Ter barba deixa os homens mais atraentes?

Uma pesquisa testou se o estilo lenhador te deixa mais gato ou se é tudo modinha.

Por Ana Carolina Leonardi
Atualizado em 6 set 2019, 15h18 - Publicado em 10 Maio 2016, 15h00

Faça amor, não faça a barba. O homem barbudo ao estilo lenhador está na moda. Mas será que esse “acessório” realmente deixa os homens mais atraentes ou o encanto acaba na próxima estação?

Pesquisadores ingleses levaram o assunto a sério. Eles filmaram 6 homens entre 19 e 21 anos em quatro situações diferentes: no dia em que se barbearam, 5 dias depois, 10 dias depois e mais de um mês depois — a essa altura, eles já estavam com bastante pelo na cara.

Depois, o óbvio seria pedir que várias mulheres apontassem quem ficava mais bonito, certo? Não foi simples assim. Os cientistas consideraram que a seleção sexual (a forma como, por toda a evolução, as fêmeas escolhem os machos e vice-versa) depende de duas coisas: atrair o parceiro e competir com a concorrência.

Daí, apresentaram as filmagens aleatoriamente a um grupo de 20 mulheres e 20 homens. Eles tinham que dar nota de 1 (nada atraente) a 7 (extremamente atraente) para cada um. Além disso, os participantes avaliaram, também de 1 a 7, se os “modelos” pareciam mais dominantes ou submissos.

Os termos podem parecer estranhos, mas é assim que funciona a perspectiva da psicologia evolutiva: na competição entre machos no reino animal, os mais dominantes têm mais acesso a comida e um status social mais alto.

Quando os pesquisadores olharam os resultados, descobriram que se você está cultivando a barba para atrair mulheres, está perdendo tempo. Na amostra (que claro, era pequena), as mulheres não tiveram nenhum preferência clara por muita ou pouca barba: um grande tanto faz.

Já no quesito competição masculina, a barba comprida ganha mais pontos. Na avaliação dos homens, os barbudos dispararam como mais dominantes, fortes e agressivos — ao estilo macho-alfa.

As conclusões da pesquisa mostram que, ao contrário do que dizem, não são só as mulheres que se arrumam para outras mulheres — os homens parecem estar, pelo menos por instinto, tentando impressionar os pares.