GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Brasil é país com mais vírus perigosos, diz estudo

Cientistas avaliaram a distribuição de vírus "zoonóticos", ou seja, que podem passar de animais para humanos

O estudo, que foi realizado pela ong americana EcoHealth Alliance e publicado na revista Nature, analisou a distribuição global de 586 vírus, que são capazes de infectar 754 espécies de mamífero – inclusive o ser humano. Os cientistas queriam descobrir em quais lugares do globo há mais vírus “zoonóticos”, ou seja, que podem ser transmitidos de animais selvagens para pessoas. A América Latina, com destaque para o Brasil, ficou em primeiro lugar. Os vírus se concentram na região da Amazônia – segundo os pesquisadores, justamente devido à ampla biodiversidade da região. Os morcegos e os macacos são os animais mais afetados pelos vírus zoonóticos.

(EcoHealth Alliance/Reprodução)

Distribuição de vírus zoonóticos em morcegos (Fonte: EcoHealth Alliance)

 

(EcoHealth Alliance/Reprodução)

Distribuição de vírus zoonóticos em macacos (Fonte: EcoHealth Alliance)

Os macacos africanos também hospedam vírus zoonóticos, mas os bichos mais perigosos do continente são bodes, camelos e antílopes – que carregam as maiores quantidades de vírus, segundo o estudo.

Com a pesquisa, os cientistas tentaram estimar de onde poderá surgir a próxima grande pandemia (epidemia que se espalha por uma grande região geográfica). Vale destacar que o estudo só computou a presença de vírus zoonóticos, não seu potencial de contágio. Ou seja, não calcula a quantidade de pessoas que eles poderiam efetivamente infectar – se muita gente ou apenas moradores de áreas próximas à floresta.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Hi there, You’ve done an incredible job. I’ll
    definitely digg it and personally suggest to my friends.
    I’m sure they’ll be benefited from this web site.

    Curtir

  2. Lucas Galdino

    A culpa é dos pombos, não se enganem!

    Curtir