Você é viciado em café por causa do seu DNA

Pesquisa está apontando que um gene é responsável por decidir o quanto de café você precisa para ficar acordado

Atualizado em 12 abr 2018, 18h31 - Publicado em 29 ago 2016, 19h45

Um café. Quentinho em uma xícara. Ou batido com gelo em um copo do Starbucks. Bem ali na sua frente, depois do almoço, quando está começando a te dar aquela canseira. Se você salivou imaginando as linhas acima, talvez seja um sinal de que está abusando da cafeína. A boa notícia é que isso não é culpa sua. Um estudo feito em uma parceria de universidades italianas e holandesas está apontando que o vício em café faz parte de você. Ele está escrito no seu DNA.

O culpado de tudo isso são quatro letrinhas acompanhadas de um número. É o PDSS2, gene que (aparentemente) decide se você vai se viciar, ou não, na bebida. Os estudos apontaram que quem possui maiores níveis do gene no DNA costumava beber bem menos café do que os pobres em PDSS2. O código genético pode te poupar uma graninha em pingados.

Acredita-se que isso aconteça porque o gene pode ser responsável por uma metabolização mais lenta da cafeína. Isso significa que alguém com mais PDSS2 no corpo consegue ficar acordado e energizado com uma xícara, enquanto quem não o tem precisa de mais doses para atingir os mesmos níveis.

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores estudaram o DNA de 1207 italianos e 1731 holandeses. E perguntaram o consumo de cafeína de cada um: os holandeses tendiam a beber mais café que seus colegas, mas participantes com mais PDSS2 se mostravam consumidores menores dentro de suas comunidades.

A descoberta não serve só para você usar o gene como desculpa quando acabar com o pó da firma. A ideia é que isso nos ajude a entender melhor nosso corpo e, consequentemente, nossos problemas. “Café, ao menos em algum nível, nos protege de algumas doenças, e talvez nos deixe mais predisposto a outras — é meio controverso”, afirmou à Time, Nicola Pirastu geneticista da Universidade de Trieste, na Itália, e um dos autores da pesquisa.

Estudos apontam que a bebida pode fazer bem para o coração, mal para a memória, e até gerar alucinações. “Então, entender o que controla nossas escolhas alimentícias é muito importante”, Pirastu afirmou. Isso também pode ter um papel crucial quando pensamos em cura: “Conhecendo melhor esse gene, talvez também entenderemos porque pessoas reagem de maneira diferente a medicamentos”.