Mito: Não há gravidade no espaço

Besteira! Essa força fundamental da natureza está em todo lugar, até no cantinho mais escondido e distante do Universo

Atualizado em 31 out 2016, 18h52 - Publicado em 25 fev 2011, 22h00

Tire da cabeça essa ideia absurda de gravidade zero, pois não existe lugar no Universo onde você possa se esconder dessa força. Segundo a Teoria da Relatividade, de Albert Einstein, a própria estrutura do espaço é determinada pela gravidade que todos os corpos exercem uns sobre os outros. Se você quer se referir àquela sensação de ausência de peso experimentada pelos astronautas durante uma viagem espacial, o termo correto não é “gravidade zero”, mas microgravidade.

Ausência de peso, na verdade, é sensação de queda livre. Na prática, astronautas em missões espaciais estão totalmente à mercê da atração gravitacional exercida pela Terra, “caindo” em direção ao nosso planeta. Calcula-se que, na altitude de aproximadamente 400 quilômetros, onde fica a Estação Espacial Internacional, a força da gravidade exercida pela Terra ainda corresponda a 90% da que sentimos aqui no chão. Mas, como essa “queda” é compensada por um movimento “na horizontal”, o resultado de ambas as influências é que a estação passa a girar em torno da Terra, descrevendo uma longa curva.

Ambientes de microgravidade têm se mostrado importantes nas pesquisas que envolvem produção de cristais de alta qualidade – nesse contexto, eles crescem com pouquíssimas imperfeições, já que não estão submetidos ao efeitos gravitacionais sentidos aqui na Terra. Vários campos da ciência (como a biologia, a biotecnologia, a farmacologia e a eletrônica avançada) não se cansam de tirar vantagem disso.