GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Você já ouviu o barulho que Júpiter faz?

Além de fotos e dados sobre nosso maior vizinho, a sonda Juno nos trouxe um arquivo de som

Na sua próxima conversa de bar, quando perguntarem qual a coisa mais legal que você escutou ultimamente, a resposta vai ser fácil: Júpiter.

Como você já sabe, a Nasa enviou a sonda Juno para o maior planeta do nosso sistema solar. A ideia era que a máquina coletasse a maior quantidade de dados possível, a fim de que entendêssemos melhor nosso vizinho colossal.

Pois bem: na última quinta, 25, a Nasa revelou suas descobertas e, no meio das fotos e compreensões sobre os tornados jupiterianos, havia um áudio. O robozinho gravou os sons do planetão. Você o ouve abaixo:

Para sermos mais precisos, o som que você está ouvindo é relativo à ionosfera do planeta (região acima da atmosfera). São ondas plasmáticas, ou seja, os sons aparecem conforme os elétrons se movimentam pelos gases de Júpiter.

A Nasa também facilitou para nossa audição. Os sons originais foram emitidos em uma frequência de 150 kHz (acima da frequência perceptível aos humanos, portanto, inaudível pra gente). A agência espacial, então, diminuiu a velocidade da gravação para que pudéssemos apreciá-la. Ainda bem. Jupiter Greatest Hits 2017.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Júpiter é um modem de internet discada.

    Curtir

  2. Fillipe Monte Belo

    EXATAMENTE KKKKK

    Curtir