Truque promete revelar quem olhou o seu perfil no Facebook, mas é mentira. Não caia nessa

Por Atualizado em 06/12/2012


Desde ontem, cada vez mais gente está compartilhando um truque interessante, que promete revelar quem mais olha o seu perfil do Facebook. É o seguinte. Você entra na sua página do Facebook, clica com o botão direito do mouse e seleciona “Exibir código-fonte”. Aí, dá um Ctrl+F e digita a palavra OrderedFriends. Aparece uma série de blocos de números. Cada bloquinho corresponde a uma pessoa (para ver quem ela é, basta acessar facebook.com/o tal número). Essas pessoas, supostamente, são as que mais olham a sua página do Facebook. São as suas stalkers. 

Exceto que… o tal truque é falso. É uma mentira. A tal lista, na verdade, é a expressão do algoritmo EdgeRank – que o Facebook utiliza para determinar quais pessoas irão ou não aparecer na sua timeline. A lista não mostra quem olhou o seu perfil. Ela mostra as pessoas que, na opinião dos robôs do Facebook, são mais relevantes para você – seja porque vocês se falam muito, comentam os posts um do outro ou têm muitos amigos em comum.

Em suma:  a tal “descoberta” não significa nada. Continua sendo impossível saber quem olhou o perfil de quem. E o Facebook zela para que permaneça assim – porque sabe que a possibilidade de xeretar a vida dos outros é um dos grandes atrativos de qualquer rede social.

(via Paulinha e @vandeursen)

  • Evelyn C. Costa

    Esse é o viés negativo. Porque, se mesmo dobrando as calorias do café da manhã, no final do dia eles consumiram a mesma quantidade calórica, quer dizer que nas demais refeições tiveram que dar uma boa maneirada, certo?
    E a ideia de que dieta para emagrecer precisa ser restritiva e sofrida é um tanto quanto ultrapassada e antiga! Eu sou de uma opinião: você pode comer de tudo (ou quase tudo, porque alguns alimentos são simplesmente “calorias vazias” mesmo) desde que moderadamente, na porção adequada! Alimentação vai além de nutrientes, é prazer, é cultura e evoluí!
    E concordo super contigo quanto aos títulos sensacionalistas para chamar atenção, sem eles, poucos leriam… Mas “porcionamento” volta a ser a chave até quando não se trata de comida!

  • Evelyn C. Costa

    Concordo com você quando diz que doce pode até ser uma geleia de frutas … No entanto, descartei essa possibilidade quando li o início da matéria: “(…) um teria de comer um café da manhã moderado, com 300 calorias, enquanto o outro poderia consumir o dobro de calorias – com direto a uma sobremesa”. Acrescentando somente uma geleia no seu café da manhã já faria com que dobrassem as calorias? Na frase citada foi frisado: um consumiria de forma moderada, enquanto o outro poderia extravasar e consumir até uma sobremesa (a geleia passa longe de ser uma).
    Realmente, o organismo humano é único e muito particular e, o modo como ele reage às exposições externas é variado. No entanto, para tornar válida uma afirmação como essa, teria que ter um maior embasamento científico… Se isso for realmente verdade, vai “chover” artigos com o tema e então, será uma verdade “testada”.

  • Evelyn C. Costa

    Acho ótimo você compartilhar sobre seu hábito. Até o momento não desmereço por completo o conteúdo da publicação acima, no entanto, acho demasiadamente excessiva essa afirmação: “Vamos comer doces no café da manhã e emagrecer”.

  • Francisco Vorcaro

    Bem, eu sempre comi doce no café da manhã, tenho 37 anos e peso apenas 75 kg :)

  • Pingback: Truque promete revelar quem olhou o seu perfil no Facebook - TAB Suporte em Informática()

  • Pingback: » Truque promete revelar quem olhou o seu perfil no Facebook()

  • http://Sp Sheila

    Concordo, que a tal descoberta nao significa nada, até porque tem como vc programar seu perfil o que pode ser visto nao …….

  • http://zacsilva@hotmail.com Zac Silva

    Funcionou, mas tem que colocar friendslist em vez oderdfreinds.

  • luzia

    Eu consegui sim a gente ve quem entrou e visitou seu perfil,só q em vez de oderdfreinds eu coloquei friendslist

  • Carlos Ribeiro

    Lamentável que não possamos saber quem foram as pessoas que visitaram nossos perfis do Facebook. É tão injusto quanto receber uma chamada de um número restrito. Temos o direito de saber quem nos visita. A justiça brasileira já deu ganho de causa a uma pessoa que recebia ligações de número restrito. A operadora foi obrigada a revelar os números de todas as chamadas recebidas pelo reclamante. O ORKUT era transparente!!!!

  • Mykaella

    Poxa vida woou… Seria muito massa se vc assim.. As pessoas que visitou meu face

  • Anna

    Fiiz Tudoo Direeitinho mais na hora a págiina naum abriiu’ :p

  • Rogério mil

    isso é muito bom

  • Aiane

    Kkkkkk fiquei curiosa vei kkk

  • Xico

    Vai pro inferno com essa palhaçada.

  • http://Amazonasmanaus Jabes Hiills

    pra pararem de ser tao curiosos kk.