GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Pigmento azul inédito – o primeiro criado em mais de 200 anos – vai virar giz de cera

A Crayola, empresa norte-americana de materiais artísticos, deve lançar produtos com a nova cor ainda este ano

Enquanto trabalhava com seu professor na criação de materiais para componentes eletrônicos, um estudante universitário inventou um novo tom de azul. Essa bela obra do acaso aconteceu em 2009, e fez com que o laboratório liderado por Mas Subramanian, da Universidade de Oregon, e seu pigmento YInMn Blue, ganhassem bastante repercussão na época. Nada mais justo, já que a cor era simplesmente o primeiro tom de azul criado nos últimos 200 anos.

Oito anos e muitas pesquisas de toxicidade depois, o pigmento está pronto para ganhar uma nova aplicação: colorir mares e céus de desenhos de crianças dos Estados Unidos e Canadá. A Crayola, marca de giz-de-cera norte-americana, anunciou uma parceria com o grupo de pesquisa de Subramanian, e pretende lançar produtos a cor inédita até o fim de 2017. “Nós nos preocupamos em manter nossa paleta de cores inovadora e seguindo as tendências, por isso, estamos empolgados em produzir o novo giz azul inspirado no pigmento YInMn”, declarou Smith Holland, presidente da Crayola, em comunicado oficial.

A empresa abriu ao público da América do Norte a tarefa de nomear a nova cor, que deverá substituir um tom recentemente aposentado – o Dandelion, amarelinho claro que você pode ver aqui. O concurso termina no dia 2 de junho, e o resultado final é esperado para setembro deste ano.

Veja também

Difícil até de ser pronunciado, o nome YInMn faz referência aos elementos químicos do pigmento – que aparecem da forma como constam na tabela periódica. A cor, bastante viva e naturalmente brilhante, nasceu da mistura dos metais ítrio(Y) e índio (In), além de óxidos de manganês (Mn) – aquecidos a mais de 1200 ºC. Os íons de manganês do material permitem absorver completamente comprimentos de luz vermelha e verde, refletindo, assim, apenas o mais puro azul.

Se você já gastou alguns minutos tentando imaginar uma cor completamente nova, tem noção da dificuldade que esse trabalho pode demandar. Isso porque misturar duas cores que já existem não é o suficiente para a criação de um novo pigmento. Novas cores surgem a partir de testes de novos materiais – até que se consiga uma forma inovadora de refletir a luz e, assim, um novo tom.

Antes da YInMn, o último tom criado havia sido o azul cobalto, sintetizado em 1802 pelo químico francês Louis Jacques Thenard. Assim como esse antigo tom marcava as pinturas de Van Gogh no século XIX, as crianças de hoje terão a oportunidade de usar um azul único em suas criações.