GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

O amor dos chefes de Estado

O novo presidente da França, Emmanuel Macron, é 25 anos mais novo do que sua esposa. Mas ele não é o único com um cônjuge de outra geração.

O fato que mais chamou a atenção sobre o novo presidente francês Emmanuel Macron, eleito no dia 7 de maio, não tem nada a ver com as suas promessas de campanha – tem a ver com sua vida pessoal. Sua mulher, Brigitte Trogneux, é 25 anos mais velha do que ele. Ela tem 64 anos. Ele, 39.

A diferença parece inusitada mas, no fundo, não é. O planeta está cheio de chefes de Estado casados com pessoas de outra geração. A questão é que geralmente os homens são os mais velhos. (Basta lembrar do nosso presidente, por exemplo.) Entre as líderes mulheres, o mais comum é que elas sejam mais novas ou da mesma idade que os cônjuges. Separamos aqui as idades dos principais primeiros casais poderosos do mundo para analisar a diferença de idade.

(Flávio Pessoa/Superinteressante)

A – Brasil

Quarenta e dois anos separam Michel Temer de sua mulher Marcela. Jornais costumam exaltar a beleza e a juventude da primeira-dama e, embora décadas separem o casal, não há registros de ela ter ficado incomodada quando o presidente do Brasil fez uma declaração digna dos séculos passados no começo do ano, ao dizer que mulher serve para vigiar os preços no supermercado.

B – África do Sul

A primeira mulher de Jacob Zuma é 2 anos mais velha do que ele. Mas a segunda, a terceira e a quarta esposa do presidente são pelo menos 3 décadas mais novas – e mais: dividem o cargo de primeiras-damas. Pois é, na África do Sul a poligamia é liberada sob certas circunstâncias, e Zuma se aproveitou da lei para ter 4 esposas.

C – Alemanha

A mulher mais poderosa do mundo, Angela Merkel, é 6 anos mais nova do que seu primeiro-cavalheiro (o termo ainda não está nos dicionários, mas vocês entenderam).

D – França

Embora a diferença de idade entre Emmanuel Macron e Brigitte Trogneux não seja exceção, a forma como eles começaram a se relacionar é meio esquisita (ainda que não seja ilegal na França): ela era professora de escola dele – e ele tinha apenas 15 anos. :-/