Blogs

EUA querem acabar com o torrent – e os downloads de Lost

2 de fevereiro de 2010



Hoje à noite começa, nos EUA, a última temporada de Lost. A expectativa é enorme – conheço gente que vai chegar atrasada ao trabalho, amanhã, só pra poder virar a madrugada assistindo. Como sempre, o pessoal vai apelar para o BitTorrent. Mas veja só que péssima notícia.
 

A Federal Communications Commission, braço do governo americano que regula internet e telecomunicações, quer acabar com os torrents. Ela tem um projeto (PDF) que autoriza os provedores dos EUA a tomarem medidas para impedir "a transmissão de conteúdo ilegal" em suas redes. Isso significa, basicamente, sabotar o BitTorrent – coisa que os provedores de lá já foram pegos fazendo em 2007, e na época gerou revolta. Agora, a nova lei pode entrar em vigor já em março. 

O bloqueio nos EUA não mataria o BitTorrent, claro – os usuários de outros países continuariam trocando arquivos. Mas complicaria o compartilhamento dos episódios de Lost e outras séries. Os arquivos, que são capturados da TV de lá, precisariam sair dos EUA por redes muito mais lentas e ineficientes, tipo eDonkey, para que depois alguém de outro país transformasse em torrent.
 
Não é difícil. Mas demora uns 2 dias. Como boa parte dos fãs de Lost tem tv a cabo, e ela vai passar os episódios com "apenas" 1 semana de defasagem em relação aos EUA… será o começo do fim para os downloads da série? 

Comente!