8 animais com hábitos bizarros de acasalamento

Por Atualizado em 08/04/2011

Seres humanos podem ter gostos bem peculiares quando se trata de sexo. Mas muitas espécies de animais não ficam para trás. Aqui você verá que fêmeas de peixes não querem saber de machos que perdem brigas, aranhas também são conquistadas pelo estômago e golfinhos assediam até tartarugas e objetos inanimados. Veja oito animais que têm hábitos bizarros

1- Peixes com horror a machos perdedores

Pesquisadores da Universidade de Stanford descobriram que o “sentimento” das fêmeas de peixes ciclídeos africanos muda quando elas presenciam a derrota do pretendente em uma briga com outro macho. Áreas do seu cérebro associadas à ansiedade mostraram aumento da atividade depois de testemunhar a derrota, o que sugere que elas não se agradam nada disso. Por outro lado, presenciar seu macho preferido derrubar o adversário resultou em maior atividade nas regiões cerebrais associadas à reprodução e ao prazer. Não se sabe se no fim as fêmeas deram um pé no traseiro dos perdedores ou não, já que elas tiveram de ser dissecadas antes que pudessem decidir isso. Mas uma coisa é certa: elas realmente preferem um macho viril.

2- Moscas seduzidas por músicas de amor

Sabe aquelas moscas irritantes que adoram voar perto de frutas passadas ou podres?  Pesquisadores do Instituto de Patologia Molecular em Viena descobriram que alguns machos dessa espécie, a Drosophila melanogaster, são capazes de “cantar” músicas de amor que as fêmeas acham irresistíveis. Para o ouvido humano, soa como um mero zumbido. Mas, para as fêmeas da espécie, é algo lindo que leva à excitação e acasalamento. O som é produzido pelo movimento das asas, que se estendem e vibram. Quer ser seduzido por uma mosca? Dá para ouvir o som aqui.

3- A orgia das cobras enlouquecidas

Imagem: http://www.anapsid.org/garters2.html

A província de Manitoba, Canadá, possui uma atração turística bizarra durante a primavera. Dezenas de milhares de cobras Thamnophis de lateral vermelha saem de seus abrigos e começam uma enorme…orgia. Cada vez que uma fêmea aparece, os machos vão para cima dela, formando um bolo que pode chegar a ter 100 cobras competindo. As vezes, a fêmea acaba morrendo esmagada, mas os machos continuam tão excitados que continuam a copular – tornando-se as únicas cobras necrófilas.

4- Aranhas e a conquista pelo estômago

Os machos das aranhas lince têm uma tática elegante para conquistar as fêmeas. Eles capturam a desejada na sua teia e a envolvem em seda, que servem como uma refeição para ela. Distraída e feliz com o banquete, a aranha não só permite que o galanteador comece o acasalamento, como também o ignora solenemente e continua saboreando a refeição como se nada estivesse acontecendo.

5- O teste do xixi das girafas

Antes de começar a cortejar uma girafa fêmea, o macho realiza um teste especial para ver se ela está no cio: primeiro, cutuca o traseiro dela para fazer com que tenha vontade de urinar. Então, saboreia o líquido. Se o gosto for bom (provavelmente o xixi de uma fêmea que está no cio tem outro sabor), ele começa a cortejá-la. Mas não pense que depois disso é só alegria. A fêmea ainda dá uma canseira no macho e o obriga a segui-la por um tempo até que resolva parar e permitir que a coisa aconteça. E a cópula é tão rápida que os pesquisadores mal podem observá-la.

6- O apetite insaciável dos golfinhos

Quem vê os golfinhos, tão bonitinhos e puros (?), nem imagina quão voraz é o apetite sexual deles. Além de os machos serem capazes de ter relações sexuais váaarias vezes em um só dia, eles assediam até objetos inanimados e outros animais, como tartarugas marinhas. E acontece ainda de chegarem em bando em cima de uma fêmea e forçarem-na a acasalar. Mas tanta animação não dura muito: o tempo médio de uma relação sexual é de meros 12 segundos. Outra curiosidade: o pênis do animal, além de retrátil, é capaz de agarrar coisas e pode ser usado para pegar objetos como se fosse uma mão.

7- O ataque de urina do porco-espinho

A vida sexual do porco-espinho não é fácil. Para começar, as fêmeas só estão interessadas em sexo durante cerca de 8 a 12 horas… em um ano! Quando encontra uma fêmea disposta ao acasalamento, o macho se levanta sobre as patas traseiras e lança um enorme jato de urina sobre ela, encharcando-a da cabeça aos pés. Esse jato pode alcançar dois metros de distância. Se a fêmea ainda não estiver pronta, vai gritar, lançar golpes com as patas dianteiras como se estivessem lutando boxe, tentar morder o macho ou sacudir a urina do corpo. Se aceitar a oferta, os espinhos de ambos ficam relaxados e o acasalamento acontece. Mas a fêmea é insaciável: ela força o macho a acasalar várias vezes. Se ele se cansar muito rápido, ela o troca sem dó por outro parceiro mais cheio de energia.

8- Peixe-sapo: o verdadeiro casal chiclete

O peixe-sapo macho é o que podemos chamar de companheiro grudento – literalmente. Ao encontrar uma fêmea (as fêmeas são bem maiores que os machos), ele se prende a ela e nunca mais se solta. Nunca mesmo. Na verdade, seus sistemas vasculares se unem e o macho se torna totalmente dependente do sangue da parceira para sua nutrição. O que ele oferece em troca? Algo que só um macho poderia oferecer: esperma.

“8 exemplos de comportamento animal estranho” e “11 exemplos de hábitos incomuns de acasalamento entre animais”, em “O livro das Listas”, Editora Record.

30 Strangest Animal Mating Habits.

• Lorena Soeiro

esqueceram de dizer que golfinho até estupram outros golfinhos machos…. Eles eram tão fofinhos para mim!!!

• Estevão

e quem diria que as girafas teriam ejaculação precoce kkkk

• Ernesto

Muito bom, mas esqueceram de falar do Guppy (Poecilia reticulata). O Guppy é um peixe ovovivíparo de fecundação interna, e para conseguir isso, os machos fazem danças contorcendo seus corpos e exibindo suas cores para conquistar a fêmea ou simplesmente copulam de surpresa, quando a fêmea está desatenta.

• renan
  • Pedro

O interessante é na matéria comentar sobre ciclídeo africano e colocar a foto de um ciclídeo americano, o acará disco, por sinal, um dos peixes mais conhecidos quando se fala de aquários.
    Provavelmente jogaram no google imagens a palavra ciclídeo e a primeira foto que veio foi a do acará disco, ocorrendo esse engano. Lamentável.

• http://www.aqualize.com.br Tiago Alves Luna

Sinto em dizer que não foi satisfatória essa breve leitura que eu tive da matéria de vocês.
    Em primeiro lugar eu gostaria de esclarecer que todo Ciclídeo é Africano. Em uma breve síntese, podemos englobar que todo ciclídeo apesar de ter vários gêneros e pertencer apenas a uma família Cichlidae. podemos ter inúmeras variações que vão desde 2 cm até mesmo como um de 1m, que seria o nosso famoso tucunaré. Bom, tirando uma dúvida de como posso identificar um ciclídeo… Bem, eu posso responder de que existe um comportamento único dentre os peixes dessa espécie, que é o cuidado parental. Uma vez que o casal é formado e após a eclosão os pais cuidam dos filhos até que eles possam nadar e se alimentar sozinho. pensando assim eles são uma grande família dentro do grande grupo dos peciformes (ordem taxonômica). Em média na África onde se tem a maior “enciclopédia” dessas criaturas fantásticas, é em torno de 900 espécies. Já nas Américas fica em torno de 400 espécies, que desenvolveram-se e se adaptaram facilmente. Existe alguns pesquisadores que especulam uma gama ainda maior.

• Félix Júnior

Ana Carolina, você copiou a foto mas esqueceu de ler na Wikipédia, que Acará Disco (Symphysodon) é um ciclídeo americano, de distribuição amazônica.

• Felipe

Eu não sabia que os golfinhos eram tarados, safadinho…

• Marianna

Esse sapo é o verdadeiro namorado parasita….

• MArcelo MaFra

sei não, mas a fama de “coelhinho” tem ser transferida do próprio coelho para a Girava ou para o Golfinho, hein? rá rá rá !

• http://www.brunonigro.com.br Bruno Nigro

Quer dizer que o porco-espinho é chegado num golden shower?!

• Natália

Ri horrores com o das girafas.
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk