Melhor de 3

Quantos continentes existem?

Ninguém sabe dizer ao certo. É que vários critérios podem ser adotados na hora de dividir o globo e nenhum é consenso entre os especialistas. Conheça alguns deles

por Tiago Jokura

4 continentes

A definição mais comum de continente diz que eles são “grandes extensões de terras emersas, limitadas e ilhadas pelas águas dos mares e oceanos”. Por ela, devemos concluir que há apenas 4 continentes no mundo.

5 continentes

Apesar de ainda ser ensinada na escola, essa divisão só vale dentro do campo esportivo – os anéis olímpicos seriam a representação dos 5 continentes mundiais. É consenso entre os geólogos que essa forma de ver o mundo é deficiente, já que não adota critérios geológicos.

7 continentes

Essa divisão mescla critérios geológicos e socioculturais, separando, por exemplo, as Américas do Norte (que inclui a Central) e do Sul. A Europa e a Ásia – que às vezes aparecem como um único continente, a Eurásia – tornam-se dois blocos distintos, respeitando as diferenças culturais entre os dois povos.

 

publicidade

anuncie

Super 339 - Humanos: caem as fronteiras entre nós e os animais Novas descobertas deixam claro: chimpanzés têm idiomas, cultura, fazem política, tecem redes sociais e praticam caridade. Chegou a hora de conferir direitos humanos a eles? Assine a Super Compre a Super

Superinteressante ed. 339
novembro/2014

Humanos: caem as fronteiras entre nós e os animais
Novas descobertas deixam claro: chimpanzés têm idiomas, cultura, fazem política, tecem redes sociais e praticam caridade. Chegou a hora de conferir direitos humanos a eles?

- sumário da edição 339
- folheie a Superinteressante

Você está na área: Cotidiano

publicidade

anuncie