GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Por que é tão difícil manter contato visual durante uma conversa?

Não é só timidez: partes do seu cérebro não funcionam direito enquanto você olha nos olhos de outra pessoa

Contato visual pode te fazer parecer mais confiável ou até apaixonante, mas dá um certo trabalho para o seu cérebro.

Segundo um novo estudo desenvolvido na Universidade de Kyoto, conversar quando você está olhando nos olhos de outra pessoa é difícil porque o cérebro fica sobrecarregado pelo olhar e tem dificuldade de pensar nas palavras certas.

Para o experimento, os pesquisadores recrutaram 26 voluntários para um jogo de palavras. Eles precisavam adivinhar um verbo associado a uma palavra dada pelos cientistas – faca, por exemplo, teria que ser ligada ao verbo cortar.

Durante a brincadeira, um grupo de participantes ficava encarando e sendo encarado por um rosto gerado por computador. Outra parte dos voluntários jogou enquanto a pessoa computadorizada olhava para baixo. O segundo grupo foi melhor – e quanto mais difícil era a associação de palavras, maior a diferença de desempenho, com o pessoal do contato visual demorando cada vez mais para encontras as palavras.

LEIA: Quanto tempo deve durar um contato visual?

Imagine a mesma situação na vida real: o impacto do contato visual atrapalha quando precisamos nos concentrar para encontrar palavras difíceis, porque os dois esforços cognitivos sobrecarregam o cérebro.

Os pesquisadores japoneses acreditam que isso é um indício de que a comunicação verbal e a não verbal são mais ligadas no cérebro do que a gente imaginava: seria uma fonte só, que começa a nos incomodar quando muitos fatores dependem dela.

Ou seja, os resultados do estudo indicam que, se você gosta de manter aquele clima de intimidade, com olho no olho, é melhor complementá-lo com conversas menos complexas.

Comentários
Deixe uma resposta

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s