GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Cérebro continua crescendo em adultos

Regiões responsáveis por reconhecimento facial nunca param de crescer

Até hoje, todo mundo acreditava que o crescimento das regiões cerebrais acontecia somente até a fase adulta – sofrendo pequenos ajustes de conexões entre neurônios depois disso. Até que cientistas estudaram a fundo uma área chamada “giro fusiforme” – responsável por reconhecer pessoas, distinguindo um rosto do outro – e descobriram que ele continua crescendo permanentemente.

Na pesquisa, realizada na Universidade de Stanford (EUA), foram realizados exames de ressonância magnética em crianças e adultos e o resultado, divulgado na revista Science, surpreendeu os pesquisadores. O tal giro fusiforme é 12,6% maior em adultos do que em crianças. 

Em uma etapa do estudo, os participantes fizeram um teste: precisavam memorizar o rosto de uma pessoa entre um grupo de faces desconhecidas. Como esperado, aqueles que tinham mais tecido neural na área do giro fusiforme tiveram melhores pontuações.

De acordo com os cientistas, o desenvolvimento não está relacionado ao nascimento de novos neurônios, mas ao crescimento dos que já existem. E esse aumento inesperado das células cerebrais reflete uma melhoria na capacidade de reconhecer pessoas, principalmente em um período da vida em que os grupos sociais se multiplicam e ficam mais complexos.

Conclusão: como não paramos de conhecer pessoas ao longo da vida, precisamos armazenar os rostos novos em algum lugar. Segundo o estudo, graças às nossas relações sociais podemos ser a única espécie com giros fusiformes maleáveis.

Que tal fazer novos amigos?