Descoberta alga marinha com gosto de bacon

É a alga mais deliciosa do mundo ou o bacon mais saudável que já existiu?

Por Tiago Jokura
Atualizado em 8 mar 2024, 11h09 - Publicado em 27 out 2015, 13h45

Para quem ficou mal com a notícia de que bacon causa câncer, nada como um dia após o outro: pesquisadores da Universidade do Estado de Oregon, EUA, desenvolveram uma varieadade de algas dulse (Palmaria sp.) que, quando fritas, tem gosto de bacon e o dobro do valor nutricional da couve.

Até a cor é sugestiva. A espécie parece uma alface vermelha e cresce em regiões costeiras do Atlântico e do Pacífico. Ela é rica em antioxidantes e vitaminas e 16% de seu peso, quando seca, é de proteína.

Ao longo dos últimos 16 anos, os pesquisadores americanos criaram uma variedade com sabor especial. “Quando se frita essa variedade, como fizemos, o gosto é de bacon, não de algas. E o gosto é bem marcante”, explica o chefe de pesquisas Chris Langdon, em comunicado à imprensa. A ideia original nem era criar um bacon alternativo, mas uma fonte de alimentos para acelerar o crescimento do abalone – molusco popular na culinária asiática.

Enquanto amostras grátis não aparecem, temos que acreditar na palavra dos cientistas que desenvolveram e degustaram a iguaria. Mas, se for verdade, é a redenção de um dos alimentos mais idolatrados – e vilanizados. Também será a oportunidade para vegetarianos e pessoas que não consomem carne de porco por motivos religiosos experimentar – ou comer sem culpa.

A dulse com gosto de bacon já foi patenteada e agora a equipe de Langdon está trabalhando com chefs e alunos de MBA para viabilizar a produção e comercialização da alga mais saborosa da história – ou do bacon mais saudável que já existiu.