Astrônomos encontram pequeno planeta feito de diamante

Por Tânia Vinhas
Atualizado em 21 dez 2016, 10h37 - Publicado em 29 ago 2011, 19h43

Marilyn Monroe cantou em 1953 e todas as mulheres concordaram até hoje: os diamantes são os melhores amigos das garotas. Leitoras de plantão, respondam agora: e um planeta inteiro feito de diamante? Uau!

Acreditem ou não, um grupo de cientistas da Swinburne University of Technology de Melbourne descobriu um planeta bem exótico que vai fazer qualquer mulher ficar interessada em astronomia – um planeta cuja massa consiste basicamente em carbono cristalino. Carbono cristalino = diamante.

O planetinha está a mais ou menos 4 mil anos luz de distância da Terra, ou, como os próprios cientistas classificaram, “mais ou menos no quintal da Via Láctea”, orbitando ao redor de uma estrela de nêutrons pulsar. O estudioso Matthew Bailes ainda explica que provavelmente o diamante ambulante já foi uma estrela também, mas perdeu as suas camadas para a tal estrela pulsante que tem uns 20km de diâmetro.

O planeta de diamante não tem muito mais massa que Júpiter, mas é 20 vezes mais denso e pode conter oxigênio, o que é uma descoberta realmente significativa, astronomicamente falando.

E será que o planeta é lapidado? “Eu não sei nem como eu poderia especular como ele é”, afirmou Ben Stappers, da Universidade de Manchester. “Mas eu não acho que seja uma imagem de um objeto muito brilhante”, concluiu. Que pena!