Todo mundo foi estrela um dia

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h51 - Publicado em 28 fev 1998, 22h00

É verdade que somos feitos de estrelas?

Pois é. É estranho, mas dá para dizer que sim. Tudo o que está em você um dia foi uma estrela. “O material que forma o Universo teve apenas duas origens”, observa o astrônomo Amâncio Friaça, do Instituto Astronômico e Geofísico da Universidade de São Paulo. Com o Big Bang foram lançados no espaço hidrogênio e hélio. Todos os outros elementos químicos resultam da explosão posterior de estrelas. A força da gravidade, que uniu os átomos para formar as estrelas, continuou agindo, comprimindo-os até provocar a fusão dos núcleos de hidrogênio e hélio, o que gerou outros elementos químicos. Quando as estrelas morrem e explodem, jogam para fora esses elementos. Cada tipo de explosão gera um grupo deles (veja infográfico ao lado).

Assim surgiu o Sistema Solar, a Terra e também o que está sobre ela. Os primeiros organismos vivos tinham como base da sua composição os átomos que se depositaram na Terra quando ela se originou, há 4,5 bilhões de anos. O corpo humano – formado basicamente por carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio – , apesar de ter surgido bem depois, também é formado pelos elementos que chegaram à Terra vindos das estrelas.

Explosão no Universo

Os elementos que formam a Terra vieram do Big Bang, a explosão que deu origem ao Universo, e das estrelas.

Depois do Big Bang, uma infinidade de átomos de hélio (He) e hidrogênio (H) ficou boiando no espaço.

A gravidade primeiro uniu os átomos, formando as estrelas. Depois, fundiu-os até produzirem novos tipos de átomos.

Com o tempo, as estrelas explodiram, lançaram os novos elementos químicos no espaço e viraram outros corpos celestes.

A nuvem de átomos ficou solta no espaço até que a gravidade juntou-os novamente.

A união dos vários elementos formou o Sistema Solar. A Terra e tudo o que está sobre ela, inclusive você, é resultado da fusão disso tudo.