Por que é mais fácil boiar em água salgada que doce? - Superinteressante

Por que é mais fácil boiar em água salgada que doce?

por Vinícius Panosso Andrade, Taquaritinga, SP

Porque a densidade da salgada é maior. Quando um corpo é imerso em qualquer líquido, este exerce uma força para deslocar o corpo e voltar a sua forma inicial. A força, chamada empuxo, empurra o corpo para cima. "A intensidade do empuxo depende da densidade - massa dividida pelo volume - e da quantidade do líquido que foi deslocado", diz o físico Cláudio Furukawa, da Universidade de São Paulo. Quanto maior a densidade, maior o empuxo. A água dos rios e lagos tem uma densidade aproximada de 1 grama por centímetro cúbico. Já a densidade média da água do mar é 1,03 grama por centímetro cúbico, resultado da mistura principalmente com o cloreto de sódio. A variação da densidade é pequena, apenas 3%, mas suficiente para que a pessoa sinta a diferença de empuxo.

publicidade

anuncie

Super 345 - Falta de sol e a polêmica da vitamina D Por anos, o sol foi um vilão da saúde, e aprendemos a nos esconder dele. Hoje, mais da metade da população tem níveis baixos de vitamina D. E isso pode estar ligado ao aumento nos casos de depressão, câncer e outras doenças. Assine a Super Compre a Super

Superinteressante ed. 345
abril/2015

Falta de sol e a polêmica da vitamina D
Por anos, o sol foi um vilão da saúde, e aprendemos a nos esconder dele. Hoje, mais da metade da população tem níveis baixos de vitamina D. E isso pode estar ligado ao aumento nos casos de depressão, câncer e outras doenças.

- sumário da edição 345
- folheie a Superinteressante

Você está na área: Ciência

publicidade

anuncie