11 animais com nomes científicos inspirados em celebridades

Por Redação Super
Atualizado em 21 dez 2016, 10h12 - Publicado em 27 jan 2012, 18h29

Por Thiago Araújo
COLABORAÇÃO PARA A SUPERINTERESSANTE

Recentemente, um cientista australiano deu a uma mosca o sugestivo nome de Scaptia beyonceae. Soou familiar? É que a nova “rainha das moscas” é uma homenagem a uma certa cantora pop. Nós do Superlistas achamos o nome inusitado e descobrimos que este não foi o primeiro cientista engraçadinho a homenagear sua celebridade preferida na hora de batizar uma nova espécie. Então, preparamos uma lista com os mais divertidos nomes científicos inspirados em gente famosa.

11. Bumbum de ouro
Scaptia beyonceae é uma mosca raríssima, considerada uma praga em algumas regiões da Austrália. A espécie foi descoberta há décadas, mas ainda não tinha nome. Há duas semanas, Bryan Lessard se inspirou na diva da música pop Beyoncé para batizar o bicho.

Foto: Bryan Lessard/CSIRO e Reprodução/Youtube

O cientista explicou que achou o nome adequado porque o abdômen-inferior da mosca é dourado – parecido com uma roupa que a cantora usa no clipe Bootylicious, do grupo Destiny’s Child, do qual fazia parte. Além do mais, 1981, o ano em que a mosca foi descoberta, também é o ano em que Beyoncé nasceu.

Bryan Lessard posa com suas beyonceae. No detalhe, o abdômen-inferior dourado (Foto: CSIRO)

Apesar da explicação, os fãs da cantora acham que parecido mesmo é o bumbum dourado da mosca, igual ao de Beyoncé.

10, 9 e 8. Os Trilobitas do Rock
Você certamente não se lembra dos Trilobitas, animais marinhos extintos na era Paleozoica, mas vai reconhecer facilmente o nome de duas de suas espécimes-tipo: Aegrotocatellus jaggeri e Perirehaedulus richards são homenagens aos músicos Mick Jagger e Keith Richards, os dinossauros do rock da banda Rolling Stones.

Foto: Wikicommons/DEDOC Abril

Segundo nossa amiga Wikipédia, esses animais, que parecem uma mistura de larvas com centopeias, tinham um apurado sentido de visão e trocavam de exoesqueleto várias vezes ao longo da vida. Ah! Também tem um exemplar da ordem dos trilobitas que homenageia Marilyn Monroe. É a Norasaphus monroeae.

7, 6 e 5. Besouros blockbusters

Foto: DEDOC Abril

Tão difícil quanto escrever o nome do ator-governador sem consultar o Google é digitar o nome da sua contrapartida no reino animal: Agra schwarzeneggeri. Segundo os cientistas que descobriram a espécie, o besouro ganhou a alcunha científica porque é metidinho a forte e faz pose de fisiculturista, assim como o nosso exterminador favorito.

Foto: Wikicommons/DEDOC Abril

Ainda na mesma família estão Agra katewinsletae e Agra liv, homenagens às atrizes sempre finas Kate Winslet e Liv Tyler, mundialmente conhecidas por seus papéis em filmes-catástrofe Titanic e Armaggedon. Um show de graça e leveza (só que não).

Foto: Wikicommons

4, 3 e 2. Na água, no ar e no seu colchão: um trio de reis
Nosso primeiro rei pertence à ordem dos Isópodes, um grupo de crustáceos que podem viver no mar, em água doce ou ainda na Terra, parentes dos famosos tatuzinhos de jardim. Cirolana mercuryi pode ser encontrado nos recifes de corais da costa da ilha de Bawe, em Zanzibar na Tanzânia, ali no leste Africano. E quem é o tanzaniano mais famoso de todos tempos? Freddie Mercury, que nasceu no arquipélago em 1946, quando ainda ele era um protetorado da Inglaterra.

Foto: Wikicommons/DEDOC Abril

James Brown pode ser o grande rei do funk americano, mas no mundo animal ele virou um simples ácaro. Pequeno no tamanho, ostentador no nome: Funkotriplogynium iagobadius. Nesse caso, os cientistas foram além do inconfundível ‘funk’ no início do nome da espécie. Iagoe e badius são os correspondentes em latim para o nome James e a cor marrom (“brown”). Engenhoso.

Foto: Wikicommons/DEDOC Abril

No auge da inspiração científica, pesquisadores fãs de Elvis Presley levaram muito a sério alguns versos do sucesso All Shook Up. Na música, o rei do rock diz que “está se coçando”, se sentiu “como um animal selvagem” e que fica “todo arrepiado” quando está apaixonado. Não sei vocês, mas eu ficaria igualzinho perto de uma vespa assassina, dessas que atacam até mesmo as parentes abelhas. Preseucoila imallshookupis é o nome da espécie que faz essa tensa homenagem.

1. O incrível fungo da fenda do Biquíni
Confessamos a trapaça: a homenagem mais divertida da lista não está no reino animal. E nem no vegetal. Spongiforma squarepantsii (sim, com dois “i” no final) ganhou esse nome porque assim como o Bob Esponja, essa espécie de fungo incha e desincha com a passagem de água.

Bob e seus amigos se divertem com a homenagem: #todasesponjascomemora (Foto: Tom Bruns/Berkley e Nickelodeon)

Em entrevista ao Guardian, o grupo de pesquisadores revelou que os editores da revista científica Mycologia onde foi publicado o estudo rejeitaram o nome porque ele não era sério o suficiente. Um dos cientistas ainda completou: “Precisamos de um pouco de frivolidade nessa ciência meio sem imaginação que amamos”. Nós concordamos.

Fontes: CSIRO, Curious Taxonomy, Null Hypothesis e The Guardian