NASA afirma: Via Láctea vai colidir com a galáxia de Andrômeda

Por Atualizado em 04/06/2012

Via Láctea vai colidir com a galáxia de Andrômeda

Astrônomos da NASA anunciaram na última quinta-feira que a Via Láctea deve colidir frontalmente com a nossa galáxia vizinha Andrômeda. Mas não há motivos para sair correndo e se preparar para o pior: a previsão é de que isso ocorra daqui 4 bilhões de anos.

A agência espacial também afirmou que a Terra e o sistema solar não correm riscos de serem destruídos. Mas há um porém: provavelmente o Sol será “arrastado” para uma nova região da galáxia e isso, obviamente, deve ter sérios impactos em nosso planeta.

A colisão já é considerada como o próximo evento cósmico de maior importância para nossa galáxia. Para se ter uma noção do tamanho da colisão, Andrômeda é feita de bilhões de “bolas gigantes de fogo” muito maiores que o nosso planeta inteiro, que devem bater em alta velocidade diretamente na Via Láctea.

De acordo com a NASA, as duas galáxias estão a 2,5 milhões de anos-luz de distância uma da outra. Mas Andrômeda está se aproximando pouco a pouco da Via Láctea. A agência espacial descreve o cenário como uma jogada de baseball: a Via Láctea é o rebatedor que está a espera de uma bola rápida, que seria a galáxia de Andrômeda.

Dá para visualizar a batida em uma animação da NASA – clique aqui para assistir. E na foto acima, é possível ver as duas galáxias lado a lado (Andrômeda à esquerda) daqui 3,75 bilhões de anos, atraves da visão do ceú noturno visto da Terra. Note como Andrômeda começa a distorcer o formato da Via Láctea ao puxá-la pra perto de si.

E aí, ficou preocupado?

Imagem: NASA

• http://Paulus Paulus Feiferis

Até lá os seres humanos já estarão extintos.
    Que Deus nos proteja.

• Sofie

Isso poderia causar um dano á relatividade do tempo, e , para atravessarmos o buraco negro teríamos que viajar pelo espaço tempo na velocidade da luz, sem contar que até hoje nenhum cientista conseguiu uma maneira de entrar em um.
    Mas, acredito que a temperatura subiria e a gravidade diminuiria, a vida na terra provavelmente, por minha parte não seria possível.
    Desejo sorte as pessoas daqui á 4 bilhões de anos!

• http://vkbfsjdsk guilherme

Hum… será que existirá humanidade até lá !?! Tomara que sim ! Pois mesmo estando morto gostaria de presenciar esse evento cósmico tão indefinido na nossa história ! Desde os homens primitivos até os homos sapiens sapiens o mundo foi se evoluindo , por favor Nasa não deixe que uma galáxia destrua toda a nossa história e cultura ! Pf Deus me escute! Só lamento pra vcs pessoas habitantes daqui 5 bilhoes de anos :(,:>(

• http://vkbfsjdsk guilherme

Só lamento meu Caro amigo ! O sol vai ser arremessado pra outro lugar bem longe da nossa querida Via Láctea ! A preocupação é que o ser humano não sobrevive sem o sol , o planeta ficara gelado , pode ser até como Netuno ( talvez , Não é certo ainda ) .Ai pode ser que morreremos congelados ! Vai ver q até lá a Nasa criou uma Bazuca gigante pra arremessar a Galáxia Andromeda pra bem longe( zuação ) !! Só q sem destrui-la né ! Tambem pode ser que que elas se fundem formando uma só . Mas isso será a aproximadamente 4bilhões ou 5 bilhões de anos . Podemos achar uma solução , pois “Deus” sempre está com a gente .

• Carlos

Isso realmente não tem como nos alarmar até pq antes disso seremos impactados por outro evento que poderá colocar em extinção a nossa raça.

• Daniel

Não estou preocupado. Eu só lamento porque não estarei presente para fazer parte da fuga rumo a outro planeta ou para ver todo esse espetáculo. Também como poderia estar preocupado se daqui a 4 bilhões de anos não existirão nem mais meus ossos. Além do mais, segundo os cientistas, a essa altura a terra já estará fritando devido ao crescimento do sol, se não conseguirmos fugir até lá a raça humana já estará exterminada a bilhões de anos.

• http://udiuberlandiamg Jose Maria

As duas galaxia a estao em posicoes opostas uma na vertical a outra na orizontal,
    No momento do impaquito vai ocorrer uma sucção de planetas andromeda vai trabalhar como uma serra sorcular . Destruindo tudo…..
    Mas daqui a 4.6 bilhoes de anos ja teremos uma solução. ?

• http://www.nasa.com.br samara

eu so acho que os medrosos que se preparam por que e vai ser um show de luz quando elas se chocarem
    a NASA espero que nos salve porque o espaço ira ser perigoso sem o sol ou ate antes disso acontecer podemos ser engolidos pela nossa galaxia

• http://facebook vinicius

não… que isso !!!! as galaxias vão se chocar e o nosso sistema solar não vai ser destruido!!!!!!!!!!…” que idiotice”…… o que realmente vai acontecer é: as duas galaxias depois de explodirem vão se tornar uma só segundo os ciêtistas….. e ela ja tem um nome. ela vai se chamar ”lacdômeda” e antes que eu me esqueça o tempo de colisão é daqui a 5 bilhões e anos e não 4bilhões de anos!!!!

• http://facebook vinicius

não… que isso !!!! as galaxias vão se chocar e o nosso sistema solar não vai ser destruido!!!!!!!!!!…” que idiotice”…… o que realmente vai acontecer é: as duas galaxias depois de explodirem vão se tornar uma só segundo os ciêtistas….. e ela ja tem um nome. ela vai se chamar ”lacdômedaah e antes que eu me esqueça o tempo de colisão é daqui a 5 bilhões e anos e não 4bilho~es de anos!!!!