GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Chimpanzé faz “autópsia” em filhote morto; veja o vídeo

Mãe chimpanzé parece examinar o cadáver do filho para descobrir o motivo da morte dele.

A cena da mãe que investiga a cabeça das crias à procura de piolhos é bastante comum entre os primatas. E ela define mais que uma relação maternal próxima, mas também sua relação com a higiene. Um vídeo feito por um grupo de pesquisadores, no entanto, chama a atenção por flagrar um comportamento bem mais raro. No registro, feito em umem um orfanato de animais silvestres na Zâmbia, uma chimpanzé utiliza uma ferramenta para examinar os dentes do filho adotivo falecido (veja vídeo abaixo). Segundo os pesquisadores, essa preocupação curiosa pode ser um indício de práticas pós-morte na espécie.

Uma espécie de autópsia, na verdade: a mãe se aproxima, se posiciona sentada e abre com as mãos a boca do corpo sem vida. O chimpanzé de nove anos, que faleceu por conta de uma infecção na garganta, havia sido adotado por ela quatro anos antes. Com uma espécie de haste de grama, a mãe começa a retirar restos presos nos dentes do jovem macho. Sua reação posterior é levar a ferramenta à boca, provando os resíduos. Para os pesquisadores, essa ação foi uma tentativa de descobrir os motivos da morte do filho.

Veja também

A postura da outra chimpanzé, que acompanha ao lado o procedimento segurando o braço do cadáver, confere um tom de luto à cena – como se o grupo entendesse a morte de uma forma próxima à nossa. Clique aqui para assistir ao vídeo.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  1. Jean Miranda

    melhor que o IML

    Curtir