Moléculas ETs estriam por trás de chuva de sangue na Índia

Meteorito com matéria orgânica teria explodido no céu, se misturado à chuva, e causado tempestade de água vermelha, dizem cientistas.

Por Tiago Cordeiro
Atualizado em 18 mar 2017, 11h47 - Publicado em 31 jul 2006, 22h00

ETs caíram do céu. Essa foi a conclusão dos físicos Godfrey Louis e Santosh Khumar, da Universidade Mahatma Gandhi, na Índia. Tudo começou entre julho e setembro de 2001. Foi quando choveu vermelho em uma região do país deles . As roupas das pessoas ficaram manchadas de algo que lembrava sangue. Desde então, eles tentam entender o que provocou aquilo. E, em 2006, publicaram o resultado de suas pesquisas: a chuva vermelha continha algo parecido com glóbulos vermelhos, as células do sangue.

“No começo, pensamos que poderia ser algas ou pólen. Quando olhamos as partículas no microscópio, percebemos que elas têm o tamanho de células sanguíneas de mamíferos”, disse Godfrey à SUPER. Mas a hipótese era esquisita. Seria preciso muito sangue para provocar as 50 toneladas de partículas que os dois cientistas estimam ter caído em dois meses.

Foi então que eles descobriram: poucas horas antes da primeira chuva vermelha, moradores da região ouviram um estrondo no céu. O físico acredita que o barulho pode ter sido a explosão de um meteorito. Se foi isso mesmo, os glóbulos vermelhos teriam chegado de carona na rocha e se diluído na chuva. Mais: os estudos mostraram que elas são feitas de 50% de carbono e 45% de oxigênio (as células terráqueas também são ricas nesses elementos), não têm DNA e são muito machos: suportam temperaturas de até 300 ºC.

Mas esses resultados não são conclusivos. Quase 10 anos depois, em 2015, outro estudo clama que, na verdade, a causa da chuva avermelhada é, de fato, a presença de algas na água que caía do céu.

Só não chove canivete nesse mundão

Areia

Chuvas vermelhas não são incomuns. Em 1968, o sul da Inglaterra ficou tingido por precipitações avermelhadas. Culpa de grãos que tinham se infiltrado nas nuvens após tempestades de areia no Saara.

Sapo

Uma plantação no Kansas ficou coberta de sapos mortos em 1873. O mesmo já tinha rolado na França. Mas qualquer semelhança com o filme Magnólia (1999) é coincidência. Nesses casos, a culpa foi do vento mesmo.

Água fantasma

Em 1886, moradores da Carolina do Norte registraram chuvas sem nuvens. É que os ventos podem afastar rapidamente as nuvens durante uma tempestade. Como a água já foi lançada, chove sem nuvem nenhuma lá em cima.

Cocô

Gelo que cai do céu pode não ser o que aparenta. Em 1992, uma casa em Woodinville, Washington, foi atingida por pequenas bolas esverdeadas. Eram dejetos humanos que tinham despencado do banheiro de um avião.