GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Como sobreviver à morte do sol

A vida útil do Sol é estimada em cerca de 12 bilhões de anos. Portanto, vá se preparando. Uma hora esse calorzinho acaba.

Para os padrões do Universo, o Sol é uma estrela de porte médio para pequeno. Está em plena meia-idade, com algo em torno de 4,5 bilhões de anos. Sua vida útil é estimada em cerca de 12 bilhões de anos. Portanto, vá se preparando. Uma hora esse calorzinho acaba.

Banho de Marte

(Sattu/Superinteressante)

Em 1 bilhão de anos, o aquecimento do Sol vai evaporar nossa água e deixara Terra inabitável. O mesmo calor deve tornar Marte um bom lugar para viver. Basta que o gelo sob a superfície derreta, garantindo o suprimento de água.

Hello, periferia

(Sattu/Superinteressante)

As coisas ficarão quentes em Marte em 5,5 bilhões de anos, com o fim do hidrogênio, principal combustível do Sol. A estrela inchará e o calor será insuportável. É o caso de mudar para a periferia, onde residem Plutão e os cometas.

Use óculos escuros

(Sattu/Superinteressante)

Em 7 bilhões de anos, o Sol concluirá a 1ª fase de expansão, tornando-se uma estrela gigante com diâmetro 166 vezes maior que o atual. Mesmo lá de Plutão será impossível olhar para o Sol sem proteção para a vista.

Volte para um tchau

(Sattu/Superinteressante)

O Sol voltará a encolher assim que aprender a usar hélio como combustível. É a hora de fazer uma excursão de despedida à Terra. Cuidado para não ficar muito tempo: essa fase dura apenas uns 100 milhões de anos.

Pegue o cobertor

(Sattu/Superinteressante)

O hélio um dia acaba e o Sol volta a inchar. Ele perde camadas externas até expor o núcleo morto. A partir daí, a temperatura só cai. Restará apenas uma bola do tamanho da Terra, incapaz de gerar calor para sustentar a vida.

Parta desta para uma melhor

(Sattu/Superinteressante)

Compre um terreninho próximo a uma estrela que lhe garanta calor. Uma dica é procurar a estrela de Barnard, mais próxima entre as anãs-vermelhas, estrelas mais longevas do Universo. Está a 6 anos-luz do sistema solar.

Fonte: Richard W. Pogge, astrônomo da Universidade Estadual de Ohio, EUA.