Armação depende do solo e da altura do prédio

Como é feita a estrutura de um prédio?

A primeira parte construída é a estrutura que fica sob o solo. A forma do alicerce depende do solo e do tamanho da construção. “A estrutura tem que se fixar em uma superfície resistente para sustentar o peso do prédio e a força dos ventos”, diz o engenheiro Péricles Fusco, da Universidade de São Paulo.

Na engenharia, o parâmetro é planejar estruturas para suportar blocos com peso de 80 quilos por metro quadrado e ventos de 140 quilômetros por hora. Um ciclone tem ventos de 100 quilômetros por hora. Existem quatro tipos principais de fundação: direta, tubulões, estacas cravadas e barretes (veja infográfico). Finalizada essa fase, é feito o esqueleto do prédio, constituído por pilares de concreto.

Quatro formas de fazer um alicerce

1 Fundação direta

 

É usada quando o terreno próximo à superfície é resistente, sólido (areia compacta, argila ou rocha) e pouco úmido. Cava-se um buraco a uma profundidade de 1 ou 2 metros que, depois, é preenchido com concreto, formando uma base para as estacas Pode ser usada para prédios de qualquer altura.

 

2 Estacas cravadas

Geralmente é usada para prédios de até doze andares onde o terreno firme do solo está alguns metros abaixo da superfície. Várias placas de concreto, de 40 por 40 centímetros, são marteladas e cravadas no solo por imensos bate-estacas até atingirem uma profundidade entre 8 e 12 metros e formarem colunas de alicerce.

 

3 Tubulões

Cavam-se buracos até a superfície firme do solo. Dentro deles são introduzidos tubos de aço que serão depois recheados por concreto. Geralmente a camisa de aço não é retirada e permanece como parte do alicerce, dando maior sustentação. Os tubulões costumam ser usados em prédios de doze a vinte andares.

 

4 Barrete

É mais usado para prédios de mais de vinte andares e em solos úmidos. a. Cavam-se buracos que são preenchidos com lama resistente para que a terra ao redor não desbarranque. Introduz-se, então, um cano que preenche os buracos com concreto, expulsando a lama. b. Quando o concreto seca, estão prontos os alicerces.

publicidade

anuncie

Super 337 - Foco - organize sua vida agora Os métodos comprovados, a tecnologia que ajuda, a ciência antienrolação. Assine a Super Compre a Super

Superinteressante ed. 337
setembro/2014

Foco - organize sua vida agora
Os métodos comprovados, a tecnologia que ajuda, a ciência antienrolação.

- sumário da edição 337
- folheie a Superinteressante

Você está na área: Cotidiano

publicidade

anuncie