Pálpebra trêmula é sinal de cansaço

Por que a pálpebra treme às vezes?

 

Quando alguém pergunta isso a um oftalmologista, ele logo diz que não há problema nenhum com o olho. E é verdade – para ele, oftalmologista. Já um neurologista não diria o mesmo. Mas, geralmente, não é sério. “Na maioria dos casos é apenas cansaço”, explica o neurologista Henrique Balalai Ferraz, da Universidade Federal de São Paulo. Esforço físico demasiado causa tremedeira. Quando alguém corre muito, vai notar os músculos da perna contraírem-se involuntariamente. Com o olho é a mesma coisa. Depois de muita leitura ou tempo demais no computador, os músculos da pálpebra se cansam e tremem. É só descansar que passa.

Mas, às vezes, esse tremor pode ter causas mais preocupantes, como distúrbios na região do cérebro que coordena os movimentos. Aí, costumam aparecer também outros sintomas, como paralisia facial ou pequenos repuxões no canto da boca.

publicidade

anuncie

Super 340-b - Universo - o cosmos segundo a SUPER As melhores reportagens dos 27 anos da SUPER sobre o espaço, o tempo e os limites da ciência - agora revistas e atualizadas. Uma viagem do infinito ao infinitesimal. Como você nunca viu. Assine a Super Compre a Super

Superinteressante ed. 340-b
novembro/2014

Universo - o cosmos segundo a SUPER
As melhores reportagens dos 27 anos da SUPER sobre o espaço, o tempo e os limites da ciência - agora revistas e atualizadas. Uma viagem do infinito ao infinitesimal. Como você nunca viu.

- sumário da edição 340-b
- folheie a Superinteressante

Você está na área: Ciência

publicidade

anuncie