Medicina - Superinteressante

Perguntas Superintrigantes

Medicina

por Fábio Augusto Kurscheidt

Por que o símbolo da Medicina é uma cobra?

O símbolo completo da medicina é uma serpente enrolada num bastão de madeira, conhecido como bastão de Esculápio, o deus greco-romano da Medicina. Esse bastão substituiu um símbolo mais antigo, a árvore, que representa a vida em ascensão. A serpente, como na história de Adão e Eva, representa as tentações a que estamos sujeitos no mundo. De acordo com essa simbologia, todos os males começam no espírito – como no caso das tentações – e é por aí que se deve combater a doença. O bastão de Esculápio resume a eterna luta do bem contra o mal. Assim, ao matar a serpente com o bastão, o médico evita que o espírito enfraqueça e destrua o corpo.

 

 

publicidade

anuncie

Super 345 - Falta de sol e a polêmica da vitamina D Por anos, o sol foi um vilão da saúde, e aprendemos a nos esconder dele. Hoje, mais da metade da população tem níveis baixos de vitamina D. E isso pode estar ligado ao aumento nos casos de depressão, câncer e outras doenças. Assine a Super Compre a Super

Superinteressante ed. 345
abril/2015

Falta de sol e a polêmica da vitamina D
Por anos, o sol foi um vilão da saúde, e aprendemos a nos esconder dele. Hoje, mais da metade da população tem níveis baixos de vitamina D. E isso pode estar ligado ao aumento nos casos de depressão, câncer e outras doenças.

- sumário da edição 345
- folheie a Superinteressante

Você está na área: Cotidiano

publicidade

anuncie