O maior vulcão da história da Terra - Superinteressante

Noticias Superinteressantes

O maior vulcão da história da Terra

Geólogos americanos estão empenhados em seguir a trilha daquela que seria a maior erupção vulcânica dos últimos 500 milhões de anos. Ela teria lançado ao ar 1 140 quilômetros cúbicos de lava, o suficiente para cobrir dois continentes. O mesmo tipo de rocha de bentonita, formada por lava endurecida, foi encontrado na América do Norte e na Europa.

Geólogos americanos estão empenhados em seguir a trilha daquela que seria a maior erupção vulcânica dos últimos 500 milhões de anos. Ela teria lançado ao ar 1140 quilômetros cúbicos de lava, o suficiente para cobrir dois continentes com uma capa de 1 a 2 metros de espessura. É o que mostram as rochas de bentonita – formada por lava endurecida – que se espalham pela América do Norte e pela região européia do Mar Báltico. Waren D. Huff, da Universidade de Cincinnati, garante que, embora separadas pelo oceano, as rochas vieram de uma única fonte. É possível: naquela época , as placas continentais que hoje formam a América e a Europa eram separadas por um pequeno braço de mar ( a explosão ocorreu no período Ordoviciano ,há 454 milhões de anos).Huff defende que a bentonita tem origem comum porque verificou que ela tem composição química parecida,de ume do outro lado do Atlântico.

 

 

 

 

 

publicidade

anuncie

Super 345 - Falta de sol e a polêmica da vitamina D Por anos, o sol foi um vilão da saúde, e aprendemos a nos esconder dele. Hoje, mais da metade da população tem níveis baixos de vitamina D. E isso pode estar ligado ao aumento nos casos de depressão, câncer e outras doenças. Assine a Super Compre a Super

Superinteressante ed. 345
abril/2015

Falta de sol e a polêmica da vitamina D
Por anos, o sol foi um vilão da saúde, e aprendemos a nos esconder dele. Hoje, mais da metade da população tem níveis baixos de vitamina D. E isso pode estar ligado ao aumento nos casos de depressão, câncer e outras doenças.

- sumário da edição 345
- folheie a Superinteressante

Você está na área: Ciência

publicidade

anuncie