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Entenda como Demogorgon, o monstro de Stranger Things, foi criado

Enquanto não estreia a 2ª temporada, a empresa responsável pelos efeitos especiais da série divulgou novas imagens da criatura assustadora

Por Jéssica Soares
9 jan 2017, 15h07

Em 2017 teremos uma nova temporada de Stranger Things, seriado original da Netflix com carinha de década de 1980 e gostinho de waffles que conquistou nossos corações no ano passado. Por aqui, a gente não vê a hora de voltar ao Mundo Invertido e descobrir o que aconteceu com Eleven e companhia. Enquanto não há data oficial para o retorno da série, a Spectral Motion, empresa responsável pelos efeitos especiais do programa, resolveu aguçar nossa curiosidade (e perturbar nosso sono) revelando mais vídeos e imagens do processo de criação do Demogorgon, monstro que tocou o terror na cidadezinha de Hawkins na primeira temporada.

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A criatura, que habita a fantasmagórica dimensão paralela onde o pequeno Will ficou preso durante a primeira temporada e que foi responsável pelo sequestro de uma porção de jovens da cidade (saudades, Barb), não é obra apenas de efeitos especiais criados pelo computador. Como já falamos por aqui, Mark Steger é o homem por baixo das muitas próteses e maquiagem que serviram como base para criação do monstro ameaçador.

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Em setembro, o artista contou à Variety que dar vida ao Demogorgon não foi tarefa fácil. Apesar de ter experiência em dar vida a criaturas estranhas e coreografar cenas em filmes e séries como Eu Sou a Lenda, Guerra Mundial Z e American Horror Story, o monstrão de mais de 2 metros foi um desafio à parte. “Seja qual for o personagem que eu estou interpretando, estando coberto de maquiagem ou não, eu levo em conta a gravidade, a respiração e o estado psicológico dessa criatura. E essa [o Demogorgon] é a criatura mais complexa em que eu já trabalhei. Estar dentro daquela roupa muda a forma como você vê, como você ouve. Você passa a ter membros onde eles geralmente não estão. Minha visão ficava comprometida e minha audição prejudicada pelo barulho do motor no capacete”, conta.

O capacete em questão é um dos aspectos mais fascinantes da criação da equipe de efeitos especiais. A assustadora cabeça do monstro foi criada por meio da técnica de animatrônica, que se vale de eletrônica e robótica para dar vida a bonecos ou fantoches. Abaixo, é possível ver os primeiros testes realizados pela Spectral Motion com a criatura imaginada pelos irmãos Matt e Ross Duffer.

Munido da cabeça eletrônica e de próteses movidas por mais de 26 motores e diversas baterias, Mark Steger se movia pelo set de filmagens em cima de plataformas e estacas de metal. Apesar de algumas cenas terem sido filmadas frente a telas verdes, a maior parte das gravações com o monstro foram feitas em locações ou sets montados para facilitar a tarefa de Steger de entrar no personagem (e na roupa de 13 quilos).

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Com a promessa de que conheceremos mais à fundo o misterioso Mundo Invertido na segunda temporada, chances são de que veremos o monstrão de novo nas telinhas em 2017.

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