GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Pan, lua de Saturno, é a cara de um pão com mortadela

Ou um ravioli. Ou uma noz. O pequeno satélite do gigante gasoso conquistou a internet, e uma cientista da NASA já se afeiçoou a ele.

É um pássaro? É um avião? Não, é um pãozinho francês. Mais precisamente, um sanduíche de mortadela  feito de rocha e com 32 km de diâmetro. Por incrível que pareça, ele é uma lua, e brilha lá no céu…  de Saturno. Pan, como é conhecida por astrônomos que não estão com fome, também já foi comparada a um capeletti, um bombom Amandita e este apetitoso ravioli redondo de cogumelos.

O novo lote de fotos do pequeno satélite do senhor dos anéis foi enviado pela sonda Cassini e divulgado pela NASA. A nave estava a 15 mil quilômetros do astro quando fez as imagens, que retratam com precisão inédita uma espécie de protuberância que dá a volta no equador do satélite e corresponde a 10% de sua massa. Essa geofísica curiosa pode ter alguma relação com a posição que ela ocupa na órbita do grandão gasoso: Pan é a segunda lua mais próxima da superfície do planeta e reina suprema em um “vão” que reservou para si própria em um dos anéis de gelo e poeira de Saturno (o que fica em volta de todos os outros).

Segundo Carolyn Porco, uma dos responsáveis pelas fotografias da Cassini que é particularmente ativa no Twitter, essa faixa equatorial gordinha se formou na época em que Pan ainda disputava espaço com o resto do material dos anéis. Em outras palavras, é uma imensa pilha de poeira espacial grudada em sua superfície. O fenômeno também ocorreu em Atlas, outro dos satélites do gigante gasoso.

A pesquisadora está triste com o fim da missão Cassini: a sonda cairá em Saturno em setembro, e a temporada de fotos de Saturno chegará ao fim. “Em breve, cientistas como eu não vão mais ter novas imagens de Saturno para comentar. Pelo menos estamos terminado em grande estilo”, afirmou ela, em referência à lua que usa cinto.

Por fim, para aumentar sua fome, fique com um GIF feito pela NASA. Tudo em nome da zoeira.