13 logos com significados ocultos incríveis

Por Atualizado em 05/04/2012

Pergunte a qualquer profissional de publicidade e ele responderá: criar logos dá trabalho. O designer tem que levar em conta, entre outras coisas, as características da empresa, a mensagem que ela quer passar e o gosto do público. Por causa desta complexidade, muito desastre gráfico acaba acontecendo. Mas o desafio também faz surgir trabalhos muito bacanas. Nesta lista, a SUPER apresenta 13 logos legais que trazem significados nem sempre aparentes. Confira:

1. FedEx

FedEx logo

Já reparou na seta escondida entre a letra “E” e “X” do logo da FedEx Express? Ela simboliza a rapidez dos serviços de entrega da empresa. O famoso logo foi desenhado por Lindon Leader, em 1994. O designer precisou fazer mais de 200 criações diferentes para chegar a este resultado final. Tanto esforço valeu a pena: o logo ganhou mais de 40 prêmios de design.

2. Sony VAIO

Logo Sony VAIO

De primeira, este logo parece apenas utilizar uma tipografia moderna. Mas, na verdade, existe um significado por trás do desenho: as duas primeiras letras representam um sinal analógico e as duas últimas são os números 1 e 0, em referência ao sistema binário. Uma maneira legal de representar uma linha de notebooks voltada para a integração de áudio e vídeo, não?

3.Toblerone

Logo Toblerone

A cidade de Berna (Suíça), conhecida por suas altas montanhas, é chamada também de “A Cidade dos Ursos”. A companhia de chocolate Toblerone, que fica na cidade, resolveu homenagear Berna usando esses elementos no próprio logo da empresa. É possível encontrar a silhueta de um urso na ilustração da montanha. Olhe bem!

4. Eight

Logo Eigth

Este logo, obra da agência londrina Stylo Design, foi criado com apenas um número: o 8. Repare como todas as letras do nome da marca surgem a partir da omissão de certas partes do número.

5. Northwest Airlines

Aqui são dois significados ‘escondidos’. Primeiro, o logo forma dentro do círculo as letras “N” e “W”. Além disso, há outra ideia menos aparente. O pequeno triângulo vermelho aponta para o noroeste (“northwest”, em inglês) se pensarmos no círculo como uma bússola.

6. ED – “Elettrodomestici -Home Appliances”

Esta é uma das criações mais legais. Dá uma olhada em como o designer conseguiu apresentar as letras “E” e “D” (iniciais da marca) e, ao mesmo tempo, formar um plug elétrico. Simples, mas genial.

7. Snooty Peacock

Esta loja de jóias que leva o nome de “Pavão Esnobe”, em uma tradução livre, conseguiu introduzir os dois conceitos da marca no logo. Encontrou o pavão? E a mulher com uma jóia no pescoço?

8. Amazon

A seta amarela do logo da Amazon não é apenas um sorriso. Ela também sugere que você pode comprar tudo, de “A” a “Z”, no site de vendas da empresa.

9. Carrefour

O logo do Carrefour é um dos mais famosos. Muita gente conhece a ‘surpresa’ escondida nele – a primeira letra da marca (“C”) no espaço em branco. Mas nem todo mundo sabe a origem deste design. Em francês, o nome da empresa significa “cruzamento”. A ideia do logo é justamente simbolizar essa palavra por meio de duas setas opostas.

10. Unilever

Uma das principais características da Unilever é a sua diversidade de produtos. Por isso, o logo preenche a letra “U” com símbolos que representam todos esses produtos e o que eles representam para os consumidores.

11. Hope for African Children Initiative

É um mapa da África? Sim. E seria uma ideia não muito criativa se fosse só isso, afinal é o logo da “Hope for African Children Initiative”, uma organização de apoio às crianças do continente. Mas você reparou nos dois perfis de pessoas se olhando?

12. Spartan Golf Club

Esse logo conceitual mostra um jogador de golfe durante uma tacada e a cabeça de um guerreiro espartano ao mesmo tempo. Curtiu ou achou ‘forçado’?

13. Fórmula 1

O truque deste logo é simples, mas bem feito: o número 1 oculto entre a letra F e as linhas indicando rapidez.

Quais foram os seus logos favoritos? Conhece algum bacana que ficou de fora? Conte pra gente!

  • Luana

    Carlos,a apple é porque o steve jobs era vegetariano e a mordida era pra não parecer que a maça era um tomate

  • ViNy

    nossa, sempre olhava o logo do carrefour e ficava me perguntando o que significaria e quebrava a cabeça literalmente até desisti, hoje quando vi essa matéria dei risada em ver que o C tava na minha cara e eu não enxergava.
    a seta do fedEx também estava na cara e eu nunca nem notei ou o vaio meu me amarro em P.P publicidade e propaganda acho muito interessante ….”as mensagens subliminares” RsRsRs
    Parabéns para a super essa matéria foi massa mais uma vez acertaram e selecionaram as melhores, todos os logos estão de parabéns os criadores são verdadeiros gênios .
    fica minha admiração registrada aqui !!!

  • osvaldo

    eight é bastante criativo sem desprezar outras claro…

  • Luccas

    Como eu havia publicado anteriormente, aqui vai o logo da Toyota: http://i.imgur.com/syJAFBp.jpg

  • Luccas

    O logo da Toyota é muito interessante também. Se olharmos direito, conseguimos ver todas as letras que formam o nome de marca apenas no logo.

  • http://seeklogo.com/images/I/INMETRO-logo-743FDD115D-seeklogo.com.gif Eduardo

    Conheço um bem interessante, e que não foi citado. O logo do INMETRO; como podemos ver, a parte preta é o I e a branca dentro é o N.

  • http://d-gaspar.blogspot.com.br/ Douglas Gaspar Alves

    Todos foram muito bem bolados mas gostei mais desses;
    FedEx – Eight – Northwest Airlines – ED – “Elettrodomestici -Home Appliances”

    Muito bom todos!

  • giovanni_leocardi

    Nada supera a criatividade do homem.Top demais Spartan.

  • http://tiagospleen@gmail.com Tiago Jorge

    Os logos da Snooty Peacock, Hope for African Children Initiative e Fedex eu achei sensacionais.
    Gostaria de ter visto os de marcas esportivas aí, como Adidas,Nike ou alguma mais interessante,pq sei q tem coisas ocultas no meio

  • Cássia Araújo

    Acho que tô convivendo com muita gente religiosa fanática! Só pode! Pensei na hora que iam falar de algo demôniaco! Vê se pode?! Por isso que é bom buscar conhecimento!!! Muito boa a matéria!!!

  • Carlos

    Yamaha (3 diapasões, mesmo no logo automotivo), Apple (por que maça e por que ela está mordida),

  • Augusto Barros

    Um bom exemplo no design nacional é a logo do Prezunic…

  • Samuel Soares

    Acho interessante a logo do Imetro! 😉

  • Junior

    Legal e eu acredito que o o subconsciente de algumas pessoas realmente absorve estas informações mesmo que bem de longe. Até as cores são planejadas e cada uma expressa ideias diferentes.