Ir para conteúdo | Ir para menu do site | Ir para home do site

Superinteressante

Superinteressante

Blogs Superinteressante - Ultra

Blog Ultra
08 Maio 2009
Assine o RSS UltraRSS
André Sirangelo é jornalista e roteirista de jogos imersivos - foi dele o roteiro do ARG 'Zona Incerta', que a Super produziu em 2007. Viciado em filmes, HQs e seriados, aqui no Ultra ele fala sobre tendências, cultura pop e o futuro do entretenimento.

Os posts mais recentes
    Todos os posts
    Outros blogs SUPERINTERESSANTE
    Assine RSS Super

    IMAX no Brasil já é o fiasco do ano



    O que deveria ser motivo de comemoração para geeks e cinéfilos brasileiros paulistanos rapidamente está virando o fiasco de 2009. Depois dos muitos adiamentos, a sala IMAX de São Paulo (nem sinal da de Curitiba ainda) abriu com filmes 3D sobre o fundo do mar (meh). Depois, reestrearam Batman - Cavaleiro das Trevas (massa). E acenderam as nossas esperanças de ver outros blockbusters aguardados na tela gigante.

    Então Watchmen foi lançado em circuito - e nada da cópia IMAX. Terra, da Disney, que, mesmo sendo requentado da série da BBC, deve ser lindo em IMAX? Nada. E veio a estreia do ultra-elogiado Star Trek de J.J. Abrams, no mundo todo, simultaneamente em salas convencionais e em IMAX. Por aqui? A sala continua passando Monstros vs. Alienígenas. Uhul.

    Dizem por aí que as cópias podem chegar no mesmo esquema de Cavaleiro das Trevas, meses depois da estreia oficial. É melhor que nada, mas... Hello? Estamos numa recessão. Quem vai pagar duas vezes para ver o mesmo filme?

    Claro, Monstros vs. Alienígenas e filmes marinhos estão fazendo filas enormes no cinema. Mas não é só para isso que a gente queria o nosso IMAX. Se a cópia gigante de Harry Potter e o Enigma do Príncipe não estrear junto com a normal, dia 15 de julho, o culpado dessa lambança merece passar o resto da vida vendo reprise do Fundo do Mar 3D.

    UPDATE 12/05: Aparentemente o fiasco vai muito além da programação. E a história dos IMAX fakes, revelada pelo nosso leitor Ricardo nos comentários abaixo, é maior do que eu pensava -- toda uma conspiração desvendada hoje por blogs gringos e astros de sitcoms! Detalhes em breve.

    Envie seu comentário Leia os comentários dos internautas
    Envie esta página por MSN Envie esta página ao Digg Envie esta página ao Del.icio.us
    Leonardo, 31 Janeiro 2010 - 13:58
    Bom tiveram mts criticas ao texto e a maneira que foi escrita assino embaixo. Mas acho que o jornalista poderia voltar e dar update na matéria. Pois, chamar de fiasco uma sala que tá com 2 semanas de espera, todos lugares lotados soa meio estranho
    fernando, 17 Janeiro 2010 - 21:44
    De fake o Imax do Brasil não tem nada, fui hoje (17/01/10) assistir Avatar e posso garantir que é um Imax tradicional, a sala não é tão grande quanto nos EUA, onde conheci o Imax, na AMC Loews Lincoln Square, 1998 Broadway em Nova Iorque. Mas em termos de imagem, som, conforto e funcionalidade são identicos, eu recomendo a todos podem ir sem meso pois vale a pena. Sem contar que o Unibanco sofreria um processo tremendo por usar o termo Imax sem autorização.
    Joel, 11 Janeiro 2010 - 16:30
    Li todos os comentários falando que "brasileiros aceitam qualquer coisa" e que o imax daqui é um "lixo", e tenho algo a agregar: os IMAXs do Brasil (São Paulo e Curitiba) NÃO apresentam telas tão pequenas quanto os "IMAX fakes" citados na internet. Na comparação da internet, eles mostram a famosa "figurinha" de uma tela de 8,5 x 18m, que gera uma área de 153 m2, comparada com uma tela enorme de 690 m2. As telas de SP e Curitiba totalizam 299 e 300 m2 respectivamente, e são muito próximas do tamanho "padrão IMAX", que segundo a Wikipedia, é de 16x22 m (352 m2). Então, embora não sejam "gigantescos" como alguns IMAX ao redor do mundo, não se pode falar que estes aqui são "dos menores que existem". A informação é simplesmente incorreta, de quem "rotulou" o IMAX brasileiro de "fake IMAX" fez uma declação apressada sem analisar dado algum, visto que a tela não é "gigante", mas é próximo do padrão... nada a ver com o "mini-IMAX" citado nos artigos "irados" da internet....
    JE Passos, 04 Janeiro 2010 - 23:21
    De fato o principal comentário é: o artigo acima foi escrito por alguém desinformado. Recomendo que este artigo extremamente mal escrito seja retirado pelo administrador do site. A Sala IMAX de Curitiba e de São Paulo estão dentro do padrão internacional. A qualidade da projeção é similar a encontrada nas salas encontradas nos EUA. É interessante acompanhar a programação pois poderão vir filmes bem interessantes.
    wanderson, 19 Dezembro 2009 - 19:51
    Fui ao imax bourbon e achei incrível,ví os fantasmas de scrooge e tava perfeito.Seria muito interessante se fosse levado para outras cidades do brasil.
    Francisco, 19 Dezembro 2009 - 12:34
    Comentário pobre. Linguagem infantil. Internet é bom por isso: vc pode escrever o que quer. É uma pena ver onde chegamos com esse tipo de "jornalismo". Chegar ao ponto de publicar textos como "Dizem por aí...", ou "Hello"... hahahahahah ISSO é que é um fiasco.
    Guilherme, 18 Dezembro 2009 - 15:08
    A discussão toda la fora é que desde 2008 começaram a ser abertas salas de cinema com a "marca" IMAX em multiplexes americanos. Na verdade tiram as primeiras fileiras, inclinam um pouco mais a sala e aproximam a tela alem de usar projecao digital. Quem ja foi num IMAX de verdade, que nao sao comuns nem la fora (geralmente estao em museus), dado que até pouco tempo filmar em peliculade 70mm era proibitivo para um filme hollywoodiano. è só dar uma olhada no Youtube, tem varios videos de pessoas em salas gigantescas de IMAX. Uma tela real ocuparia mais de uma andar do shopping. Isso sem falar nos atributos tecnicos que ja foram comentaos aqui. Uma decepcao, realmente, mas quem nao tem cao....
    Nelson, 18 Dezembro 2009 - 09:32
    O autor da matéria deve ser meio boiola, quando li " hello..." falei comigo...q porcaria de opinião.
    Thiago, 16 Dezembro 2009 - 11:52
    É, eu nunca fui em um IMAX, nunca saí do brasil, mas estou ansioso por ver Avatar nesta sexta-feira. Sobre ser um IMAX fake, acho que não tem nem o que comentar sendo que a sala do Bourbon consta no próprio site da IMAX, e várias publicaçòes sobre cinema no Brasil, nas quais eu confio, como por exemplo o Omelete, falam bem sobre a sala, assim como o nosso amigo ali embaixo falou, dizendo que a revista SET tbm havia falado bem da sala e do projeto como um todo. E esse mano que escreveu essa matéria deveria pesquisar melhor as coisas ao invés de citar blogs gringos e sitcoms americanas.
    Alan, 15 Dezembro 2009 - 10:09
    Realmente é decepcionante que as empresas ainda os tratem como bobos ao lançar produtos meia boca e fazerem propaganda como se fosse o original. Mas chega também de comentários do tipo: "nossa cultura aceita tudo como bobos e ainda aplude" ou "brasileiro é tudo babaca e aceita tudo que a indústria oferece". É tudo uma questão de conhecer o que acontece em outros lugares do mundo. Nem todo mundo tem acesso a isso. Desculpe-nos se nem todos viajamos pros EUA, Austrália, Dinamarca, etc. Não podem nos culpar, nós "brasileiros", por fazer filas para conhecer uma sala que, queira ou não, é diferente das outras que já temos. Dito isto, espalhemos essas informações para que mais pessoas saibam o que estão comprando.
    Albina, 14 Novembro 2009 - 14:53
    Fui ver um filme no IMAX em Curitiba. Não sei como é chamado Imax, porque é bem simplório, nada a ver com os Imax que vi nos Estados Unidos, Canada, Austrália, Dinamarca, etc... Isto é Brasil. é só analisar um pouco e cair na real. nossa cultura aceita tudo e acha que assim está bom e ainda aplaude...
    Ariel Wollinger, 23 Agosto 2009 - 16:46
    Júlia Moura: Qual Imax dos estados unidos voce ja foi? Eu ja fui em salas do Canada e dos States e por exemplo, na do casino Luxor em las vegas, a cabeca da pessoa a frente fica na altura do seu pe, so pra ter uma ideia, e a tela tem SETE andares de altura, e a projecao e é de pelicula, muito melhor que o digital de 2K. No meu trabalho tenho um projetor sony 4K e acho um lixo perto do imax original. A sala do bourbon, quando eu assisti a estacao espacial 3D ( apos ter visto o trailer em 2003 em vegas e ficado louco pra ver ) me decepcionei com uma forte vibracao em um dos olhos e falta de foco no outro. Ou seja, a sala mal abriu e os projetores estavam desregulados. Depois soube por um amigo da area de laboratorios cinematograficos que os projetores foram substituidos por projetores digitais. Ai desanimei de vez... Eu trabalho com cinema, e sou expert em imagem.
    Victor Caio Ramos, 03 Julho 2009 - 02:56
    Pelo menos uma boa notícia: Harry Potter e o Enigma do Prícipe já está confirmado para a sala gigante paulistana...
    Charles Barros, 21 Junho 2009 - 15:48
    Tive a oportunidade de conhecer o IMAX Madri, que é um exemplar do verdadeiro IMAX. No IMAX Bourbon assisti Batman e Aliens Vs Monster e posso afirmar com propriedade a inferioridade em relação à primeira sala citada. 1 - Tela menor; 2 - Som vibra; 3 - Inclinação da sala e posição das poltronas inadequadas: no IMAX espanhol o espectador fica em um "paredão", avistando a sua frente somente a gigante tela; enquanto que no paulistano a "cabeça" do cara da frente fica o tempo todo alertando que você está em um Cinemark melhorado. Ainda assim é melhor um FIMAX do que nada.
    Pires, 26 Maio 2009 - 16:01
    Bem...ainda não fui ao Imax "Bourbon" e a nenhum outro. Confesso que estou na pilha para ir e acho que consigo isso já em Julho, aí sim terei opiniões sobre a sala em si. Bem, em relação a matéria e aos comentários, vai alguns detalhes: - A revista SET, antes de "fechar as portas", fez uma matéria sobre o Imax Bourbon, inclusive com uma pequena entrevista com o responsável pelo empreendimento. E se deram satisfeitos por tudo o que foi dito, ou seja sobre o Imax Bourbon ser real. Eu não acredito em tudo o que dizem ou escrevem por aí, mas definitivamente, a SET não escreveria matérias sobre "fakes"... - O "jornalista" André Sabe-se-lá-quem, nem se deu o trabalho de confrontar certas idéias, nem mesmo por e-mail, com os responsáveis pelo empreendimento no Brasil. Perdeu por exemplo a chance de perguntar o porquê de não estarem passando os "Blockbusters"... - O "jornalista" tmbém acredita fielmente em textos de "blogs (sic) gringos"... - O "jornalista" acredita em "astros" de sitcom... - O "jornalista" chamou tudo isso de "conspiração desvendada"...Quer dizer, conspiração desvendada por um blog gringo em consonância com um "astro" de "sitcom" chamado ...Azis!?!?! Conclusão: Ou o jornalista é "fake", (gostaram tanto da palavra nos comentários que resolvi usar...) ou a "Abril" e a "Super" deveriam reavaliar quem irá falar sobre determinados assuntos em seu sítio...
    Paulo Serpa Antunes, 19 Maio 2009 - 20:10
    Pô, fazia tempo que eu não vinha aqui. O André agora tem até detratores!
    André Gutierres, 17 Maio 2009 - 12:20
    Olha as "fontes" usadas pelo jornalista: Comentário do Blog, e dois outros blogs. E tem gente que fala que a "Superinteressante" é uma revista sobre "ciência". Aff.
    A desculpe, agora ví., 17 Maio 2009 - 12:16
    André Sirangelo é o autor desta "obra". Jornalista? me fale o nome da faculdade que vc fez pra eu passar longe dos profissionais dela.
    Allan Sabb, 17 Maio 2009 - 12:13
    Que texto mal escrito, ridículo. O pior é colocar seu (péssimo) gosto pessoal para classificar a programação de boa ou ruim. E usar um comentário como "fonte" para afirmar que o IMAX de São Paulo é "Fake"foi o cúmulo do amadorismo jornalístico. Não é de estranhar que este "artigo" não tenha nome do Autor revelado.
    Júlia Moura, 13 Maio 2009 - 20:31
    Já fui também no IMAX nos EUA e em Buenos Aires também. Posso garantir que o IMAX de SP é melhor que o de Buenos Aires e tão bom quanto o dos EUA. É muito gratificante o capital privado brasileiro implementar a tecnologia IMAX no Brasil. O cinema do Bourbon é um dos melhores cinemas de SP junto com o do Frei Caneca. Esses são bem melhores do que o estilo da CINEMARK que só quer se ajoelhar para o tipo de cinema norte americano.
    Simone, 13 Maio 2009 - 19:55
    Que que é isso, gente...Star Trek estrear em SP e não estar numa sala IMAX é pura incompetência de quem não conseguiu trazer a cópia. Não tem outro nome, não. Vai me dizer que Monstros e o aquário tão fazendo mais dinheiro que Star Trek faria??? DUVIDEODÓ. Fiasco, SIM, e indisfarçável. PS: assisti nos EUA em IMAX. Simplesmente um espetáculo.
    Ana Soares, 13 Maio 2009 - 14:43
    Tudo que é novo precisa se adaptar com a realidade que vivemos. Acho que o crítico deveria ter um pouco mais de paciencia antes de por defeitos. Fui e gostei muito! O que precisa é de mais IMAX em outros pontos, só isso!
    Enio Martins, 13 Maio 2009 - 14:37
    "Olha, fui à sala Imax e gostei. O Brasil não tem as melhores revistas, não tem os melhores jornalistas e também não tem os melhores cinemas. O que fazer? Mudar de país?"
    Enio Martins, 13 Maio 2009 - 14:36
    "Olha, fui à sala Imax e gostei. O Brasil não tem as melhores revistas, não tem os melhores jornalistas e também não tem os melhores cinemas. O que fazer? Mudar de país?"
    Carlos, 13 Maio 2009 - 14:17
    Desculpe, mas vocês estão muito enganados a respeito do IMAX do Shopping Bourbon. A dita sala não é um FakeIMaX, pois toda a tecnologia foi importada e o tamanho da tela tem que ser proporcional ao tamanho da sala. Lá está tudo adequado. Fundo do Mar não é lá um filmaço mas efeito como aquele você não encontra em outra sala do país. Quem sugeriu ir ao aquário de SP não o conhece, aquilo sim que é fake.
    Filipe OPS, 13 Maio 2009 - 13:14
    Já fui ao IMAX e gostei muito de O Fundo do Mar e de Batman. Não tenho como mergulhar toda semana e nem posso ir aos Estados Unidos todo mês ver filmes em outras salas IMAX. Por isso estou muito feliz com a chegada da sala IMAX. Ruim com ele? Pior sem ele. E, como jornalista, você não deveria ter ouvido a empresa IMax? Não são eles os responsáveis por trazer essa tecnologia ao Brasil?
    Marcio, 12 Maio 2009 - 23:36
    Nem todo filme compensa ser passado no Imax.
    J.Doe, 12 Maio 2009 - 20:07
    Pode ser um XIMAX, ou um anticlIMAX... Para IMAX, ainda precisa comer muito arroz com feijão!
    André Sirangelo, 12 Maio 2009 - 10:42
    Fiasco (s. m.; resultado desastroso ou insatisfatório) para os geeks, gents. Para os fazedores de dinheiro deve estar uma beleza. Ricardo... suspeitei desde o princípio! Adorei o apelido de FakeMax.
    Ricardo Ramos Leite, 12 Maio 2009 - 09:40
    Esse IMAX instalado no Bourbon Pompéia - Sao Paulo - SP, é um IMAX falso, apelidade carinhosamente nos EUA de FakeMax. É uma tela apenas ligeiramente maior que as telas grandes das redes de cinema do país (e na minha opinião, menor que a tela do Cinemark Central Plaza sala 1!!!), com assentos não dispostos em modo "arena". Pura enganação para cobrar uma FORTUNA de gente que pensa estar vendo verdadeiro IMAX. O verdadeiro IMAX NUNCA, NUNCA e NUNCA vai ser construído no Brasil, não compensa. IMAX de SP, FUJA COMO A PRAGA!
    João Carlos de Pinho, 12 Maio 2009 - 06:52
    Concordo que a seleção de filmes do iMax deixa a desejar. Mas, se "Monsros vs Alienígenas e filmes marinhos estão fazendo filas enormes no cinema", então o iMax está longe de ser o fiasco anunciado no título deste artigo. Decepção, sim; fiasco, não.
    Laudelino, 11 Maio 2009 - 21:27
    Bom, parece que o problema não está no Brasil. Só tem um cinema no país...não se oferecem os lançamentos... só velharia... Favor alterar o título da matéria caso queiram ter algum tipo de credibilidade...
    Guilherme, 11 Maio 2009 - 16:39
    Isso não é nada pra quem vive numa cidade que já teve mais de 20 cinemas e agora só tem 3 micro salas em um pseudo shopping. O último cinema de calçada fechou ano passado para virar estacionamento. E estréia que não chega por aqui com um mês de atraso é motivo de comemoração... Estou falando de Pelotas no RS.
    Guilherme, 11 Maio 2009 - 16:05
    Vai se uma tremenda gafe se ele deixarem de lançar Harry Potter dia 15 de julho pois seria uma tremenda propagando do Imax
    Bruno Farias, 11 Maio 2009 - 15:46
    A escolha dos filmes é absurda! Poderiam ter deixado o Batman lá eternamente e não a porcaria do fundo do mar! Quer ver o fundo do mar, com uma sensação bem real? Mergulhe. Não sabe nadar? Pague a metade do preço e vá ao aquário de São Paulo!
    Iago Aguiar, 11 Maio 2009 - 15:42
    Se a cópia IMAX de Harry Potter e o Enigma do Príncipe não estrear junto com a normal, dia 15 de julho, o culpado dessa lambança merece passar o resto da vida vendo reprise do Fundo do Mar 3D. [2]
    Publicidade

    topo
    Superinteressante

    [1987 - 2010] Editora Abril S.A.

    Todos os direitos reservados.