notícia.
 

A Federal Communications Commission, braço do governo americano que regula internet e telecomunicações, quer acabar com os torrents. Ela tem um projeto (PDF) que autoriza os provedores dos EUA a tomarem medidas para impedir "a transmissão de conteúdo ilegal" em suas redes. Isso significa, basicamente, sabotar o BitTorrent – coisa que os provedores de lá já foram pegos fazendo em 2007, e na época gerou revolta. Agora, a nova lei pode entrar em vigor já em março. 

O bloqueio nos EUA não mataria o BitTorrent, claro – os usuários de outros países continuariam trocando arquivos. Mas complicaria o compartilhamento dos episódios de Lost e outras séries. Os arquivos, que são capturados da TV de lá, precisariam sair dos EUA por redes muito mais lentas e ineficientes, tipo eDonkey, para que depois alguém de outro país transformasse em torrent.
 
Não é difícil. Mas demora uns 2 dias. Como boa parte dos fãs de Lost tem tv a cabo, e ela vai passar os episódios com "apenas" 1 semana de defasagem em relação aos EUA… será o começo do fim para os downloads da série? 
  • http://wso_lp@hotmail.com Wellingthon Souza Oliveira

    Se fecharem o torrent eu vendo meu pc!

  • @LdeGroote

    Parabéns pela matéria, mas eu acho que a gravação de LOST não será muito prejudicada, já que ná última temporada metade dos episódios foram gravados não da ABC, mas sim da CTV (emissora canadense). E mesmo ignorando esse fato, não será também um problema para LOST, já que o compartilhamento inicial é feito por FTP, e FTP nunca será banido. O episódio pode ser passado por FTP para outro país e lá será criado o torrent. Quem sairá perdendo não somos nós, nem qualquer um que assiste LOST e sim os americanos, que terão que baixar tudo que baixavam por BitTorrent agora por HTTP, ED2K, FTP ou IRC.

  • João Pedro

    Não da pra fazer isso, é impossíve. Na teoria sim, é possível. Mas, como diz na matéria, os provedores já tentaram acabar com o Torrent lá, mas sem sucesso. E também, caso essa lei realmente faça alguma coisa, o que acho difícil, as mesmas séries dos EUA são transmitidas pelo canal CTV do Canadá no mesmo dia e as vezes até um dia antes. Pode-se perceber que vários releases são do Canadá, como por exemplo os de Chuck, que agora passa no domingo lá e nos EUA segunda.

  • Jorge

    Se não me engano a maioria dos episódios de lost que cai na internet são gravados da emissora CTV do Canada que passa junto com o EUA e também não é só por torrent, existem diversos tipos.

  • Marcos

    Vou explicar como funciona…

    1) O grupo ripa e lança o episodio.
    2) O grupo faz o upload para FTPs
    3) pessoas que tem acesso a esses FTPs, baixam e colocam no torrent
    4) ai nós baixamos…

    Outro metodo que podem usar seria colocar em sites http.. tipo megaupload , rapidshare… etc… ai nao tem como bloquear…!!!

  • Juliano

    lembremos que os canais de tv dos eua não tem atraso em realação à exibição no Canadá, sendo até que muitos torrents são das emissoras de lá. Chega ao cumulo de emissoras canadenses exibirem episódios de séries americanas antes que os próprios americanos…Ou seja o torrent quebrará apenas uma unha, mas nada de morrer!

  • Rodnei Jr

    É muuuito engraçado quando a gente lê um comentário que diz: “Quem escreveu o post…”. Principalmente quando o post está escrito num blog onde apenas UMA pessoa escreve, e o nome da mesma se encontra no canto superior esquerdo da pagina! XD

  • FOK

    Link com conteúdo internacional a respeito da “neutralidade de rede”, que proverá um artifício para o bloqueio de conteúdo com copyright: http://yro.slashdot.org/story/10/01/28/1431214/FCCs-Net-Neutrality-Plan-Blocks-B itTorrent

  • Bruno Garattoni

    Fala Richard, beleza? O esquema “scene”, a que vc se refere, é mais usado pra filmes. As séries geralmente vão pelo método convencional mesmo (trackers abertos). Abs e continue comentando!

  • Richard Figueiredo

    O autor do post desconhece o esquema de distribuição de filmes e séries. Os arquivos são gravados e ripados por grupos que em geral nada tem a ver com as redes P2P. São packs que são transmitidos em redes T3 de alta velocidade e depois vão cair nos torrents. O traffic shaping agora não afetaria nem os torrents dos americanos com o uso de portas aleatórias e encriptação.

    Como diriam os borgs “Resistance is futile”

  • Fernanda Vulcanis

    Pra que estragar isso?! Por mais que seja ilegal baixar seriados via torrent antecipadamente, eles [ EUA ] tem assuntos de muito mais urgência para lidar do que os fãs de lost.

  • Caio Henrique

    O governo e as empresas sempre tentando combater o compartilhamento na internet.. desde o Napster com o compartilhamento de musicas… ridículo..
    Pirate Bay rulez!

  • Paulo Cesar

    Lost é o de menos porque é hype.. Imagine agora quem acompanha séries como Caprica e V.

    Já pensou ter que depender da TV brasileira para assistir essas séries?