GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

O que faz a voz ser grossa ou fina?

Tamanho é documento: quanto maior a corda vocal, mais grave o som

SuperArquivo

A diferença entre os graves de Barry White e os agudos de Michael Jackson é a mesma que há entre um violoncelo e um cavaquinho: comprimento e espessura das cordas. Nossas cordas vocais (o termo técnico é “pregas vocais”) são maiores em homens adultos do que nas mulheres adultas e crianças, o que explica a voz grossa deles e fina delas.

Além da anatomia, há fatores externos que influem seu gogó. Quando as oscilações acústicas da puberdade já são coisa do passado, rapazes ainda afinam a voz ao abordar uma garota. Por quê? “Nervosismo. Em estado de excitação, a prega vocal estica e a fala afina”, diz Mara Behlau, presidente da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. Já álcool e cigarro deixam as cordas frouxas e a fala grave.

Vale lembrar que a voz é um instrumento: há limites, mas com treino (ou hábito) ela pode ser afinada para soar um pouco mais grossa ou fina.

ILUSTRAÇÃO Luciano Veronezi

FONTES Mara Behlau, presidente da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia e diretora do Centro de Estudos da Voz, em São Paulo; Dr. Kevin Kavanagh, responsável pelo site Ear, Nose & Throat USA