GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Brasil é país com mais vírus perigosos, diz estudo

Cientistas avaliaram a distribuição de vírus "zoonóticos", ou seja, que podem passar de animais para humanos

O estudo, que foi realizado pela ong americana EcoHealth Alliance e publicado na revista Nature, analisou a distribuição global de 586 vírus, que são capazes de infectar 754 espécies de mamífero – inclusive o ser humano. Os cientistas queriam descobrir em quais lugares do globo há mais vírus “zoonóticos”, ou seja, que podem ser transmitidos de animais selvagens para pessoas. A América Latina, com destaque para o Brasil, ficou em primeiro lugar. Os vírus se concentram na região da Amazônia – segundo os pesquisadores, justamente devido à ampla biodiversidade da região. Os morcegos e os macacos são os animais mais afetados pelos vírus zoonóticos.

(EcoHealth Alliance/Reprodução)

Distribuição de vírus zoonóticos em morcegos (Fonte: EcoHealth Alliance)

(EcoHealth Alliance/Reprodução)

Distribuição de vírus zoonóticos em macacos (Fonte: EcoHealth Alliance)

Os macacos africanos também hospedam vírus zoonóticos, mas os bichos mais perigosos do continente são bodes, camelos e antílopes – que carregam as maiores quantidades de vírus, segundo o estudo.

Com a pesquisa, os cientistas tentaram estimar de onde poderá surgir a próxima grande pandemia (epidemia que se espalha por uma grande região geográfica). Vale destacar que o estudo só computou a presença de vírus zoonóticos, não seu potencial de contágio. Ou seja, não calcula a quantidade de pessoas que eles poderiam efetivamente infectar – se muita gente ou apenas moradores de áreas próximas à floresta.