Oráculo: Galinhas no frio animal

Aqui tem muitas ideias malucas, mas isso não faz de você alguém do mal, tampouco um canibal. Não tente nada disso em casa, a não ser usar cadeira de balanço

Por Agência Fronteira
Atualizado em 31 out 2016, 18h53 - Publicado em 4 nov 2013, 22h00

BOA IDEIA 1
Ô, poderoso Oráculo que tudo sabe, sempre surge uma dúvida nas reuniões de amigos: enquanto bebemos nossos bons drinques, discutimos qual seria o fim de uma galinha lançada do 10º andar. Ela morreria, amorteceria ou voaria? Au revoir.

Ana Júlia Rezende,
Brasília, DF

Ela iria para o paraíso das galinhas inocentes – e vocês para o inferno. Os bichinhos até voam, como explica Luís Fábio Silveira, curador das coleções ornitológicas do Museu de Zoologia da USP. Mas, como são pesadas (têm 1 kg, curiosamente tanto quanto um frango assado), não conseguem se sustentar no ar. “Ela teria alguma chance se fosse jogada do primeiro andar”, diz Silveira. Melhor não arriscar.

BOA IDEIA 2
Posso andar nua na Estação Vostok? E surfar na lava de um vulcão? Qual é o maior extremo de temperatura que o corpo humano suporta?

Walkiria Ferreira,
Jaú, SP

Poder, pode. Mas, além de estrelar um ensaio bem bizarro, você, bem, morreria. No vulcão você morreria de novo. Segundo o médico Felipe Henning Duarte, do Departamento de Endocrinologia e Metabologia da Associação Paulista de Medicina, um garotinho de condomínio, criado a fandangos, não duraria cinco horas sem hidratação no deserto americano de Mojave, onde faz 50 ºC (bem menos que em um vulcão). Na outra ponta, alguns esquimós também estão aptos a um frio sinistrão – mas mesmo eles têm de se proteger. “Uma pessoa de regata e bermuda não aguentaria mais de 20 minutos sem desenvolver hipotermia”, diz Henning.

-89,2 ºC: Temperatura mais baixa registrada (na Estação Vostok)
-20 ºC: Aguentam esquimós do Canadá e da Escandinávia
55 ºC: Aguentam nômades da África e do Oriente Médio
1 .200 ºC: Lava de um vulcão, em média

BALANÇA A PANÇA
Existe algum benefício físico ou psicológico para o idoso que fica sentado em uma cadeira de balanço?

Victor Del Rio,
Paracambi, RJ

Sim, mas bem pouquinho. “Meia hora na cadeira de balanço equivale a cinco minutos caminhando”, diz Ângelo José Bós, presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia do Rio Grande do Sul. Mas balançar na cadeira pode acalmar, o que reduz a chance de doenças cardíacas. Já é alguma coisa.

ZUMBI CINÉFILA
Quanto tempo eu preciso para ver todos os filmes do mundo?

Carolina Tamagnini,
Caieiras, SP

Um bom tanto. Na base de dados do IMDB, o maior catálogo online de vídeos do mundo, há 290.039 longa metragens listados. A duração média de um filme é 2h04min segundo um levantamento do blogueiro cinéfilo Peter Sciretta, que calculou a média dos 500 filmes mais cotados do IMDB (os top 50 das últimas dez décadas). Multiplicado pelo número de filmes catalogados no IMDB, chegamos ao tempo total de 599 mil horas. Ou seja, você levaria quase 25 mil dias, o equivalente a um pouco mais de 68 anos vivendo como o Rubens Ewald Filho.

DOCE DE ESTRANHOS
Se quem dorme é a Bela Adormecida, por que o boa noite cinderela tem esse nome?

Daniel Diniz,
Astolfo Dutra, MG

Perspicaz. Quem dorme é Bela Adormecida, mas quem cai na gandaia é Cinderela. Pôr a droga na bebida de alguém ocorre em festas, normalmente. Então, quem toma a bebida entra em sono profundo e é vítima de assalto e estupro. Já a história de Cinderela gira em torno de um baile. “Ela perde o sapato na festa”, diz Paulo Baía, sociólogo e cientista político da UFRJ. “E quem sofre o golpe perde o controle sobre si, já que a droga age no sistema nervoso central e a vítima faz o que o bandido quer”. Quando esteve à frente da Secretaria de Direitos Humanos do Rio, entre 2005 e 2006, Baía atendeu mais de 600 casos do golpe. Não é conto de fada.

MANUAL CANIBAL
Sei que é uma pergunta bizarra, mas quais seriam as informações nutricionais da carne humana?

Nivaldo Jr.,
Ponta Grossa, PR

Nada é bizarro demais para o Oráculo, Nick. A carne humana tem gordura e glicose e tem um gosto que seria uma mistura adocicada de cavalo e porco. Fígado e rins devem ser evitados, já que guardam tudo aquilo que é desperdiçado pelo corpo humano, assim como os dedos, que estão cheios de cartilagem que você não conseguiria digerir. Já as partes mais nutritivas do corpo humano são os músculos, fonte de proteína, e o cérebro, cheio de gordura, glicose e ideias malucas. Outras partes, como vísceras, pulmões, pele e – tchanam – genitália têm valor nutricional. Até os ossos podem ser triturados e comidos. E Hannibal poderia ter programa de culinária.

Fontes Jim Stoppani, nutricionista e autor de Encyclopedia of Muscle & Strength; Steven Vogel, autor de A Natural History of Muscle; Pigs, Proteins, and People-Eaters, dos antropólogos Stanley Walens e Roy Wagner.

PARA TODOS OS GOSTOS
Como é feito o sabor tutti frutti? Pois o gosto (e o cheiro) é bom demais.

Jorge Valério Alulas,
Barra do Piraí, RJ

1. A fórmula leva moléculas aromáticas de banana, óleo de laranja, moléculas aromáticas de baunilha e moléculas de cravo. Pois é, cravo!

2. As moléculas aromáticas são misturadas, formando uma solução líquida amarela. A receita está pronta.

3. Depois, é só aplicar a mistura nas gomas. E aí é só fazer a alegria de doceiros, moleques e dentistas.

PÁ PUM
Ó, Oráculo estrogonoficamente sábio, caçamba de disque-entulho paga estacionamento pela vaga que ocupa?

Enrico Brasil,
Belo Horizonte, MG

Depende da cidade. Em São Paulo, a caçamba paga estacionamento quando está na zona azul e só pode ficar na vaga por 72 horas (arrã). Já na sua Belo Horizonte, o estacionamento não é cobrado, mas o limite também é de três dias na vaga.