GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Nasa quer que você resolva a merda deles

No "desafio espacial do cocô" (é sério isso), a ideia é que você ajude a criar uma nova solução para as fezes dos astronautas

Todo mundo faz cocô – até o astronauta no espaço. Mas a Nasa não está sabendo lidar com os próprios dejetos e, agora, quer a sua ajuda para resolver um problema bem fedorento: o que fazer com as fezes dos astronautas?

Você já deve saber que, no espaço, a galera faz cocô em privadas de sucção a vácuo, que sugam o  material e liberam-no para fora da estação. Uma vez livre, as fezes são atraídas pela gravidade terrestre e queimam, como estrelas cadentes na nossa atmosfera (só que de cocô, rs). Até aí, tudo bem.

LEIA: Como as astronautas menstruam no espaço?

O problema é quando os astronautas não podem fazer uma pausa para ir ao banheiro: quando eles estão vestidos com suas roupas especiais para o espaço – por exemplo, quando estão esperando a decolagem ou o pouso, ou ocupados demais pilotando a nave. Nessa ocasiões, eles usam fraldas, mas a solução não é ideal: um procedimento de pouso, por exemplo, pode demorar até 10 horas. Eca.

É aí que você entra. A Nasa está organizando um desafio espacial do cocô (sério, esse é o nome oficial da coisa), em busca de uma solução melhor para as fraldas de pouso e decolagem. O concurso está rolando em parceria com o HeroX, um site de financiamento coletivo voltado especificamente para a solução de problemas bizarros como esse.

O concurso pode até parecer brincadeira, mas é coisa séria: com o aumento da duração das viagens espaciais, as necessidades mais básicas se tornam desafios. Imagine uma viagem até Marte baseada em fraldas? Não dá, né?

LEIA: Como os astronautas votam no espaço?

De acordo com as regras do concurso, a Nasa está procurando “uma roupa espacial que colete as fezes humanas e as mantenha longe do corpo, sem que os astronautas precisem usar as mãos ou parar o que estão fazendo. O sistema precisa operar em condições espaciais – nas quais sólidos, fluidos e gases flutuam em gravidade zero e não necessariamente se misturam ou interagem do mesmo jeito que fazem na Terra. A roupa também deve manter os astronautas vivos e saudáveis por até 6 dias – ou 144 horas”. O vencedor ganha um prêmio de US$ 30 mil – e, claro, fama eterna na internet.

E aí, você tem o que é preciso para limpar o cocô espacial? Então, você tem até o dia 20 de dezembro para mandar um projeto de captação de bosta para o concurso (é só clicar no botão “accept challenge”). As soluções precisam colher pelo menos 1 litro de cocô por dia – e até 80 mL de sangue menstrual por 6 dias (afinal, ninguém merece ficar sangrando E cagando enquanto trabalha, não é mesmo?).

Comentários
Deixe uma resposta

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  1. Zilma Zaguetti

    Tudo é energia no universo. O cc deveria ser transformado em energia e reaproveitada na nave.

    Curtir