Blogs

Frase da semana: “O Grande Irmão está observando você” – George Orwell

20 de janeiro de 2012

Toda semana, a SUPER explicar melhor um pouquinho mais sobre aquelas frases que ficaram famosas e marcaram a História, a Filosofia, a Arte, a Cultura ou a Ciência. Se você tem dúvidas sobre o contexto em que foi dita aquela citação que você curte, mande uma sugestão para nós. Depois, pode usá-la sem medo no nick do MSN, no Twitter ou no Facebook.


Na semana em que os assuntos mais comentados na web foram a Luiza, que já voltou do Canadá o possível estupro dentro da casa do Big Brother Brasil e a polêmica da lei que pode censurar a internet nos EUA, a SUPER resolveu dedicar a frase da semana ao autor da expressão “Big Brother”, o escritor George Orwell. A essa altura, depois de mais de 10 edições do programa no Brasil, você já deve saber de onde vem o termo. Mas não custa esclarecer as coisas mais uma vez, para não restar dúvida.

Eric Arthur Blair, mais conhecido por seu pseudônimo George Orwell, foi um escritor e jornalista inglês. Seus livros, artigos e ensaios são conhecidos pela clareza da escrita, pelo conteúdo inteligente e perspicaz, e por sua consciência das injustiças sociais. Em sua obra 1984, Orwell criou um dos mais importantes personagens da literatura mundial: o Grande Irmão (“Big Brother”, no original).

No enredo, GI é o ditador da Oceania, um Estado totalitário em que as pessoas são constantemente vigiadas pelas autoridades por “teletelas” (uma espécie de câmera presente em todos os lugares e que transmite vídeo e áudio). O sistema de propaganda estatal faz questão de lembrar esse controle a toda hora, com mensagens como a nossa frase da semana: “O Grande Irmão está observando você” (“Big Brother is watching you”).

Desde a publicação do livro, o termo “Big Brother” adquiriu novos significados: ele é usado como sinônimo de abuso de poder por parte do governo, especialmente em relação aos direitos civis, e também para descrever tentativas de aumentar a vigilância sobre os cidadãos. E na era dos reality shows, a expressão “Big Brotherpassou a ser também o nome do programa que você ama odiar. Como você já sacou, o programa se apropria não só do nome do personagem, mas também do conceito de pessoas sob permanente vigilância de câmeras.

“Olho por olho e o mundo acabará cego” – Mahatma Gandhi

“Jamais interrompa seu adversário quando ele estiver cometendo um erro” – Napoleão Bonaparte

“Trocaria toda a minha tecnologia por uma tarde com Sócrates” – Steve Jobs

“[Deus] às vezes joga [dados] onde ninguém pode ver” – Stephen Hawking

“A imaginação é mais importante que o conhecimento” – Albert Einstein

Frase da semana: “Voe como uma borboleta, ferroe como uma abelha” – Muhammad Ali

“A gramática controla até reis e princesas!” – Molière

“Quem sabe dizer se a vida não é o que chamam de morte e a morte não é o que chamam de vida?” – Eurípides

“Computadores são inúteis. Eles só podem dar respostas” – Pablo Picasso

“Patriotismo é quando o amor por seu próprio povo vem primeiro” – Charles de Gaulle

“A ciência é o grande antídoto contra o veneno do entusiasmo e da superstição” – Adam Smith

“Um dia sem risada é um dia desperdiçado” – Charlie Chaplin

“A vida é o que acontece enquanto você está ocupado fazendo outros planos”- John Lennon

“Nós somos feitos da matéria de que são feitos os sonhos” – William Shakespeare

“Aqueles que não conseguem lembrar o passado estão condenados a repeti-lo” – George Santayana

 

Comente!