GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Este importante cenário de Game of Thrones desapareceu

Uma das atrações turísticas mais famosas do mundo, a Azure Window, em Malta, desabou no Mar Mediterrâneo

Você se lembra dessa cena aí de cima?

Ela foi exibida no primeiro episódio de Game of Thrones, durante o casamento de Daenerys Targaryen e Khal Drogo. Atrás dos dois e do exército de Dothraki, é possível ver a Azure Window, uma das atrações turísticas naturais mais famosas do nosso mundo real. Todo ano, cerca de 850 mil turistas visitavam a rocha, localizada na ilha de Gozo, em Malta.

Para vê-la agora, só em fotos (ou cenas de filmes e séries). Depois de uma forte tempestade na manhã desta quarta-feira, a rocha desabou no Mar Mediterrâneo.

À esquerda, a Azure Window em foto de setembro de 2016, ainda intacta – e, à direita, o espaço vazio em registo da manhã de ontem (Darrin Zammit Lupi/Reuters)

 

Ao Times of Malta, Roger Chessell, residente que testemunhou a queda, disse que o mar estava muito agitado. “De repente, o arco desabou no mar com um barulho alto, espalhando um jato de água gigante.” Quando as águas se acalmaram, as pedras não estavam mais lá, ele completa.

No Twitter, o primeiro-ministro de Malta, Joseph Muscat, lembrou que vários estudos indicaram que a falésia sofreria, eventualmente, com a corrosão natural: “Esse triste dia chegou.”

Para tentar evitar a erosão, autoridades maltesas estabeleceram, no ano passado, uma multa de US$ 1,5 mil para quem andasse sobre a rocha.

A Azure Window é visitada anualmente por 80% dos turistas que vão à Malta. No Instagram, cerca de 50 mil fotos são marcadas com a hashtag #azurewindow.