10 remédios que têm efeitos colaterais assustadores

Por Atualizado em 08/09/2011

Remédios são coisa séria e devem ser tomados sempre, SEMPRE, com acompanhamento médico. Às vezes a tentação é muito grande quando aparece uma pílula mágica que, supostamente, pode resolver todos os seus problemas. É o caso do Victoza, um medicamento para diabetes que virou rockstar quando médicos e pacientes viram que ele faz emagrecer muitos quilos em pouco tempo – sem exercícios físicos e, aparentemente, sem efeitos colaterais. Mas cuidado! Substâncias que podem ajudar a melhorar uma parte do organismo muitas vezes podem prejudicar outras – e aí, o acompanhamento profissional é fundamental para checar se o seu corpo pode suportar tal substância, qual será a dosagem, o tempo de uso, se é preciso tomar medicamentos para amenizar os efeitos de outro…

Não existem milagres. Muito cuidado com essas promessas de melhora instantânea, elas podem vir com consequências nem sempre reversíveis (como alguns dos efeitos colaterais dos remédios abaixo).

1. Xenical
Utilizado para auxiliar na perda de peso, tem efeitos colaterais bizarros – e que acontecem com a maioria das pessoas que o utilizam. Nojeiras como “flatulências com perdas oleosas” e “incontinência fecal” são comuns e consideradas efeitos “positivos”, pois significam que a gordura está sendo eliminada do corpo.

2. Mirapexin / Sifról
O tratamento contra o Mal de Parkinson pode ser feito com este medicamento que pode levar à amnésia. Ainda que seja um efeito colateral raro, ele não deve ser descartado! Outras reações, “mais leves”, podem ser convulsões, alucinações, tontura e uma vontade incomum de apostar (que não deve ser confundida com aquele sentimento de sorte que dá na gente quando jogamos na Mega Sena acumulada).

3. Propecia
Indicado contra queda de cabelo, este medicamento pode levar à ginecomastia, ou crescimento de mamas. Mas não ache que ele vai fazer a sua namorada ficar mais gostosa. Este efeito colateral ocorre apenas entre os homens.

4. Enalapril
Hipertensão e insuficiência cardíaca podem ser tratadas com este remédio que pode causar alterações no paladar, zumbido nos ouvidos, ginecomastia (como o Sifról, acima) e disfunção sexual.

5. Plavix
Previne o organismo contra ataques do coração e derrames cerebrais, MAS pode causar hemorragia interna (no estômago, intestinos ou no cérebro), além de insônia e conjuntivite (?).

6. Levaquin
Utilizado no tratamento de alguns tipos de infecção bacteriana, mas pode te transformar em um vampiro – só que sem a parte legal de ter força sobre-humana, ser rápido, lindo, imortal e se alimentar de sangue (ok, essa última parte nem é tão legal). O Levaquin pode levar à fototoxidade – ou seja, causar queimaduras de segundo grau à pele quando exposta ao sol.

7. Champix
Pare de fumar com o auxílio deste remédio e tenha ideias suicidas. Sério. Outro efeito colateral é, claro, o suicídio.

8. Roacutan
Tido como o salvador de vidas dos adolescentes com espinhas, este medicamento é muito do mal, ainda que seja ótimo tratamento contra acne. Entre os efeitos colaterais estão um tipo de pseudotumor cerebral, convulsões, depressão, tentativa de suicídio e suicídio – e estamos falando apenas dos efeitos de ordem cerebral! A lista de reações adversas do Roacutan enche páginas e páginas da bula. (Eu já tomei esse remédio – me livrei da acne e não cometi suicídio. Sou uma sobrevivente?)

9. Celebra
Os medicamentos contra artrite e osteoporose passam por duas vertentes. Ou eles acabam com o seu fígado ou com seus rins. Tomando o Celebra, é possível ter trombose, derrame cerebral, insuficiência renal e cardíaca. Ou seja: ele pode te matar.

10. Avandia
Esta droga utilizada no tratamento de diabetes tipo 2 pode causar, atenção, gravidez! Mas só entre as mulheres, ok? Risos. É que ele pode provocar o reinício da ovulação. Ou seja, faz com que a mulher libere um óvulo fora do ciclo menstrual normal dela. Outros efeitos colaterais são: danos cardiovasculares e acidentes vasculares cerebrais. Por causa dessas reações-mais-que-adversas, o medicamento foi suspenso pela Anvisa no fim de setembro.

  • Sandra

    Levofloxacim – um verdadeiro veneno para mim. Estou com vários sintomas e não sei como sair dessa! Tonturas, vertigens, insonia,dores no ombro, tremores, confusão mental, visão diminuida. nâo tomem!

  • lucas

    kkkkk’ Rachei de rir…Sao todos efeitos pscicologicos a maioria citada é MITO, tomo roacutana(isotretinóina) há um ano estou na ultima semana e nao tive nem um dos sintomas sitados, tipo depressao mas garanto que teria se nao tivesse tomado esse medicamento devido a alto estima baixa. Entao nao existe remedio forte, existe remedio eficaz para cada tipo de poblema, e nao deixem de tomarem seus remedios devido essa materia muito mal informada, pois se nao ai sim vcs correm o risco de morrer!!! kkk’ :p

  • José Henrique

    bisulfato de clopidogrel eu preciso tomar todos os dias

  • José Henrique

    O bisulfato de clopidogrel, eu preciso tomar todos os dias

  • Vitória

    Olá como estudante de medicina recomendo que da próxima vez que fizerem matérias sobre medicações, favor colocar o nome da substância, não o nome comercial, como foi feito! Nas faculdades de medicina que eu conheço não usamos mais nomes comerciais para prescrever apenas o nome da substância!

    A matéria fala sobre:
    1. Orlistate
    2. Pramipexol
    3. Finasterida (citado no comentário anterior)
    4. Enalapril (esse está correto!)
    5. Clopidogrel
    6. Levofloxacino
    7. Vareniciclina
    8. Isotretinoína
    9. Celecoxib
    10. Rosiglitazona

    Obs: não pare de tomar suas medicações por que leu essa matéria!!! Consulte seu médico sobre os efeitos colaterais dos remédios que você toma e peça informações!!!!!! Não deixe de tomar seus remédios, pois se seu médico receitou o benefício é maior que o prejuízo!!
    Lembrando que esses efeitos colaterais não acontecem em todas as pessoas!

  • Jéss

    E qual medicamento não tem contra indicação ou efeito colateral?!E ainda mas se tratando do Roacutan , o mais importante a ser citado é que os hábitos e estilo de vida do paciente deve ser altamente considerado por isso existe o termo e a conversa com o medico para que fique claro, porque é um absurdo seguir um tratamento que ao menos entende . Resumindo, procuremos o Farmaceutico , este sim é que sabe do assunto , entende e explica o risco X benefício para cada caso especifico.

  • Sou eu! Jesus! hahuhua

    Putz… realmente são consequências pesadas mas, esses efeitos aeh acontecem por dosagem errada (mal uso). Outra coisa… certas coisinhas ditas nessa matéria não são verdadeiras (matéria negativa)!
    ************
    To d olho nessa zuera aeh heyn fera!

  • ana paula

    uma vez fiquei com uma baita dor de dente e meu pai me trouxe xilocaína. quando li na bula que uma das reações adversas era um ataque cardíaco, meu dente parou de doer na hora! Aqui que eu ía arriscar ser justamente o 1% dos casos!!!

  • eduardo

    Nossa, o modo de escrever parece que foi feito por uma garota de 13 anos

  • Walfrido

    Marco,

    Tomo Finasterida fazem mais de 8 anos e te garanto que não tive nenhuma diminuição na libido. Essa é uma grande lenda urbana em torno desse medicamento. Se você ler a bula, vai ver que em experimentos, somente 1% dos homens acima de 70 anos de idade e que tomam a Finasterida 5mg (versão 5x mais forte para a prevenção de câncer de próstrata) relataram diminuição da libido.

  • Carlos

    Uma visão distorcida dos medicamentos.. Só acho que tem muita besteira aqui desnecessária. Você é farmacêutica? Se não for, agora entendi o pq desses texto.

  • David

    Avandia foi proibido no Brasil há alguns anos já. Sou farmacêutico.

  • http://SãoPaulo Maria Iraildes P. S. de P. Bandeira

    O lornoxicam 8 mg (Xefo) é também pé na cova.

  • Gustavo

    Engraçado como essas pessoas sem nenhuma informação se acha no direito de falar alguma coisa contraria do essa moça publicou, pq muitas dessas informações foram retirados de bularios medicos, que essasdevem ser descritas msm terem acontecidos com apenas 1 pessoa no mundo td…..e como farmaceutico falo que essas coisas acontecem msm!!!