Charles Darwin: Viagem fantástica

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h51 - Publicado em 21 dez 2004, 22h00

Cíntia Cristina da Silva

Charles Darwin tinha 22 anos quando embarcou na aventura que mudaria sua vida e a maneira como a ciência encarava a evolução das espécies. De 1832 a 1836, ele circunavegou o globo a bordo do HMS Beagle, navio da Marinha britânica comandado pelo capitão Robert FitzRoy.

Na viagem de exploração hidrográfica e cartográfica, Charles Darwin foi admitido como naturalista, cuja função era pesquisar a geologia, os animais e as plantas. Seus estudos renderam matéria-prima para a elaboração de A Origem das Espécies (1859), em que o pesquisador defende a teoria da seleção natural, segundo a qual o meio seleciona e favorece os seres mais fortes.

Escrito por Richard Darwin Keynes, bisneto do naturalista, Aventuras e Descobertas de Darwin a Bordo do Beagle reúne cartas, parte do diário de Darwin, desenhos e ilustrações. Fisiologista e professor titular da universidade de Cambridge, Keynes levou mais de dez anos para organizar e escrever essa edição definitiva sobre a aventura de seu bisavô. Em seu texto, o autor lança um olhar informal sobre o cientista, revelando um homem apaixonado pela história natural e pelo prazer de encontrar e revelar um mundo desconhecido.

AVENTURAS E DESCOBERTAS DE DARWIN A BORDO DO BEAGLE