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Por que medidas de roupas não são padronizadas?

A indústria tenta encaixar as pessoas em tamanhos preestabelecidos. Mas agora as medidas vão mudar. E você vai precisar saber até o tamanho do seu pescoço.

Por Cláudia Castelo Branco
Atualizado em 26 Maio 2017, 17h35 - Publicado em 15 mar 2012, 22h00

Estatura, quadris e outras medidas variam de país para país. Por isso, um casaco 38 na Alemanha é 12 nos Estados Unidos e 40 no Brasil.

Mas de onde vieram esses números? Em 1968, a ISO, entidade que coordena padronizações, determinou que as medidas de roupas deveriam ser proporcionais aos biótipos de cada país. Assim, cada lugar usa uma fórmula.

No Brasil, o número da calça feminina é a metade do comprimento do quadril subtraída de 8 (96 cm de quadril? O tamanho é 40). Mas isso não significa que exista uma padronização dentro do país. Maria Adelina Pereira, superintendente do Comitê Brasileiro de Têxteis e do Vestuário, da Associação Brasileira de Normas Técnicas, afirma que, na média, o mundo engordou, mas a numeração se mantém.

As fábricas aumentam aleatoriamente a modelagem, por isso é comum o tamanho de um jeans variar conforme a marca. Só um detalhes: essa bagunça vai acabar.

Mudanças no P, M e G

Para padronizar os tamanhos, a indústria mudou as etiquetas. Entenda.

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CAMISA MASCULINA

(kitthanes/iStock)

Antes: O perímetro do pescoço era a medida referencial. Homens com 38 cm usam camisas número 38 ou P.
Desde 2012:
Além do P e do 38, a etiqueta informa perímetro de tórax, comprimento do braço e estatura.

CALÇA MASCULINA

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(OlegKov/iStock)

Antes: A medida referencial era o perímetro da cintura. Homens com 84 cm de cintura usam número 42.
Desde 2012: Há mais 3 medidas: perímetro da cintura, comprimento entrepernas (medido na parte de dentro das pernas) e estatura.

VESTIDO

(SrdjanPav/iStock)

Antes: Vestidos usam as nomenclaturas P, M, G e GG.
Desde 2012: Para as roupas femininas, as etiquetas devem incluir estatura, medida ombro a ombro, busto, cintura e quadril.

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