GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Como superar o jet lag?

A hora da chegada, e até a qualidade da sua dieta são determinantes no processo

1. Mude a rotina

mude-a-rotina

Ajuste seu relógio biológico para acordar quando o dia se inicia no lugar de destino. Se for viajar para um lugar com fuso adiantado, como o Japão, o ideal é ir dormindo e acordando uma hora mais cedo a cada dia.

2. Exercite-se

exercite-se

Malhar pesado ajuda a relaxar para o voo. Se você tem uma rotina de exercícios, mantenha-a no local de destino nos mesmos horários (exemplo: se malha às 8h da manhã em São Paulo, malhe às 8h da manhã em Londres).

3. Dieta pontual

dieta-pontual

Evite a comida servida ou guarde-a para comer depois. É que as refeições devem ser feitas de acordo com o fuso do destino. Caso a fome não permita a recusa, opte por alimentos leves.

4. Não tome

nao-beba

Para dormir no período desejado, evite álcool e cafeína. Eles têm efeito sobre o sistema nervoso central e, às vezes, somados ao consumo de calmantes e sedativos no voo, fazem as pessoas se sentirem desorientadas.

5. Chegue pela manhã

chegue-pela-manha

Com mais tempo para o corpo se adaptar à luz, você se familiariza mais rápido com o novo fuso. Dormir no avião só ameniza o jet lag se o voo for noturno em relação ao horário do destino. Se o voo for diurno, fique acordado.

6. Tenha paciência

tenha paciencia

Para cada hora de diferença, o corpo leva um dia e meio para se recuperar. Por isso, ao chegar, não durma – saia para caminhar. A luz do Sol inibe o hormônio do sono (melatonina) e acostuma o corpo ao novo ritmo.