Como Surgiu?

Como surgiu o jogo de damas e o dominó?

Jogo de damas

Desenhos encontrados em tumbas egípcias indicam que os primeiros tabuleiros surgiram por volta do ano 2000 a.C., com o objetivo de treinar movimentos de guerra. Quando chegou à península Itálica, tornou-se um passatempo popular entre os nobres romanos. Mas foi na Idade Média que ele virou o jogo que conhecemos hoje: enquanto os reis jogavam xadrez, as mulheres preferiam usar peças iguais e seguir regras mais simples. Virou um jogo de damas.

Dominó

Acredita-se que o jogo tenha sido inventado pelo soldado chinês Hung Ming, no século 3 a.C. Com 28 peças feitas de marfim ou osso e pontos marcados de 0 a 6, o jogo se popularizou e chegou à Europa. Lá, virou mania entre os padres que, sempre que ganhavam uma partida, diziam: Domino gratias!, “graças a Deus” em latim. Sem querer, acabaram batizando o jogo.

 

publicidade

anuncie

Super 342 - Êxodo Como um grupo de escravos se aproveitou de um colapso no clima para fugir do Egito, dar origem à maior de todas as histórias da Bíblia e mudar para sempre a civilização. Assine a Super Compre a Super

Superinteressante ed. 342
janeiro/2015

Êxodo
Como um grupo de escravos se aproveitou de um colapso no clima para fugir do Egito, dar origem à maior de todas as histórias da Bíblia e mudar para sempre a civilização.

- sumário da edição 342
- folheie a Superinteressante

Você está na área: Cultura

publicidade

anuncie