Princípios Matemáticos da Filosofia Natural

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h54 - Publicado em 31 jul 2005, 22h00

Isaac Newton

NOME ORIGINAL_Philosophiae Naturalis Principia Mathematica (Inglaterra)
EDIÇÃO NO BRASIL_ Edusp; 2002

DO QUE TRATA

Dividida em 3 volumes sobre física, astronomia e mecânica, a obra resume as principais descobertas de Newton (ou seja, várias das principais descobertas de toda a física), como a lei da ação e reação, introdução do conceito de massa, lei da gravitação universal, lei dos movimentos, velocidade do som e queda dos corpos.

QUEM ESCREVEU

Nascido na Inglaterra, Isaac Newton (1642-1727) foi uma criança solitária e era considerado um aluno mediano. A mãe o queria como administrador de seus negócios, mas graças ao tio, que já desconfiava de seu gênio, ele conseguiu cursar a Universidade de Cambridge, tendo que trabalhar ali para pagar os estudos. Em 1666, por causa da peste, precisou ficar recluso na fazenda da família, e foi nesse retiro que fez algumas de suas principais descobertas, como o chamado binômio de Newton, a lei da gravitação e a atureza das cores. Tornou-se membro da Royal Society e da Académie des Sciences e passou os últimos 30 anos de sua vida como funcionário público da Casa da Moeda Real. É considerado até hoje o maior físico da história.

POR QUE MUDOU A HUMANIDADE

Mesmo conseguindo uma tiragem inicial de apenas 300 exemplares, o trabalho de Newton já na época teve grande repercussão internacional. Os 3 volumes de Princípios Matemáticos da Filosofia Natural constituem provavelmente o livro científico de maior influência na história. Está nele toda a física de Newton, que é a base para o conhecimento da física que existe até hoje.