Assine SUPER por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Como ter ideias criativas

Para pensar diferente, é preciso estar atento: ao seu inconsciente, aos arredores e até às opiniões de fora. As ideias só aparecem para quem procura

Por André Bernardo
Atualizado em 29 jun 2017, 18h11 - Publicado em 22 fev 2011, 22h00

Crie com moderação

(Sattu/Superinteressante)

Nem todo problema precisa de uma solução inédita. Escolha aquele em que a diferença vai… bem, fazer diferença e foque nele.

 

Cheque a panela

Não há gênio solitário: a criação coletiva é que move o mundo. Cultive uma panelinha sincera e talentosa, para consultar e dar palpites.

Note a anote

Ideia não tem hora marcada, então esteja alerta. Anote suas sacadas e elimine do seu vocabulário “pensei um negócio, mas esqueci…”

Continua após a publicidade

Deixe estar

Não fique com a primeira solução que aparecer: as melhores ideias surgem após um período de incubação. Faça sua parte armazenando informações e seu inconsciente fará a dele. Às vezes, a solução pode vir até durante o sono.

Deixe errar

 

Ambientes que se pretendem criativos preveem o fracasso recorrente e o desperdício de tempo e recursos. “Para criar algo realmente bom, você precisa ter os meios para fazer um monte de porcaria”, diz o guru digital Kevin Kelly.

Chame o síndico

Continua após a publicidade

Tim Maia testava seus discos chamando quem estivesse passando para escutar e dar opinião. Não precisa chegar a tanto, mas muitas vezes a contribuição de quem não tem nada a ver com o assunto pode ser fundamental.

Ligue os pontos

Se a vida lhe der um limão, não faça uma limonada: junte com cachaça e faça uma caipirinha. Acostume-se a combinar ideias aparentemente divergentes. Peças que não se encaixavam podem ser a chave do quebra-cabeça.

 

Fontes: Renata di Nizo, autora de Foco e Criatividade – Fazer Mais com Menos; Jairo Siqueira, consultor em gestão estratégica; Kyung Hee Kim, professor de psicologia da Universidade de Michigan; Shelley Carson, psicopatologista da Universidade Harvard e autora de Seu Cérebro Criativo; What Technology Wants, Kevin Kelly; Where Good Ideas Come From, Steven Johnson.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.