GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Quantas selfies você vai tirar antes de morrer?

Dá uma olhadinha na galeria de fotos da sua câmera. Quanto esse número pode crescer?

Olha o passarinho! De novo. E de novo. E de novo. Você já parou pra pensar quantas selfies você vai tirar antes de morrer? 500, 1.000, 10.000, 20.000? Bom, de acordo com pesquisadores, a resposta é maior do que todas essas opções.

O bafafá em torno dessa pergunta voltou a circular nesta semana. Durante o lançamento do Samsung Galaxy S8, o presidente da empresa coreana cravou: você vai tirar 25 mil selfies durante sua vida. A ideia era promover a câmera frontal nova do celular, mas isso não importa tanto quanto a verdadeira questão: esse número é real?

Aparentemente sim. Na verdade, ele até arredondou pra menos. Um estudo feito em 2015 por uma companhia de pasta de dentes americana, a Luster Premium White, chegou à conclusão de que antes de morrer você vai ter tirado 25.675 cliques de si mesmo. A pesquisa, que conversou com mil pessoas entre 18 e 34 anos, ainda calculou o tempo médio para fazer uma foto e descobriu que os entrevistados gastavam cerca de 3.276 minutos por ano, ou 54 horas, se fotografando a cada ano.

Esse não foi o único levantamento já feito pelo assunto. Também em 2015, o site de beleza FeelUnique entrevistou duas mil jovens que tinham entre 16 e 25 anos. Os resultados apontaram que, em média, as entrevistadas gastavam dezesseis minutos diários (ou cinco horas semanais) tirando uma média de três selfies por dia.

Isso não significa que, para atingir a média, sua vó vai começar a correr atrás do tempo perdido. O número é resultado de um cálculo que foca em um grupo muito particular da polulação, os millenials – grupo que nasceu entre o final dos anos 1980 e o começo dos 1990.

Selfie foi eleita a palavra do ano pelo dicionário Oxford, em 2013. E o primeiro post no Instagram com a hashtag #selfie rolou em 2011. Aqui na SUPER a gente já avisou que a prática é até mesmo perigosa, mas já que você vai fazer outras milhares antes de partir dessa pra uma melhor, aqui vai um manual para conseguir fazer a selfie perfeita. Use sem moderação.