Assine SUPER por R$2,00/semana
Continua após publicidade

10 mundos de Star Wars que poderiam existir de verdade

Por Redação Super
Atualizado em 21 dez 2016, 10h13 - Publicado em 15 jul 2015, 19h24

Por Raquel Sodré

A Comic Con já apresentou, este fim de semana, o trailer/teaser/making of do novo filme da franquia Star Wars. Olha só:

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=tVQZFPWvWf8?wmode=transparent&fs=1&hl=en&modestbranding=1&loop=0&iv_load_policy=3&showsearch=0&rel=1&theme=dark&w=425&h=344%5D

A cada pedacinho revelado, nossos estômagos se contorcem de ansiedade, e a gente tem mais vontade de adiantar o relógio para dezembro chegar logo! Enquanto não chega, vamos mergulhando aos poucos nos vários detalhes que fazem com que essa série seja um fenômeno de público há quase 40 anos. Uma das características mais fascinantes da série é o universo incrível criado por George Lucas, com seus mundos únicos e cheios de criaturas estranhamente fascinantes. Mais impressionante do que isso, só o fato de alguns dos planetas imaginados por Lucas poderem ter “gêmeos” em nosso universo real! Veja nesta SUPERLISTA de hoje alguns mundos da franquia Star Wars que poderiam existir em algum sistema solar distante.

 

10. Tatooine

tatooine

Continua após a publicidade

Correspondente no mundo real: Kepler 47c

Uma das cenas mais memoráveis de toda a série Star Wars acontece no episódio IV, Uma Nova Esperança, quando Luke Skywalker admira o pôr do sol de seu planeta natal, Tatooine. E não é para menos: o planeta tem dois sóis – portanto, pôr do sol duplo! Essa visão será possível para quem, um dia, visitar o planeta Kepler 47c, descoberto pela Nasa em uma missão de 2012. A órbita do planeta é circumbinária (circunda as duas estrelas ao mesmo tempo, em volta de um centro comum), o que permitiria, de fato, um duplo pôr do sol. Kepler 47c fica a quase 5.000 anos-luz da Terra e não tem jeito de ser um planta habitado como Tatooine, pois é um lugar frio (apesar dos dois sóis) e com uma superfície gasosa.

 

9. Estrela da Morte

estrela-morte

Correspondente no mundo real: Mimas

Até hoje (que a gente saiba), ninguém conseguiu construir uma estação espacial esférica capaz de destruir um planeta. Apesar disso, a lua Mimas, de Saturno, vem brincando de cosplay de Estrela da Morte desde 1789 (quando o astrônomo William Herschel a descobriu), ou desde 1980 (três anos depois do lançamento de Star Wars e ano em que as primeiras fotos da tal lua foram reveladas). Mimas tem uma imensa cratera circular, que lembra muito a “lente de foco superlaser” da nave. Enquanto a Estrela da Morte original tinha 160 quilômetros de diâmetro, e a Estrela da Morte II tinha incríveis 900 km, Mimas está ali no meio, com seus 397 km de diâmetro (seria ela uma Estrela da Morte 1,5?). A cratera de Mimas é proporcional à lente superlaser da nave em tamanho (pelo menos, se considerarmos os padrões astronômicos).

 

8. Mustafar

mustafar

Continua após a publicidade

Correspondente no mundo real: CoRoT-7b

O planeta onde Obi-Wan Kenobi e Anakin Skywalker (no auge de sua rebeldia) travam seu épico duelo de sabres de luz sobre um rio de lava aconteceu no planeta Mustafar. Mas poderia ter acontecido no planeta CoRoT-7b, que fica a uns 480 anos-luz da Terra. O professor Rory Barnes, da Universidade de Washington, afirma que é possível especular que o CoRoT-7b possua diversos vulcões que ficam liberando lava o tempo todo sobre toda a superfície do planeta. Mas o universo também tem outros candidatos a sósia de Mustafar na vida real: o recém-descoberto UCF-1.01 tem o dobro exato do tamanho do planeta do filme e está a 2,7 milhões de quilômetros de seu sol (para comparar, a Terra fica a 150 milhões de km do nosso sol). A temperatura por lá chega a impressionantes 540ºC.

 

7. Hoth

hoth

Correspondente no mundo real: Enceladus

Hoth é o planeta coberto de neve onde ocorre a batalha entre os AT-ATs (que consagrou O Império contra-ataca como o queridinho da maior parte dos fãs de Star Wars). As cenas em Hoth foram gravadas na geleira Hardangerjøkulen (pronuncie se for capaz), na Noruega. Mas poderiam muito bem ter sido filmadas em Enceladus, lua congelada de Saturno. O astro tem uma forte atividade criovulcânica – o que significa que, em vez de lava, seus vulcões cospem água e outros compostos voláteis. As condições geladas do planeta fazem com que a água se congele antes mesmo de tocar o chão, e caia em forma de neve.

 

6. Yavin

yavin

Continua após a publicidade

Correspondentes no mundo real: Gigantes gasosos com luas

No episódio IV, Uma Nova Esperança, o planeta Yavin aparece como sendo um gigante gasoso vermelho. Sua quarta lua, a Yavin 4, guardava a base militar principal da Aliança Rebelde. No mundo real, ainda não encontramos nenhuma “exolua” (satélite natural que orbite em torno de um astro que não seja uma estrela fora do nosso sistema solar). Apesar disso, o telescópio espacial James Webb poderá descobrir astros desse tipo e estudar a atmosfera de possíveis exoluas que existam por aí. Nessa missão, o telescópio poderá também rastrear gases-chave para a vida, como o dióxido de carbono e o oxigênio.

 

5. Geonose

geonosis

Correspondente no mundo real: Marte

A Batalha de Geonose, primeira da guerra dos clones, que rola no episódio II, acontece em um mundo deserto (aquele em que criaturas que parecem moscas gigantes colocam Obi-Wan, Anakin e Padme em uma arena para “lutar” contra um rinoceronte, um felino e um louva-deus gigante). O planeta é cheio de enormes cânions e desertos, que dão a Geonose sua coloração vermelha. As semelhanças com Marte são tantas que fica até fácil identificar. Geonose tem o dobro do diâmetro de Marte, mas sua superfície é quase idêntica à do nosso vizinho de órbita. Ambos têm pouca quantidade de água (2% para Marte, 5% para Geonose), são cobertos por um deserto imenso, têm superfícies que sofreram erosão da água e têm o carinhoso apelido de “Planeta Vermelho”. Para falar a verdade, Marte é uma versão de bolso de Geonose.

 

4. Mygeeto

mygeet

Continua após a publicidade

Correspondente no mundo real: Europa

Mygeeto é um planeta que foi palco de uma cena triste para padawans e jedis de todo o universo. Foi lá que ocorreu a morte de Ki-Adi-Mundi, jedi que foi traído por seus storm troopers e assassinado por CC-1138 no episódio III. O planeta de triste reputação é muito parecido com a quarta maior lua de Júpiter, Europa, que poderia ser uma versão mais jovem de Mygeeto (ainda que uma seja uma lua e o outro, um planeta). Mygeeto tem uma superfície gelada, árida e cheia de gelo devido a anos de atividade tectônica adormecida. Europa também tem uma superfície lisa, sem crateras e congelada, indicando que o astro tem muita atividade geológica (quanto mais lisa uma superfície, mais novo e ativo deve ser o planeta, pois a atividade vulcânica cobriu as crateras). Quando essa lua envelhecer um pouco mais, o gelo permanecerá e criará uma versão de Mygeeto no nosso sistema solar.

 

3. Kamino

kamino

Correspondente no mundo real: Kepler-22b

Também conhecido como Planeta das Tempestades, Kamino tem toda a sua superfície coberta por um oceano que engoliu seus continentes, depois de uma enorme mudança climática (hmm… acho que parece com alguma história que já ouvi…). Apesar do oceano imenso, ainda há vida – a dos kaminoanos, uma raça bem tecnológica, que vive em plataformas acima das ondas. Eles possuem técnicas avançadas de colagem, que são aproveitadas no episódio II, O Ataque dos Clones. A ideia de clonagem a gente já conhece, a de um império político corrupto também. A novidade é que Kamino pode ser real. Vários planetas recém-descobertos podem ser planetas de água, como Kepler-62e, GJ-1214b e 55-Cancri Ae. Mas o mais parecido com Kamino é mesmo Kepler-22b. Apesar de terem tamanhos diferentes, ambos têm superfícies cobertas de água e estão situados na zona habitável de seus sóis. Kepler-22b está a 600 anos-luz da Terra.

 

2. Bespin

bespinb

Continua após a publicidade

Correspondente no mundo real: Júpiter quente

O gigante de gás Bespin aparece no episódio V. Ele possui uma cidade flutuante comandada por Lando Calrissian. No mundo real, Bespin poderia ser um dos planetas da classe Júpiter quente, que são planetas com a massa parecida com a de Júpiter que circulam extremamente perto de suas estrelas. Um deles, em particular, o TrES-4, é um dos maiores já descobertos. Além disso, ele é um mundo etéreo, porque tem uma densidade baixíssima. A atmosfera do planeta poderia até estar escapando pelo espaço – o que tornaria mais fácil o trabalho de destruição de Lando.

 

1. Alderaan

alderaa

Correspondente no mundo real: Terra

Sim, a Princesa Leia poderia ser uma terráquea! O quieto e tranquilo planeta Alderaan, onde a majestade foi criada, só aparece na tela por alguns segundos, logo antes de ser destruído pela temível Estrela da Morte. Mas as imagens do planetinha mostram nuvens atmosféricas planando pacíficas acima de seus oceanos azuis e algumas massas de terra (essa descrição faz vir à tona umas memórias, né?). Pensando bem, não é impossível que George Lucas tenha pensado em Alderaan à imagem e semelhança de nossa Terra querida. Alderaan tem um período rotacional de 24 horas, um ano de 365 dias e um diâmetro de 12.500 quilômetros – tudo igual à Terra. Agora, é intensificar as preces para que nenhuma nave gigantesca resolva acabar com a nossa festa.

 

Bônus: Esconderijo da Millennium Falcon

Correspondente no mundo real: Vesta

Este não é um planeta, mas também é um daqueles fun facts que a gente adora. No episódio V, O Império Contra-Ataca Han Solo pilota a nave Millennium Falcon escondida dentro de um asteróide para escapar do matador enviado pelo Império. No nosso sistema solar, o asteróide Vesta poderia esconder Han Solo e os demais tripulantes da nave. Segundo maior do nosso sistema solar, o asteroide é coberto de picos e crateras, como podemos ver em fotos tiradas pela Nasa.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.