Asteroide vai passar perto (demais) da Terra em 2013

Por Atualizado em 06/03/2012

Asteroide vai passar perto demais da Terra

“Apenas” 27 mil km vão separar a rota de um asteroide e a superfície do planeta Terra no dia 15 de fevereiro de 2013. Parece muita coisa, não? Mas, em comparação com outras distâncias astronômicas, é muito perto. Para se ter uma ideia, o satélite que emite o sinal para a sua TV orbita a mais de de 35 mil quilômetros de altitude. Apesar da proximidade, não precisa entrar em pânico: a NASA afirma que não há chance de colisão.

O astronômo Phil Plait, autor do blog Discover Magazine’s Bad Astronomy, também afirma que a probabilidade de um impacto em fevereiro é tão baixa que praticamente não existe risco.

Missão: desviar um asteroide

O asteroide, que tem aproximadamente 45 metros de diâmetro,  foi descoberto em fevereiro pelo Observatório Astronômico de La Sagra, na Espanha. Veja só a imagem abaixo. A linha branca representa a órbita da Terra e a linha azul, a do 2012 DA14. Note como elas são parecidas.

Rota da Terra e do asteróide 2012 DA14

Os astronômos afirmam que a órbita do asteroide passa a maior parte do tempo longe do nosso planeta. Porém, se aproxima da Terra mais ou menos a cada seis meses. A última vez  foi no dia 16 de fevereiro deste ano, quando passou a cerca de 2.5 milhões de quilômetros (1.5 milhão de milhas) da Terra. Para quem, como eu e você, sobreviveu à queda de dois satélites em 2011, isso não é nada.

Só tem um porém: “É quase certeza que o asteroide 2012 DA14 não vai colidir com a Terra em fevereiro de 2013. Mas isso não exclui um impacto no futuro”, diz Plait. Pã!

• http://www.trololo.com.merda.na.cabeca Trololó

Ao invé di ficarem preocupados com oque pode vir do espeço, se preocupem com oque já existe na Terra.
    Tantas pessoas passando fome, guerras e mais guerras matando milhares de pessoas por ano.
    A humanidade ainda tem jeito, mas temos que nos preocupar mais com o próximo ao invés de pensarmos sempre em nosso beneficio.

• com deus nao se brinca

isso e tudo mentira o mundo acaba pra quem morre se o mundo acabase todo mundo ia se preocupa falaram q o mundo ia acaba dia 22/12/2012 e nao acabo isso e so uma lenda ?

• http://fozdoiguaçu TAIANE

mias vc sabe que dia vai o prosimo fim do mundo

• Edson Carvalho

Tomara que caia em Brasília durante a votação de algum assunto de interesse dos parlamentares.

• http://000PEDRO000 PEDRO

EU NAO TENHO MEDO PORQUE A NASSA DISSE QUE NAO A CHANCE DO METEORO NAO TEM CHANCE DE CAI

• Ivete

Cometas, Meteóros ou Meteoritos de quaisquer dimensão não me preocupam.
    Estou com a Magada quando afirma que a preocupação maior destes comentários são os erros de ortografia. É muito triste ver a nossa língua chegar a esta degradação.

• Orlandoni

Nos temos o pastor Valdemiro Santiago pra nos proteje, ele faz tanto milagre quem sabe com mais uma mentira ele nos salves, já que faz sego com 10 anos de segeira ver , e outras barbaridade , quem sabe ele vai dar um soco no asteroide e ele vai pra bem longe ok gente

• cleison

por q vcs estaõ com medo do fim do mundo! tem muita coisa pra acontecer ainda,leiam mais a biblia,em vez de ficarem se preocupando atoa,bascam a Jesus cristo, entregam a ele a suas vidas,fazendo isso vcs vão ver, q ja nao importa se vai acabar o mundo ou não,sabe por q meu irmão(a)! por q o mundo jas do maligno…Deus permite certas coisas,por q Ele quer q vc o conheça,q volte seus olhos para Ele,o teu criador tem saudades de vc,não deixa teu Pai ficar ancioso a tua espera,Ele te ama tanto………

• celio

galera , quem quer saber se quando o mundo vai acabar tem uma tática muito boa que nunca falha só pegar a biblia sagrada la ta escrito assim que nem os anjos sabe quando deis ira voltar e acabar com esse mundo somente deus sabe mais ninguem.